quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA SUPERDOTADA CRIATIVO-PRODUTIVA



A superdotação criativo-produtiva 
implica o desenvolvimento de materiais
 e produtos originais; 
aqui, a ênfase é colocada no uso e aplicação da informação – conteúdo – e processos de pensamento de forma integrada, indutiva, e orientada para os problemas reais.


O aluno, nesta abordagem, é visto como um “aprendiz em primeira-mão”, no sentido de que ele trabalha nos problemas que têm relevância para ele e são considerados desafiadores.


As crianças que apresentam a superdotação do tipo criativo-produtiva tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli e Reis, 1997a):

- Não necessariamente apresenta QI superior 
- Pensa por analogias
- É criativo e original 
- Usa o humor
- Demonstra diversidade de interesses 
- Gosta de fantasiar
- Gosta de brincar com as idéias
- Não liga para as convenções
- É inventivo, constrói novas estruturas 
- É sensível a detalhes 
- Procura novas formas de fazer as coisas
- É produtor de conhecimento
- Não gosta da rotina 
- Encontra ordem no caos


Renzulli e Reis (1997a) destacam neste grupo as seguintes características afetivas e emocionais:

- Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem.
- Apresentam preocupação moral em idades precoces
- Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e desespero. 
- Precisam do apoio dos adultos para persistirem suas tarefas ou para canalizar suas energias de forma mais eficiente.
- Frequentemente questionam regras/autoridade
- Demonstram sensibilidade / empatia
- Demonstram autoconsciência 
- Demonstram perceptividade (insight)
- Demonstram capacidade de reflexão
- Apresentam senso agudo de justiça
- Apresentam imaginação vívida.


Fonte: Renzulli & Reis, 1997a
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...