A superdotação criativo-produtiva
implica o desenvolvimento de materiais
e produtos originais;
aqui, a ênfase é colocada no uso e aplicação da informação – conteúdo – e processos de pensamento de forma integrada, indutiva, e orientada para os problemas reais.
O aluno, nesta abordagem, é visto como um “aprendiz em primeira-mão”, no sentido de que ele trabalha nos problemas que têm relevância para ele e são considerados desafiadores.
As crianças que apresentam a superdotação do tipo criativo-produtiva tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli e Reis, 1997a):
- Não necessariamente apresenta QI superior
- Pensa por analogias
- É criativo e original
- Usa o humor
- Demonstra diversidade de interesses
- Gosta de fantasiar
- Gosta de brincar com as idéias
- Não liga para as convenções
- É inventivo, constrói novas estruturas
- É sensível a detalhes
- Procura novas formas de fazer as coisas
- É produtor de conhecimento
- Não gosta da rotina
- Encontra ordem no caos
Renzulli e Reis (1997a) destacam neste grupo as seguintes características afetivas e emocionais:
- Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem.
- Apresentam preocupação moral em idades precoces
- Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e desespero.
- Precisam do apoio dos adultos para persistirem suas tarefas ou para canalizar suas energias de forma mais eficiente.
- Frequentemente questionam regras/autoridade
- Demonstram sensibilidade / empatia
- Demonstram autoconsciência
- Demonstram perceptividade (insight)
- Demonstram capacidade de reflexão
- Apresentam senso agudo de justiça
- Apresentam imaginação vívida.
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