terça-feira, 2 de junho de 2015

SUGESTÃO DE PROJETOS COM TEMA DE FESTA JUNINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL





Estas são 5 das inúmeras possibilidades de trabalho com Projeto Festas Juninas sugerido por Ideia Criativa.


Importante salientar que o tema festas juninas deve ser trabalhado de forma pedagógica considerando as manifestações culturais com as quais as crianças já estão envolvidas.


O professor deve procurar tornar seu projeto atrativo observando o que é mais relevante em sua comunidade com foco maior em sala de aula e não no evento de fechamento , afinal estamos pensando em desenvolver habilidades e competência importantes com nossos alunos e não apenas em criar um grande dia de diversão para a comunidade escolar.


Estratégia 1: Verificação de Conhecimentos Prévios

Realização de sondagem em roda de conversa para descoberta dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Festas Juninas.
Organização das linhas que aparecem nas falas dos alunos e preparação de metodologias relacionadas aos pontos mais apontados.
A sondagem pode ser feita em roda com o professor apresentando figuras (fogueira,pamonha,bandeirolas,etc...) e pedindo que as crianças falem sobre cada um deles.

Coloque as figuras numa caixa e peça que as crianças passem ao som de uma música. Quando a música parara a criança com a caixa no colo retira a figura e fala sobre ela.
Eixos explorados: Linguagem oral, Sociedade e Natureza


Estratégia 2: Jogos e Brincadeiras

Utilização de jogos e brincadeiras próprias do período junino. Ex: Dança da laranja ,pegar maçã com boca, Pular fogueira (de material reciclável), corrida do saco, corrida do ovo na colher, etc...

Peça que as crianças perguntem aos pais quais brincadeiras juninas eram mais divertidas quando eram crianças.
As brincadeiras e jogos devem ser desenvolvidos no dia a dia e não apenas no dia do evento.

Eixo explorado: Movimento


Estratégia 3: Comidas Típicas


Junto com os alunos colocar em prática a produção de receitas simples como: Bolo de milho de liquidificador, amendoim doce, pipoca, etc...

Montar na sala ou no pátio uma bancada e deixar que as crianças participem ativamente observando cor, textura dos ingredientes, cheiro, etc...

Eixos explorados: Matemática, Sociedade e Natureza


Estratégia 4: Dança como manifestação cultural

Escolher as musicas com letras que não tenham conotação religiosa e sim cultural.O baile da Gabriela Elba ramalho, Balaio de Patati Patatá ou mesmo O Sanfoneiro só tocava isso com Xuxa.

Os passos podem ser criados junto com os alunos em sala ou você pode ver um dos inúmeros vídeos e ensaiar com a turmaIMPORTANTE: Não torne esta estratégia uma tortura para as crianças com ensaios exaustivos para fazer bonito no dia da apresentação. O foco é o trabalho com arte, música e movimento... Precisamos despertar o gosto e não criar aversão.

Eixos explorados: Artes , Música e Movimento


Estratégia 5: Símbolos Juninos
(Fogueira,balão,caipira,etc...)

Realização de trabalhos manuais com reciclagem ou carimbo de mãos podem favorecer o desenvolvimento da motricidade fina e o fazer artístico.

Fazer dobradura

Partindo dos nomes dos símbolos trabalhamos letras do alfabeto junções etc...

Trechos de musica sobre os símbolos juninos servem de inspiração para criação de texto coletivo

Trabalhos manuais são sempre bem aceitos e divertidos, logo as crianças vão amar!

Fonte: http://www.ideiacriativa.org/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...