terça-feira, 26 de agosto de 2014

UNIVERSIDADE INAUGURA BIBLIOTECA 100% DIGITAL

Prédio principal da Universidade Politécnica da Flórida, em foto sem data; a nova biblioteca foi inaugurada sem livros em papel
(Foto: Reuters/Divulgação/Universidade Politécnica da Flórida)

Nova universidade nos EUA inaugura biblioteca sem livros em papel



Postagem Extraída do G1, São Paulo
Publicada e atualizada em 26/08/2014 00h00

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2014/08/nova-universidade-nos-eua-inaugura-biblioteca-sem-livros-em-papel.html?utm_source=facebook&utm_medium=social&utm_campaign=g1
Universidade Politécnica da Flórida teve sua primeira aula nesta segunda.

A nova biblioteca tem 135 mil livros, todos em formato digital.

A Universidade Politécnica da Flórida, nos Estados Unidos, foi inaugurada na semana passada na cidade de Lakeland prometendo abordagens inovadoras no ensino e na pesquisa em ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Uma dessas inovações é a biblioteca, que foi aberta neste mês com um acervo de 135 mil livros, mas nenhum deles impressos no papel

Todos estão em formato digital. 

A primeira aula da história da universidade aconteceu nesta segunda-feira (25/08/2014).

"É uma decisão corajosa avançar sem livros", disse à agência de notícias Reuters Kathryn Miller, a diretoria de bibliotecas da nova instituição. A ideia por trás dessa decisão é refletir a priorização pela alta tecnologia que permeia toda a missão da "Florida Poly", como a universidade é chamada nos Estados Unidos.

Os 135 mil e-books podem ser acessados pelos estudantes pelo tablet ou notebook pessoais. O local, assim como o resto do campus, é equipado com internet sem fio. Além dos títulos já disponíveis, a instituição tem um orçamento de US$ 60 mil (cerca de R$ 140 mil) para comprar livros digitais por meio de softwares, para que os alunos possam lê-los uma vez gratuitamente. Com o segundo clique, a universidade compra o e-book. "Em vez de o bibliotecário colocar livros que eu acharia relevantes na estante, os estudantes é que estão escolhendo", disse Kathryn.


Prédio principal da Universidade Politécnica da Flórida foi desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava
 (Foto: Reuters/Divulgação/Universidade Politécnica da Flórida)


Nova função para bibliotecários

Já que não têm mais a função de carregar e guardar os livros físicos, os bibliotecários contratados pela universidade têm como principal tarefa orientar os leitores a aprender a gerenciar os materiais digitais.

A nova biblioteca, porém, não é 100% sem papel, segundo a Reuters. Alunos podem levar livros para estudar no local e emprestar livros em papel das outras 11 universidades estaduais da Flórida.

A Politécnica é a 12ª universidade mantida pelo governo do estado da Flórida e o prédio principal do campus foi desenhado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava.

A construção levou 28 meses e, além da biblioteca digital, há um supercomputador e laboratórios de pesquisa para estudantes e professores.

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

BOLSA PARA O CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS TEM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 29/09/2014 PARA 21 PAÍSES



Graduação-sanduíche em 21 países tem inscrições abertas

Notícia veiculada no portal do MEC 
em Segunda-feira, 18 de agosto de 2014 -12:05


O programa Ciência sem Fronteiras está com inscrições abertas para graduação-sanduíche em 21 países de destino — Alemanha, Austrália, Áustria, Bélgica, Canadá, China, Coréia do Sul, Espanha, EUA, Finlândia, França, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Japão, Noruega, Nova Zelândia, Polônia, Reino Unido e Suécia.

O período de inscrições vai até 29 de setembro para as chamadas públicas nº 180, 181, 182, 183, 196, 197, 198, 199, 200, 201, 202, 203 e 204. Para as chamadas nº 179, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192, 193, 194 e 195, as inscrições vão até 30 de setembro.

Entre os requisitos obrigatórios para os candidatos estão:

• Obtenção de nota global no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos, em exames realizados a partir de 2009.

• Apresentação de teste de proficiência no idioma aceito pela instituição de destino.

• Integralização de no mínimo 20% e no máximo 90% do currículo previsto para o curso no momento do início previsto da viagem de estudos.

• Homologação da inscrição pela instituição de educação superior de origem (mérito acadêmico).


É necessário ainda que o candidato esteja cursando uma das áreas contempladas pelo Ciência sem Fronteiras. Os estudantes da área de saúde devem verificar as exigências específicas de cada umas das chamadas. 

Há países que aceitam alunos do ciclo básico e clínico. Outros, somente alunos do ciclo básico. Há ainda os que não aceitam alunos da área da saúde.

A bolsa concedida aos candidatos selecionados custeará a permanência pelo período de estudos no país. Além da mensalidade na moeda local, são concedidos auxílio-instalação, seguro-saúde (pago no país de destino), auxílio-deslocamento para aquisição de passagens aéreas e auxílio-material didático para compra de computadores portáteis ou tablets.



Assessoria de imprensa da Capes
Portal do MEC


22 DE AGOSTO - DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO



O QUE É FOLCLORE?

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola


Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.

São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.

Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.

A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.

O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.

Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.

O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.

Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: 

Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço, como castigo.


Fonte: http://www.brasilescola.com/datas-comemorativas/dia-folclore.htm


DECRETO Nº 56.747, DE 17 DE AGOSTO DE 1965.

Institui o dia do Folclore. 


O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, usando da atribuição que lhe confere o artigo 87 - inciso I, da Constituição e 

CONSIDERANDO a importância crescente dos estudos e das pesquisas do Folclore, em seus aspectos antropológico, social e artístico, inclusive como fator legitimo para o maior conhecimento e mais ampla divulgação da cultura popular brasileira. 

CONSIDERANDO que a data de 22 de agôsto, recordando o lançamento pela primeira vez, em 1846, da palavra Folk-Lore, é consagrada a celebrar esse evento; 

CONSIDERANDO que o Govêrno deseja assegurar a mais ampla proteção as manifestações da criação popular, não só estimulado sua investigação - estudo, como ainda defendendo a sobrevivência dos seus folguedos e artes, como elo valioso da continuidade tradicional brasileira, 

DECRETA: 

Art. 1º Será celebrado anualmente, a 22 de agôsto, em todo o território nacional, o Dia do Folclore. 

Art. 2º A Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro do Ministério da Educação e Cultura e a Comissão Nacional do Folclore do Instituto Brasileiro da Educação, Ciência e Cultura e respectivas entidades estaduais deverão comemorar o Dia do Folclore e associarem-se a promoções de iniciativa oficial ou privada, estimulando ainda, nos estabelecimentos de curso primário, médio e superior, as celebrações que realcem a importância do folclore na formação cultural do país. 

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário. 

Brasília, 17 de agôsto de 1965; 144º da Independência e 77º da República. 

H. CASTELLO BRANCO 
Flávio Suplicy de Lacerda 

Publicado no D.O.U. de 18.8.1965

CIRCUITO CULTURAL NO RIO DE JANEIRO NESTE SÁBADO 23 DE AGOSTO

Que tal passar um dia de turista sem se preocupar com o trânsito? 

É neste sábado!

 Circuito Cultural Rio Ônibus.


quinta-feira, 21 de agosto de 2014

PRIMEIRA ESCOLA DO MUNDO A USAR APLICATIVOS DO GOOGLE EM SALA DE AULA



Postado em 17 ago 2014
http://www.diariodocentrodomundo.com.br/o-dcm-visitou-a-primeira-escola-no-mundo-a-usar-aplicativos-do-google-na-sala-de-aula/



mater dei
O Colégio Mater Dei, em São Paulo, foi a primeira escola no mundo a receber uma sala de aula organizada com aplicativos do Google em maio de 2014. Em um país com problemas na educação básica e no ensino médio, a iniciativa mostra que o uso de tecnologia em tablets, smartphones, computadores e televisões é o futuro das salas de aula e uma oportunidade para diminuir as deficiências escolares.

A sala de aula do Google não possui carteiras ou mesmo cadeiras, mas pufes e travesseiros para os alunos sentarem ou deitarem. Os professores não ficam em mesas na parte da frente, e sim em pequenos bancos levemente mais altos, na lateral. A disposição da sala é quase um círculo, para não separar mestres e seus alunos. As paredes, em sua maioria, são de vidro transparente, permitindo que os jovens visualizem a escola toda dentro da sala de aula, mas sem o barulho externo.

O próprio Google quer copiar o modelo da escola brasileira e replicar em outras instituições ao redor do mundo, utilizando efetivamente a tecnologia na educação. É diferente das antigas aulas em laboratórios de informática, que não se misturavam com aulas de português, ciências e matemática.

Conversei com Erica Montovani (48), coordenadora do Ensino Fundamental 1 do Mater Dei. Ela explicou como funcionam as aulas de português para crianças entre 7 e 10 anos. Os alunos aprendem gêneros literários diferentes a cada ano. “No caso do terceiro ano, eles estão estudando os contos de fada. A novidade neste ano é o uso da tecnologia, para a melhor escrita das crianças e a prática de leitura. Esse tipo de inovação está em nossa metodologia pedagógica. Tivemos um avanço mais rápido neste tipo de atividade graças ao uso de tablets na sala do Google”, disse Montovani.

Acompanhamos uma aula sobre o conto da Chapeuzinho Vermelho com alunos do ensino fundamental. Ministrada através de um aplicativo no Google TV, a professora monitorava e contava a história em voz alta executando comandos de seu iPad. Num segundo momento, a mesma história se transformou em um game, jogado coletivamente pelas crianças.

“Implantamos a sala do Google em maio. Um resultado de leitura que conseguimos só em meados de novembro foi atingido já em julho”, contou Erica Montovani. Para a educadora, o conteúdo apenas em livro era encarado como monótono pelas crianças.

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Na hora do recreio, a turma do ensino fundamental encontra o pessoal do colegial dentro da sala do Google e, mesmo com idades diferentes, eles interagem. Isso acontece principalmente com filmes infantis. “Os mais novos recebem tablets e equipamentos da escola para as aulas, mas, aos poucos, incentivamos que eles tragam aparelhos de casa. Todo aplicativo que se torna referência nas aulas é recomendado para que o aluno baixe fora da escola. Desta forma, a gente incentiva eles a conhecerem outros apps além do jogo Minecraft. Entre os aplicativos, o de tabuada fez sucesso para que eles aprendessem matemática mais rapidamente”, completou Montovani.

De acordo com os professores, há uma orientação para os alunos não perderem muito tempo em distrações nas redes sociais, o que inclui o Facebook. Os aplicativos educacionais fornecidos pelo Google também dão um alívio para os pais das crianças, que enxergam a escola como orientadora dos costumes digitais dos estudantes.

O uso de apps tem mensuração de tempo, para que os alunos não exagerem no tempo de uso e deixem de praticar atividades físicas ou sociais. O maior desafio é preparar os professores para que eles lecionem aproveitando o máximo de recursos que podem utilizar com os alunos.

Marcelo Lopes, coordenador de tecnologia, falou sobre o acordo que foi feito com o Google para o funcionamento de sua sala na escola. “A gente aplicou um design de hierarquia horizontal, em que os professores estudam junto com os alunos. O ambiente é de colaboração. A sala Google foi inspirada no próprio ambiente do escritório brasileiro, despojado, confortável e produtivo”, diz.

A rede Mater Dei também tem um colégio em São José dos Campos. Nesta segunda unidade também foi instalada uma sala Google com apps de educação.

Mateus, Juliana, Mariana, Maria Antônia, Giovana e Isabela gostaram muito de assistir aulas de inglês com aplicativos. Mariana, de 9 anos, ficou especialmente feliz com uma aula de biologia sobre os rios. “A gente usou a internet e conseguiu aprender com a Wikipédia”, explicou. A criançada também reclamou quando os mais velhos roubam o espaço da sala.

“É disputado, mas a gente conversa com eles”, afirma Maria Antônia.

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