quinta-feira, 14 de maio de 2015

JAPÃO OFERECE BOLSAS DE ESTUDO PARA ESTUDANTES BRASILEIROS

JAPÃO (FOTO: THINKSTOCK)


Inscrições abertas até 29 de maio de 2015

BOLSA INCLUI:
 R$ 3,5 MIL DE AUXÍLIO FINANCEIRO POR MÊS;
 PASSAGENS DE IDA E VOLTA
CURSO DE JAPONÊS 


O Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão (MEXT) está chamando estudantes brasileiros, de até 34 anos, para realizarem pesquisas acadêmicas em algumas universidades do país. 

Segundo o governo japonês, as bolsas são válidas em várias áreas do conhecimento sendo possível, inclusive, estender a estadia em caso de realização de mestrado ou doutorado.

 "Não é preciso saber falar japonês, mas o processo exige fluência em inglês" 

Caso o projeto de pesquisa do candidato incluir bibliografia em língua japonesa, será necessário um conhecimento prévio do idioma.

Entre os benefícios oferecidos pelo governo estão uma bolsa total no valor de 143.000 ienes mensais (cerca de R$ 3,5 mil), a passagem de ida e volta e a isenção de taxas escolares. Além disso, conforme a universidade escolhida, o estudante também ganha um curso de japonês nos seis primeiros meses da bolsa. 

Quem for escolhido para o programa de dois anos embarcará em abril de 2016 e ficará até março de 2018. Já para o programa de um ano e meio, o embarque será em outubro de 2016. 

Com o ingresso no mestrado e doutorado, o período da bolsa é prorrogado. No início da bolsa, o bolsista realiza pesquisa acadêmica - o programa de mestrado ou doutorado requer aprovação no processo seletivo da universidade japonesa.

As inscrições já estão abertas e vão até 29 de maio. Precisam ser realizadas no Consulado do Japão - presencialmente ou através de procuração - que fica em São Paulo. Porém, como a circunscrição consular inclui apenas os estados de São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e região do Triângulo Mineiro, só serão recebidas inscrições de candidatos residentes nesses locais. Os candidatos residentes em outras localidades devem consultar a jurisdição consular no site

O exame de proficiência de japonês e inglês será realizado no dia 9 de junho e, quem for aprovado, fará uma entrevista no dia 2 de julho. Para conferir os documentos necessários, clique aqui.


Fonte: http://epocanegocios.globo.com/Informacao/Acao/noticia/2015/05/japao-oferece-bolsas-de-estudo-para-estudantes-brasileiros.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...