terça-feira, 26 de março de 2024

COMO ESTIMULAR A PLASTICIDADE DO CÉREBRO DA CRIANÇA

 



A plasticidade cerebral pode ser definida como a capacidade que o cérebro possui de se modificar de acordo com a necessidade, estímulo e ambiente.

No ambiente escolar, por exemplo, a aprendizagem está diretamente associada ao fenômeno denominado neuroplasticidade (Costa, 2023).

A neuroplasticidade é analisada pela equipe do Instituto da Criatividade & Superdotação (C&S) formada por neuropsicólogos e especialistas em Educação.

É importante avaliar o desenvolvimento cognitivo e atender cada criança ou adolescente de acordo com as recomendações da avaliação neuropsicológica com equipe multidisciplinar do Instituto C&S.

Cada criança se desenvolve de forma diferente, por isto, é importante avaliar cada caso.

De modo geral, para estimular a plasticidade do cérebro da criança, a equipe do Instituto C&S, enfatiza a importância de uma aprendizagem lúdica e criativa com nossos profissionais da educação. É muito importante ter acesso a atividades desafiadoras e inovadoras para estimular a plasticidade do cérebro da criança.A equipe do Instituto da Criatividade & Superdotação (C&S) explica que estimular a plasticidade cerebral nas crianças é fundamental para o desenvolvimento saudável do cérebro. 

Veja a seguir algumas maneiras de promover a plasticidade cerebral em crianças:
1. Aprendizado onde a criança é protagonista: Incentive a curiosidade e o aprendizado onde a criança possa ser protagonista, motivando a criança a fazer perguntas, explorar novos assuntos e participar de experiências práticas que a desafiem cognitivamente.
2. Atividades lúdicas e criativas diversas: Encoraje a criança a participar de diferentes atividades que estimulem a criatividade, resolução de problemas e coordenação motora, como jogos de construção, quebra-cabeças, desenho, pintura e atividades ao ar livre.
3. Interação social: Estimule interações sociais positivas, pois a conexão com outras pessoas pode influenciar positivamente o desenvolvimento cerebral das crianças.
4. Realização de leituras: Ler para as crianças e incentivar a leitura independente pode promover habilidades linguísticas, cognitivas e emocionais.
5. Estabelecer rotinas saudáveis: Certifique-se de que as crianças tenham uma boa alimentação, sono adequado e tempo para brincar, o que pode contribuir para um ambiente propício ao desenvolvimento cerebral.
Ao criar um ambiente pleno de em estímulos cognitivos, emocionais e físicos, os pais e professores podem ajudar a promover a plasticidade cerebral nas crianças, contribuindo para um desenvolvimento saudável e equilibrado.

Recomenda-se a leitura do artigo científico: Neurociência e aprendizagem da autora Raquel Lima Silva Costa, publicado pela Revista Brasileira de Educação, em 2023.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...