quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

SUGESTÃO DE 15 CURSOS ONLINE E GRATUITOS PARA EDUCADORES

Blank Computer Mouse with Blackboard : Stock Photo




Mesmo depois de formado, um professor encontra questões no dia a dia que exigem atualização e nova capacitação.

 Estes desafios vão desde as novas tecnologias até a mudança de perfil dos alunos

Nesse contexto, cursos online são uma boa alternativa para quem quer investir na própria formação, mas encontra dificuldades com horários e localização.

É por isso que, de acordo com o Censo da Educação a Distância 2013/2014, feito pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), em 2013, 40% das matrículas em aulas online foram feitas em cursos livres. No entanto, apesar do entusiasmo em torno da modalidade, o professor deve se planejar e estar ciente de que terminar um curso a distância não é fácil. Segundo a pesquisa, os obstáculos mais comuns encontrados pelos alunos que evadem são a falta de tempo para estudar e participar do curso, o acúmulo de atividades no trabalho e falta de adaptação à metodologia.


Para estimular a constante formação dos educadores, reunimos cursos online e gratuitos de diversas durações que abordam assuntos importantes para quem já está na sala de aula.


Formação básica docente


Estes cursos retomam a essência da formação do professor, explorando os conceitos de aprendizagem, infância, escola de qualidade e etc. Ambos são ministrados em inglês, mas têm legendas em português. 
Duração: 4 semanas cada


Em uma disciplina da Faculdade de Educação da USP, o professor Nilson José Machado ensina conceitos básicos da didática.
Duração: Aproximadamente 25 horas


Inserir uma pessoa no mundo das letras não é simples. Neste curso, o professor pode aprender o processo pelo qual as habilidades de escrita e leitura são formadas, em qualquer idade. 
Duração: 30 dias


Depois de adquirida a habilidade de ler e escrever, uma pessoa deve ser motivada para torná-la parte do seu dia a dia. Neste curso, professor irá aprender sobre teorias e práticas do letramento.
Duração: 30 dias

Inclusão
A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é o tema destas aulas, que ensinam como se expressar em situações básicas e corriqueiras, além de introduzir o aluno na cultura surda.
Duração: 30 horas


Como identificar um aluno com distúrbio de aprendizagem? Neste curso, o professor pode aprender sobre Dislexia, Deficiência de Percepção, Disgrafia e outros transtornos que podem afetar o rendimento do aluno. 
Duração: 30 dias


Durante as aulas, o professor irá aprender os princípios da educação inclusiva, além de entender como é feita a parceria entre a educação e o atendimento especializado para crianças com síndrome de Down. 
Duração: 30 dias


Ensinar crianças e adolescentes internados em hospitais é o foco deste curso. O professor aprenderá atividades específicas para estes alunos, além de entender a importância da família e conhecer projetos voltados a eles.
Duração: 30 dias


O curso pretende estimular a reflexão sobre o novo contexto educacional e a importância da educação inclusiva. 
Duração: 40 horas


Tecnologia
Neste curso, o professor irá aprender sobre a cultura digital e sobre a tecnologia e as mídias aplicadas à educação. Além disto, serão abordadas as novas ferramentas de interação e mediação e a webquest como estratégia para a aprendizagem.
Duração: 30 dias 


Nas aulas, o educador terá contato com casos de uso de tecnologia na sala de aula no Brasil e no mundo, além de saber quais são as tendências desta área para os próximos anos.
Duração: 7 horas


Além da escola Sexualidade e a Educação
As aulas exploram o papel da família, da escola e do professor no desenvolvimento de uma consciência sobre a sexualidade no ser em formação. Além disto, o curso orienta sobre as diversidades que permeiam o tema e a questão da saúde sexual. 
Duração: 30 dias



O curso ensina professores a aproveitarem a capacidade de leitura e escrita na sala de aula produzindo notícias. Além de instrução sobre as atividades, os educadores entenderão mais sobre os gêneros do jornalismo para repassar a seus alunos. 
Duração: 40 horas


Gestão escolar

As aulas abordam o desafio da gestão escolar focada na aprendizagem dos alunos. O gestor aprenderá a desenvolver estratégias para coordenar todas as áreas da instituição de ensino com base em seu histórico e na realidade vivenciada. 
Duração: 6 semanas



Fonte: http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/0/15-cursos-online-e-gratuitos-para-educadores-338131-1.asp
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...