terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

19 ESCOLAS DO DISTRITO FEDERAL CONTAM COM NÚCLEOS DE ALTAS HABILIDADES


Estudantes desenvolvem atividades exploratórias de conhecimento e de instrumentalização
Estudantes desenvolvem atividades exploratórias de conhecimento e de instrumentalização

Portal Brasil
Publicado: 12/12/2014 16h00


Secretaria de Educação do Distrito Federal oferece, desde 1975, um serviço educacional especializado a alunos com superdotação



A professora Leila Branco atua há dez anos no atendimento educacional especializado a alunos com altas habilidades (superdotação).

O desenvolvimento da autoestima dos estudantes é, para ela, o resultado mais importante.

“O aluno com altas habilidades é invisível ou rotulado no contexto escolar, muitas vezes incompreendido”,
 destaca. 


“Ele fica feliz ao participar do atendimento e ao encontrar outros alunos que tenham paixão por aprender assuntos incomuns ou motivação intrínseca para realizar projetos.”

Há 23 anos no magistério público do Distrito Federal, Leila trabalhou como professora de história e de sociologia no ensino médio em escolas das regiões administrativas de Ceilândia, Guará e Taguatinga. Foi também coordenadora pedagógica do ensino médio e do ensino especial. 

A Secretaria de Educação do Distrito Federal oferece, desde 1975, um serviço educacional a alunos com superdotação.

Leila aprovou a metodologia adotada e viu ali a oportunidade desafiadora de trabalhar com alunos de alto potencial.

“Fiquei curiosa e fascinada pelo referencial teórico, do educador norte-americano Joseph Renzulli”, 
recorda

No Centro de Ensino Fundamental 1 do Lago Norte, Leila atua na sala de recursos para altas habilidades, que atende estudantes da própria escola e de outras instituições.

O trabalho é realizado uma vez por semana, com oito alunos por turno, no período contrário ao das aulas normais.

“Tive alunos que escreveram livros de ficção, de até 350 páginas, e de poesia. Outros criaram jogos. Um deles descobriu novo padrão matemático”,
revela a professora.

“Meu trabalho é de tutoria, e busco suporte e parceria com a Universidade de Brasília (UnB) ou de especialistas quando o trabalho supera as expectativas ou requer um conhecimento de que não disponho.” 


Observação

Segundo Leila, os alunos podem ser indicados por professores, pela família ou procurar, eles mesmos, o atendimento, caso se identifiquem com o perfil de altas habilidades.

Em todos os casos, devem passar por um período de observação, no qual vão desenvolver atividades exploratórias de conhecimento, de instrumentalização e de projetos para resolução de problemas vinculados a áreas de interesse, tais como astronomia, botânica, literatura e sustentabilidade.

De acordo com dados do primeiro semestre deste ano, mais de 1,5 mil estudantes foram atendidos por professores do Núcleo de Altas Habilidades–Superdotação (Naah-s), que atuam em 19 unidades escolares.

O atendimento é feito nas diversas coordenações regionais de ensino. “No Distrito Federal, contamos com a participação importantíssima da Associação de Pais, Professores e Amigos dos Alunos com Altas Habilidades–Superdotação (Apahs-DF)”, salienta a representante do Naah-s na Secretaria de Educação, Viviane Calce de Moraes. “Acredito no trabalho de parceria com a Apahs para fortalecer do atendimento e ampliar as conquistas.”

Viviane explica que o núcleo do Distrito Federal atende 70% dos estudantes da rede pública e 30% da rede particular, da educação infantil até a idade máxima de 18 anos.

O atendimento é feito de acordo com a habilidade ou área de interesse do aluno, mas certos temas têm mais destaque em alguns locais. “É o caso de Sobradinho, com a robótica; Planaltina, com as artes cênicas; Gama, com a área acadêmica, e Plano Piloto, com as artes visuais, entre outros”, explica Viviane. Há 16 anos no magistério, ela tem graduação em pedagogia e especialização em psicopedagogia.


Fonte: http://www.brasil.gov.br/educacao/2014/12/dezenove-escolas-do-df-contam-com-nucleo-de-altas-habilidades

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...