domingo, 1 de outubro de 2023

AUTISMO E SUPERDOTAÇÃO - POSSÍVEIS EQUÍVOCOS


Materia publicada em 14/09/2020


Autismo e superdotação: é possível confundir estas necessidades educacionais especiais?

Há sinais de autismo que são semelhantes aos de crianças superdotadas. Tanto as crianças superdotadas, como as crianças com autismo, podem apresentar um interesse muito concentrado. Pode haver momentos que estas crianças dediquem muito tempo realizando a mesma atividade preferida. Este fato pode durar meses. 

É possível haver profissionais que confundam autismo com superdotação. Um dos maiores equívocos é pensar que a criança com autismo é sempre muito limitada, e isto não é verdade. A criança com autismo pode apresentar muitos talentos.

Crianças com autismo ou com superdotação são antissociais?

As crianças com autismo e as crianças superdotadas podem apresentar dificuldades na interação social. Em ambos os casos, o motivo da falta de interação com outras pessoas pode ser o ambiente onde elas estão inseridas e as relações sociais que oferecem poucos benefícios para estas crianças.

Em alguns casos de autismo, há hiperlexia e esta síndrome pode confundir algumas famílias e profissionais da educação e da saúde. 

O que é hiperlexia?

Trata-se de uma síndrome, muitas vezes presente em crianças com autismo, que envolve a capacidade de leitura precoce e a obsessão por números e letras. Isto quer dizer que a criança com autismo pode aprender a ler precocemente. Há casos de crianças com 3 anos de idade que já apresentam esta capacidade, no entanto, elas têm muita dificuldade de interpretar e de se comunicar.

Esta síndrome inclusive pode confundir muitos profissionais (professores, psicólogos, entre outros), levando-os a acreditar que estas crianças são superdotadas.

Mas o que fazer neste caso?

É importante observar e interagir com a criança realizando perguntas sobre o que ela leu, sobre o que ela viu em determinado momento e analisar as possíveis respostas que a criança irá expressar. Observar sua fala se é funcional e se a criança consegue se comunicar bem.

As crianças superdotadas e as crianças com autismo têm uma atenção aguçada aos detalhes, seus interesses e desejos na realização de alguma tarefa podem ser confundidos com obsessão.

Por isto, quanto mais investigação houver em relação às habilidades e limitações das crianças com autismo e das crianças superdotadas, melhor será o atendimento a estas crianças


Contato: Instagram fheller2904
Ph.D. Fer Piske

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...