A atuação do Fonoaudiólogo em fonoaudiologia escolar e/ou educacional contempla as ações de promoção de identificação de características e alterações na área de voz, linguagem, comunicação oral, escrita e de audição, assessoria e orientação, para a melhoria no aprendizado do educandos.
Tem como população-alvo alunos, pais, professores, gestores, auxiliares de educação e demais profissionais de instituições públicas e privadas, que atuam no ambiente escolar, conforme prevê a "Classificação Brasileira de procedimentos em fonoaudiologia".
Assim, a revisão da prática pedagógica a partir desta leitura contribui para a aprendizagem de todos e remete à possibilidade de o fonoaudiólogo integrar a assessoria técnica nas escolas.
O direito à Educação para todos significa que todos estarão preferencialmente na escola regular, com atendimento as suas necessidades educacionais, sociais e emocionais.
O entendimento da transversalidade da educação especial e do atendimento preferencialmente no ensino regular traz para o fonoaudiólogo uma responsabilidade dupla:
1) Auxiliar na melhoria da qualidade de ensino para todos os alunos;
2) Contribuir para a adequação de recursos e apoios que atendam às especificidades de alguns alunos e sustentem seu processo educacional.
A ligação entre a Fonoaudiologia e a Educação pode ser amparada pela Lei nº 6.965 de 9 de dezembro de 1981, que dispõe sobre a regulamentação da profissão de Fonoaudiólogo e, dentre as competências profissionais, determinando que:
"assessorar órgãos e estabelecimentos públicos, autárquicos, privados ou mistos no campo da Fonoaudiologia, participar da equipe de orientação e planejamento escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos
fonoaudiológicos".
Considerante que o artigo 4º da Lei 6.965/81 define como uma das competências do Fonoaudiólogo:
“participar da Equipe de Orientação e Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos.”
Atualmente, a Fonoaudiologia tem retomado o lugar que lhe cabe no âmbito educacional, porém com uma visão menos curativa, afastando-se do modelo clínico de atendimento, participando como membro de equipes multi-disciplinares que existem nas escolas, tanto de ensino regular comum quanto especial, na identificação de causas nas dificuldades de aprendizagem, com a preocupação de propor diretrizes para orientação aos sistemas de ensino para a escolarização de alunos, principalmente aqueles com Transtornos Específicos que afetam o processo de aprendizagem como a Dislexia, Discalculia, Disortografia e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade-TDAH.
RESUMO DAS PRINCIPAIS FUNÇÕES DO FONOAUDIÓLOGO COM OS ALUNOS, COM OS PROFESSORES E COM OS PAIS
Fontes:http://www.fonosp.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/01/cbp-em-fono1.pdf
http://www.fonosp.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2010/04/livro-fonoaudiologia-na-educacao.pdf
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