quarta-feira, 27 de setembro de 2023

CURSO À DISTÂNCIA PARA PROFESSORES DA REDE PÚBLICA DE ENSINO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL EM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO



Curso de aperfeiçoamento, que visa a formação continuada de professores da Educação Básica da rede pública de ensino do atendimento regular e educacional especializado, na área de altas habilidades/superdotação.

O curso, de 180h, será à distância e terá a duração de seis meses. 

Prevê-se a oferta de 500 vagas em âmbito nacional. É uma parceria entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Educação, junto ao programa de governo Rede Nacional de Formação Continuada dos Profissionais do Magistério da Educação Básica Pública (RENAFOR), instituída pela Portaria MEC nº 1.328, de 23 de setembro de 2011, que conta com a participação das Universidades Federais e apoio financeiro do Governo Federal.

O principal objetivo do curso é:

Contribuir para a atualização e desenvolvimento de práticas educacionais inclusivas com base em evidências científicas e assim oportunizar a profissionalização dos educadores e a garantia de espaços pedagógicos favoráveis ao desenvolvimento e aprendizagem de estudantes com altas-habilidades.


PROGRAMAÇÃO 
O curso será organizado na modalidade à distância, concebido em torno de seis módulos temáticos, previstos para serem realizados entre setembro de 2023 e março de 2024. 

A carga horária total prevista é de 180 horas.

MÓDULOS 
MÓDULO 1 - Concepções e Características
MÓDULO 2 - Legislação e Políticas Públicas
MÓDULO 3 - Desenvolvimento Socioemocional e Liderança Ética
MÓDULO 4 - Identificação
MÓDULO 5 - Práticas Curriculares
MÓDULO 6 - Educação STEM

EMENTA DO CURSO: 
➡️Concepções 4 modelos de superdotação e talento. 
➡️Desenvolvimento histórico da área de altas habilidades/superdotação. 
➡️Características cognitivas e socioemocionais da pessoa superdotada. 
➡️Influência da família, escola e cultura. 
➡️Processo de identificação e diagnóstico diferencial. 
➡️Programas e práticas educacionais de atendimento às necessidades de estudantes com AH/SD. 
➡️Legislação, políticas públicas, defesa e garantia de direitos da pessoa com AH/SD.

PÚBLICOS ALVO
Interno:
Discentes ou docentes que atuam como professores na Educação Básica da rede pública de ensino
Externo:
Professores e profissionais da Educação Básica da rede pública de ensino


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