quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

VISITA AO CENTRO CULTURAL DO MOVIMENTO ESCOTEIRO



O Centro Cultural do Movimento Escoteiro, também conhecido como CCME, foi fundado em 8 de novembro de 1985 na cidade do Rio de Janeiro.

 É uma instituição que preserva, divulga e apoia a memória e cultura escoteira no Brasil.


O CCME possui o maior acervo sobre escotismo no Brasil.




A atual sede do CCME se localiza no chamado corredor cultural do Rio de Janeiro, que foi cedida pela Diretoria de Portos e Costa da Marinha do Brasil

O Espaço Cultural que é destinado a exposições e eventos, possuia uma biblioteca, um centro de documentação, uma sala de cursos e a sala
  "Baden Powell", que homenageia o fundador do Movimento Escoteiro.


Lá também estão instalados o "Museu Escoteiro". 





- O Museu Escoteiro, onde ficam expostas peças que compõem a história do Movimento Escoteiro no Brasil e do mundo inteiro, possui bandeiras, manequins vestidos com o uniforme escoteiro, exposições de acampamentos e outros itens.

- No Espaço Cultural, onde são feitas exposições e eventos referentes ao Movimento Escoteiro, também se divulgam vídeos e se desenvolvem outras atividades.

- A Biblioteca, que tem mais de 2 mil livros, além de documentos e periódicos, possui espaço para leitura, e seu acervo está disponível na internet.

- No Centro de Documentação são recuperados, catalogados e conservados os documentos históricos sobre o escotismo brasileiro e mundial.

- A Sala Baden Powell possui vasta documentação, fotos e imagens e objetos relacionados a Baden Powell, fundador do Movimento Escoteiro.

- A Sala de Cursos é o espaço destinado a palestras e cursos.




Endereço:

- Rua Primeiro de Março, 112 - Centro, Rio de Janeiro - RJ, CEP: 20010-000





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...