segunda-feira, 18 de setembro de 2023

11 DICAS PARA LIDAR COM A ESCOLA DO SEU FILHO SUPERDOTADO

 


ALGUMAS SUGESTÕES PARA LIDAR COM A ESCOLA DO SEU FILHO SUPERDOTADO

1) Trabalhe com o professor do seu filho, se puder. Às vezes, as crianças excepcionalmente capazes acham difícil se conectar com o professor. Talvez eles fiquem entediados e sonhem acordados também. Talvez o professor se ressinta pelo fato da criança questionar e contradizê-la constantemente. Relacionamentos entre professores e alunos podem ser cruciais e o que você descobre é que, em alguns anos, tudo parece estar em equilíbrio e, depois, com uma mudança de professor, tudo fica terrivelmente errado. Se seu filho tiver um novo professor, tente marcar uma reunião no início do ano letivo, sente-se e explique com calma suas habilidades. Leve todos os relatórios que você tenha. Às vezes, apontando um comportamento "difícil", como sensibilidades emocionais, para o professor tem o efeito de evitar mal-entendidos. Também permite que o professor pense em estratégias de enfrentamento sobre como tratar uma criança excepcionalmente capaz fora da dinâmica da sala de aula.

2) Sugira outros recursos educacionais ao professor, se puder ser útil.

3) Pergunte ao professor o que você pode fazer para ajudar.

4) Sempre tente ser proativo: se o seu filho estiver passando por um momento difícil, informe o professor.

5) Seja compreensivo com a tarefa. Entenda as expectativas sobre a tarefa; quanto deve ser feita e dentro de que período. Se o seu filho tiver dificuldade em produzir a tarefa, fale com o professor o mais rapidamente possível. Talvez a escrita da criança não esteja à altura. Muitas crianças superdotadas acham que escrever é um dos maiores desafios, já que a caneta não consegue acompanhar seus pensamentos.

6) Também é útil conversar com o diretor da escola e avaliar qual é a sua política em relação à educação superdotada.

7) Tratar incidentes de bullying rapidamente. Peça para ver a política de bullying da escola. Envie tudo por escrito para a escola para que eles respondam de maneira semelhante.

8) Torne-se parte da comunidade escolar mais ampla; Muitas vezes é difícil se ambos os pais estão trabalhando. Junte-se a uma associação de pais. Ajude a estabelecer grupos que possam ser benéficos para o seu filho e o ajude socialmente, por exemplo. um grupo de xadrez ou computador.

9) Se você achar que seu filho precisa de ajuda adicional, solicite-a. Você pode não conseguir, mas pergunte de qualquer maneira. Pode haver uma oportunidade para algum suporte adicional de aprendizado.

10) Familiarize-se com o sistema de necessidades especiais e o que é necessário para acessar as horas de recursos individuais, se isso for o recomendado.

11) Finalmente, seja o melhor defensor do seu filho, mantenha a calma, não perca a cabeça em qualquer gestão com a escola. Se a escola não estiver funcionando, considere mudar para outra. Isso pode ser traumático em si, então reserve um tempo para considerar esse curso de ação com muito cuidado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário