Educador e estudioso da área de altas habilidades/superdotação, o norte-americano Joseph Renzulli desenvolveu o que ele chamou de "Modelo de Enriquecimento Escolar", voltado para alunos com uma ou mais das seguintes características:
"habilidade acima da média, criatividade e envolvimento com a tarefa"
O modelo de enriquecimento proposto por Renzulli é marcado por atividades dinâmicas, o incentivo à tomada de decisões pelo próprio aluno e o favorecimento de sua autonomia.
O envolvimento da comunidade nas atividades escolares também é reforçado, pois o esse modelo sugere que, os alunos utilizem sua rede de relacionamentos na realização das atividades, e também que algumas atividades de enriquecimento resultem em um produto com aplicação social.
As atividades de
"Enriquecimento Curricular"
"Enriquecimento Curricular"
proposto por Renzulli são de três tipos, vejam:
1) O primeiro traz experiências e atividades exploratórias ou introdutórias destinadas a colocar o aluno em contato com uma grande variedade de áreas de conhecimento, e que geralmente não são contempladas pelo currículo escolar.
2) As atividades do segundo tipo, são relacionadas ao desenvolvimento de técnicas e métodos, habilidades mais específicas para conduzir as pesquisas de interesse do aluno.
3) No terceiro tipo, as atividades investem na pesquisa de problemas reais para a produção de um novo conhecimento, serviço ou desempenho. Normalmente, as atividades desse tipo são personalizadas, podendo ser implementadas individualmente ou em pequenos grupos.
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