sábado, 18 de junho de 2016

ALUNAS CRIAM APLICATIVOS PARA CRIANÇAS AUTISTAS

Click to enlarge image 01.jpg
Foto: Eric Romero/PMSCS


Por Alexandre Costa
em 16/06/2016


Um grupo de alunas da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prof. Olyntho Voltarelli Filho, de São Caetano do Sul, se tornou motivo de orgulho para toda a comunidade escolar da cidade. Karine Varjão dos Santos, Bárbara Oliveira da Rocha, Giovanna da Cruz Sales e Maria Eduarda Lôbo Cavalcanti criaram um aplicativo de celular que conquistou o primeiro lugar na etapa paulista do torneio internacional Technovation, que tem o objetivo de ampliar o número de meninas participando do mundo da programação digital.

O desafio voluntário proposto para as jovens alunas do 9º ano foi a criação de um aplicativo que contribuísse com a sociedade. Karine, Bárbara, Giovanna e Maria Eduarda formaram a equipe Innovation Angels e desenvolveram o MQMM - Meu Querido Mundo Mágico, com jogos para crianças com Transtornos do Espectro Autista (TEA). A ideia central do programa é auxiliar na aprendizagem deste público especial e também conscientizar as pessoas contra o preconceito.

O aplicativo, que já está disponível para download gratuito no Google Play (https://goo.gl/ZmqYS0), foi um dos destaques da Technovation e disputou a etapa da América Latina da competição. No mês de julho as estudantes e professoras envolvidos no projeto participarão de um encontro na sede paulista da Microsoft, empresa que será mentora no aperfeiçoamento do programa desenvolvido em São Caetano.

Participaram do projeto as professoras mentoras Marina Moraes de Castro e Daniely Ribeiro dos Santos, com suporte teórico das professoras especialistas Ivani Alaide Dinis e Maria de Fátima Pinto Momesso. O inspetor Leonardo Lima Garbelotti foi responsável por ajudar as jovens na produção e edição dos vídeos de inscrição no torneio – eles podem ser acessados na página do aplicativo no Facebook (www.facebook.com/mqmm2016).

Orgulho – O trabalho de Karine, Bárbara, Giovanna e Maria Eduarda virou motivo de orgulho para toda a comunidade escolar de São Caetano. Elas foram recebidas pelo prefeito Paulo Pinheiro em seu gabinete, no mês de maio, para uma homenagem especial. “A gente fica muito contente com os estudantes de São Caetano. Com os conhecimentos transmitidos pelos professores e a criatividade dos nossos jovens, certamente o nome de nossa cidade vai continuar sendo destaque de forma positiva no Brasil e no mundo.”

A diretora da EMEF Prof. Olyntho Voltarelli Filho, Benedita Aparecida de Freitas, ressaltou que o prêmio é um reconhecimento pelo trabalho de todos os envolvidos no projeto. “Essas meninas são superdedicadas e realmente motivo de muito orgulho para todos nós. É muito bom ver o trabalho delas e dos professores aparecendo com destaque, porque isso estimula os outros alunos a também buscarem conquistas como essa.”

A secretária municipal da Educação, Ivone Braido Voltarelli, destacou o trabalho desenvolvido pelas escolas de São Caetano. “Eu fico muito feliz ao ver que nossas escolas proporcionam estas oportunidades para nossos jovens se desenvolverem, para que se aprimorem em áreas como a programação de aplicativos. Esses projetos são muito mais do que trabalhos escolares: são projetos de vida.”

E, apesar de jovens, a participação com sucesso no torneio Technovation já faz com que algumas das integrantes da equipe Innovation Angels façam planos para um futuro na concorrida área de programação. “Quanto mais cedo a gente começar, melhor. Assim ganhamos mais experiência”, concluiu Giovanna da Cruz Sales.

Extraído de : http://www.saocaetanodosul.sp.gov.br/noticias/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...