segunda-feira, 2 de junho de 2014

SISU 2º Edição 2014 - INSCRIÇÃO ATÉ DIA 06/06/2014




Os candidatos as vagas na educação superior pública pelo 
Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
têm até as 23h59 da próxima quarta-feira, 4, para fazer a inscrição, 
pela internet. 


Nesta segunda edição de 2014 há 51.412 vagas 
em 1.447 cursos, distribuídos em 67 instituições federais e estaduais.




O Sisu (Sistema de Seleção Unificada) é o sistema informatizado do MEC - Ministério da Educação por meio do qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas a candidatos participantes do Enem.


Pode fazer a inscrição no 2º semetre de 2014, o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013 e obteve nota acima de zero na redação. É necessário informar o número de inscrição e a senha usados no Enem de 2013. Lembramos que o número de inscrição e a senha de outras edições do exame não são aceitos.



Para o curso de medicina, a oferta é de 1.374 vagas (aumento de 161% em comparação à mesma edição do ano anterior). Nas engenharias, há 8.707 vagas, o que representa acréscimo de 41%.


Por meio do Sisu, sistema informatizado do MEC - Ministério da Educação, instituições públicas de educação superior oferecem vagas a candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).


Para participar da edição deste segundo semestre, é preciso ter feito o Enem de 2013 e não ter tirado zero na redação. 



O estudante pode fazer até duas opções de curso.


Ao longo do período de inscrições será informada diariamente a nota de corte.


Na sexta-feira, dia 6, será divulgado o resultado da primeira chamada, cujas matrículas serão realizadas nos dias 9, 10, 11 e 13 de junho.




As inscrições devem ser feitas exclusivamente na

página do Sisu na internet. 



Todas as universidades federais, institutos federais de educação, ciência e tecnologia e centros federais de educação tecnológica participantes do Sisu terão vagas reservadas para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas, de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas)

Há instituições participantes do Sisu que disponibilizam, ainda, uma parte de suas vagas para políticas afirmativas próprias.

Assim, em determinados cursos, pode haver três modalidades de concorrência: vagas de ampla concorrência, vagas reservadas de acordo com a Lei nº 12.711/2012 (Lei de Cotas) e vagas destinadas às demais ações afirmativas da instituição

O candidato deverá, no momento da inscrição, optar por uma destas modalidades, de acordo com seu perfil.

Dessa forma, durante as duas chamadas do Sisu, o candidato que optar por uma determinada modalidade de concorrência estará concorrendo apenas com os candidatos que tenham feito essa mesma opção, e o sistema selecionará, dentre eles, os que possuírem as melhores notas no Enem de 2013.

O sistema faculta às instituições a adoção de um bônus como forma de ação afirmativa. A instituição atribui uma “pontuação extra” (bônus), a ser acrescida à nota obtida no Enem pelo candidato. Nestes casos, o candidato beneficiado com a bonificação concorre com todos os demais inscritos em ampla concorrência.

Atenção: é de inteira responsabilidade do candidato se certificar de que atende os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga destinada à política afirmativa e de que possui os documentos que serão exigidos pela instituição, no momento da matrícula, em caso de aprovação. A documentação necessária será informada no boletim do candidato, página do Sisu, juntamente com os demais documentos exigidos para matrícula.


Assessoria de Comunicação Social


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...