sexta-feira, 20 de setembro de 2013

OLIMPÍADAS ESCOLARES CIENTÍFICAS NACIONAIS



Mesmo que o ano letivo esteja praticamente chegando ao final, é sempre bom saber o que pode estimular os estudantes. 

As Olimpíadas sempre é uma opção quando se fala em desafios e também, uma boa oportunidade para os candidatos mostrarem os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica e cotidiana.



Então, reconhecendo essa importância, apresento uma matéria divulgada em 25 de fevereiro de 2013 no portal EBC, que mostra algumas das "Olimpíadas Escolares" realizadas no Brasil, com seus respectivos links que podem ser consultados para maiores detalhes. 

Vejam:


Portal EBC
25/02/2013

O ano letivo já começou, e junto com ele algumas olimpíadas científicas e de conhecimento abriram as suas inscrições. As competições ganharam muita popularidade nas escolas nos últimos anos e podem ser utilizadas pelos professores como ferramenta para estimular o interesse dos alunos e a busca por diferentes abordagens em todas as disciplinas. Além disso, a participação pode proporcionar aos estudantes o aprofundamento nos estudos, novas amizades e até mesmo a classificação em etapas internacionais das competições.

Algumas olimpíadas, inclusive, exploram a interdisciplinaridade e valorizam a habilidade dos participantes em relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as atividades e acontecimentos cotidianos.

A seguir, algumas das olimpíadas que atualmente são promovidas no país por diferentes instituições e entidades. 


Confira abaixo a lista com os principais eventos:


//Olimpíadas Brasileira de Química (OBQ)

É voltada para alunos do ensino médio. Podem participar estudantes de escolas públicas ou particulares que tenham disputado as olimpíadas estaduais de química.

Como se inscrever: o estudante deve ter participado das etapas estaduais da OBQ para poder disputar a competição nacional. Por isso deve ficar atento ao calendário das competições que são realizadas nos estados. Serão inscritos até 25 alunos por estado pelo coordenador da OBQ em cada unidade da federação.

Período de inscrições: 1 a 15 de agosto de 2013

Mais informações: www.obquimica.org




//Olimpíadas Brasileira de Química Júnior (OBQJúnior):


É destinada a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Podem participar alunos de escolas públicas ou privadas.

Como se inscrever: cada escola deverá escolher um representante que será responsável por inscrever os alunos interessados via internet. O representante precisa fazer um cadastro para depois poder inscrever os alunos.

Período de inscrições: 6 de maio a 8 de junho de 2013

Mais informações: www.obquimica.org


//Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática, é aberta a todos os estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6º ano) e médio das escolas públicas e privadas.

Como se inscrever: é a escola quem faz a inscrição dos seus alunos. As regras para a edição de 2013 ainda não foram divulgadas.

Informações: www.obm.org.br ou pelo telefone (21) 2529-5077.


//Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

É promovida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Podem participar alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, somente de escolas públicas.
Como se inscrever: as escolas deverão fazer a  inscrição dos alunos pela internet, no site da competição . Para a primeira fase não é necessário fazer inscrição nominal dos estudantes, apenas informar o total de alunos interessados em participar da competição.

Inscrições: ainda não foi definido o calendário da OBMEP para 2013.

Informações: www.obmep.org.br, pelo telefone (21) 2529-5084 ou  pelo e-mail contato@obmep.org.br


//Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

A OBA é organizada todos os anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio, tanto de escolas públicas como privadas.

Como se inscrever: A inscrição será feita por um professor representante de cada escola. A instituição interessada em participar deverá se cadastrar no site da competição e poderá inscrever quantos alunos quiser.

Período de inscrições: cadastro de novas escolas até 13 de março

Informações: www.oba.org.br

//Olimpíada de Geografia – Viagem do Conhecimento
A competição é uma realização da revista National Geographic. Podem participar alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio – tanto de escolas públicas quanto particulares.

Período de inscrições: o calendário da edição de 2013 ainda não foi definido.

Como se inscrever: as inscrições do aluno devem ser feitas por um professor, coordenador ou diretor da escola. Cada instituição de ensino deve ter um único cadastro, no qual irá inscrever todos os interessados.



//Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

É organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio). A competição é destinada a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

Como se inscrever: a inscrição deverá ser feita por um professor que ficará responsável pelas atividades da olimpíada na sua escola. As instituições de ensino podem fazer o cadastro no site da competição.

Período de inscrição: as escolas interessadas em participar devem fazer o cadastro até 9 de abril

Informações: www.anbiojovem.org.br


//Olimpíada da Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro

A competição é bienal. A última foi realizada em 2012, portanto não haverá uma edição em 2013. É promovida pela Fundação Itaú Social, Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e Ministério da Educação (MEC). Podem participar tanto professores como alunos da rede pública.

Como se inscrever: o primeiro passo é a a secretaria de educação do município ou do estado aderir à competição. Só então os professores poderão fazer a inscrição dos seus alunos, via internet.

Período de inscrições: não haverá competição em 2013. O calendário para 2014 ainda não foi divulgado. 




//Olimpíada de Informática


Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares. É dividida em dois níveis: iniciação e programação.

Como se inscrever: a inscrição pode ser feita somente por um professor. Ele deve se cadastrar no site e depois encaminhar a inscrição dos alunos da sua escola.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário para a edição de 2013



//Olimpíada Brasileira de Física

É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e destinada a estudantes do ensino médio e do 8° e 9º ano do ensino fundamental.

Como se inscrever: a inscrição é de responsabilidade do professor que deverá preencher o cadastro online no site da competição.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013




//Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente


Organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a competição é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, e visa fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar temas em educação, da saúde e do meio ambiente.

Como se inscrever: a inscrição é de responsabilidade do professor que deverá preencher o cadastro online no site da competição.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013
Informações: www.olimpiada.fiocruz.br


//Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas busca a melhoria do ensino e estudo das ciências e oferece aos estudantes uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela física em particular. Ela é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do CNPq, do Ministério da Educação (MEC) e é parte de um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Como se inscrever: a inscrição é de responsabilidade de cada escola, que indicará professores responsáveis. O cadastro pode ser feito no site da olimpíada.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013




//Olimpíada Nacional de Oceanografia


A ONO é um evento realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), o Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Oceanografia do Brasil e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). Tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela Oceanografia.

Como se inscrever: os estudantes interessados em participar devem solicitar que sua escola realize o cadastro na página oficial do evento. A instituição de ensino também deve possuir um professor que representará a ONO na escola.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013


//Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL)

A Olimpíada de lógica, línguas e linguística é uma competição destinada a estudantes brasileiros do ensino médio, de todos os tipos de escola. Nela, um problema típico é baseado em informações de uma linguagem não familiar e requer que os competidores descubram alguma parte do sistema baseado nos dados.

Como se inscrever: o estudante interessado em participar deve solicitar que a escola se cadastre. Para isso, basta mandar dados básicos (nome e endereço da escola, nome e contato do professor representante) para obl.comissao@gmail.com

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013 da olimpíada.




//IJSO BR


A IJSO BR é uma competição de física, química e biologia que nasceu da nasceu da seletiva para a competição internacional IJSO, e desde 2009 passou a premiar aqueles com as melhores pontuações com medalhas e certificados. Podem participar estudantes que tenham até 15 anos até o dia 31 de dezembro do ano da competição.

Como se inscrever: As inscrições são realizadas no início do ano, no site da competição. Cada inscrição individual custa R$50, e escolas podem se cadastrar por R$350,00, sem limite para a quantidade de alunos inscritos. A rede pública é isenta da taxa de participação.

Período de inscrições: As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...