sexta-feira, 20 de outubro de 2017

INSCRIÇÕES DO PRONATEC SERÃO ATÉ DOMINGO DIA 22/10/2017




Sexta-feira, 20 de outubro de 2017, 13h30

Os interessados nas mais de 800 mil vagas em cursos de formação inicial e continuada (FIC) – nas modalidades presencial e a distância – e em cursos técnicos presenciais, que oferecem 280 vagas, têm até este domingo, 22, para se inscrever.

Gratuitos, os cursos são oferecidos por meio do Pronatec Oferta Voluntária. 
As aulas começam a partir de 30 de outubro.

O programa é desenvolvido para aumentar a oferta de cursos de educação profissional, sem repasse de recursos financeiros a instituições privadas de ensino. A iniciativa faz parte do Plano Progredir, que busca ofertar qualificação profissional, facilitar o acesso ao mercado de trabalho e incentivar a população de baixa renda a abrir o seu próprio negócio. 

Podem se inscrever todos os cidadãos brasileiros maiores de 15 anos e que tenham pelo menos o ensino fundamental incompleto. Nos cursos a distância, para quem não possui acesso à internet em casa, estão disponíveis os Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT), onde o aluno poderá assistir às aulas.

As inscrições devem ser feitas na página do Pronatec.

Consulte as vagas disponíveis nos cursos presenciais e nos cursos a distância. Já a lista dos Centros Voluntários Tecnológicos (CVT) pode ser vista aqui.


O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) foi criado pelo Governo Federal, em 2011, por meio da Lei 12.513/2011, com o objetivo de expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país.

O Pronatec busca ampliar as oportunidades educacionais e de formação profissional qualificada aos jovens, trabalhadores e beneficiários de programas de transferência de renda.

De 2011 a 2014, por meio do Pronatec, foram realizadas mais de 8,1 milhões de matrículas, entre cursos técnicos e de qualificação profissional, em mais de 4.300 municípios. Em 2015, foram 1,3 milhão de matrículas.

Objetivos do Pronatec:

I - expandir, interiorizar e democratizar a oferta de cursos de educação profissional técnica de nível médio presencial e a distância e de cursos e programas de formação inicial e continuada ou qualificação profissional; 
II - fomentar e apoiar a expansão da rede física de atendimento da educação profissional e tecnológica; 
III - contribuir para a melhoria da qualidade do ensino médio público, por meio da articulação com a educação profissional; 
IV - ampliar as oportunidades educacionais dos trabalhadores, por meio do incremento da formação e qualificação profissional; 
V - estimular a difusão de recursos pedagógicos para apoiar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. 
VI - estimular a articulação entre a política de educação profissional e tecnológica e as políticas de geração de trabalho, emprego e renda.


Assessoria de Comunicação Social

http://portal.mec.gov.br/pronatec
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...