sábado, 19 de dezembro de 2015

PROGRAMAÇÃO DO MAR NO VIRADÃO DE INAUGURAÇÃO DO MUSEU DO AMANHÃ












Foto: Ricardo Cassiano

Em comemoração à abertura do Museu do Amanhã, o MAR participará do Viradão de sábado, dia19/12/2015 para domingo, dia 20/12/2015. 

O funcionamento será das 10h do dia 19 até as 20h (para saída do espaço expositivo) do dia 20. 

A entrada será gratuita. 

No domingo (20), das 7h às 9h, o MAR oferece um café da manhã ao público.

A loja Novo Desenho e o Cristovão Café e Bistrô ficarão abertos no dia 19 até as 0h, mas no domingo o funcionamento será normal. Já o restaurante Mauá estará aberto das 10h do dia 19 até as 20h do dia 20.


Veja a Programação completa:


- SÁBADO, dia 19/12/2015

Espaço Infanto Juvenil

10h- Roda de Cacuriá As Três Marias
11h- Tapetes Contadores de Histórias
12h- Oficina de Hortas Verticais com Anderson Barreto
13h- Cia. do Solo
14h- Oficina Máscaras do Amanhã com coletivo Nenhuma a Menos
15h- Número circense com Paulo Hartung e Ricardo Gadelha
16h- Mosaicos Contadores de História

Praça Mauá

13h- Adilson da Vila
14h- Tá Na Rua
16h- Cia de Mystérios

Palco Principal

20h- Bossa Negra
22h- Festa Disritmia
2h- Baile Black Bom
- DOMINGO, dia 20/12/2015

Espaço Infanto Juvenil

10h- Rio de Janeiro a Dezembro – espetáculo teatral folclórico
11h- 100 Palavras Espetáculo de Mímica com Josué Soares
12h- Passarinhando Brinquedos Cantados com Marcia Vieira e Michel Nascimento
13h- Stand Up Conto com o Grupo Casa de Curió
14h- Patrick O Mágico com Show de Mágicas e Ilusionismo
15h- Encantos: Histórias e Canções com Silvia Castro
16h- Show de Circo com Tchesco Vilarres
16h- Alegria Músicas Infanto-Juvenis com Hamilton Catette

Praça Mauá

13h- Adilson da Vila
14h- Tá na Rua
16h- Fanfarra Black

Palco Principal

20h- Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB)



Fonte: Museu de Arte do Rio - MAR








































quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

PROJETO OFERECE LIVROS GRATUITOS PELO WHATSAPP


iStock


Extraído de www.catracalivre.com.br

O Whatsapp revolucionou a maneira com que as pessoas se comunicam e agora, além de possibilitar o envio e recebimento de mensagens, o aplicativo também virou um incentivo à leitura. 

O projeto Leitura de Bolso oferece gratuitamente trechos de livros que podem ser lidos em até cinco minutos pela ferramenta.

Segundo descrição no site da iniciativa, a ideia surgiu devido a um levantamento que constatou que 70% dos brasileiros não leram um livro sequer no ano passado.

O projeto disponibiliza não apenas textos, mas ainda ilustrações e fotos tornando a experiência da leitura mais completa e instigando o interesse do leitor em continuar tendo acesso à obra e outros títulos – em breve serão utilizados também vídeos.

Para ter acesso às ‘pílulas literárias’ o usuário precisa apenas se cadastrar no site inserindo o nome, número do celular e e-mail.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

14ª SEMANA NACIONAL DE MUSEUS - INSCRIÇÕES DE 16/12/2015 À 26/02/2016


Museus e paisagens culturais

Estão abertas as inscrições para a 14ª Semana de Museus. 

De 16 de novembro de 2015 a 26 de fevereiro de 2016, museus e outras entidades culturais poderão se inscrever para participar dessa ação coordenada pelo IBRAM. 


A Semana Nacional de Museus acontece anualmente para comemorar o Dia Internacional de Museus, 18 de maio, quando museus brasileiros, convidados pelo IBRAM, desenvolvem uma programação especial em prol dessa data. 

A eficácia das atividades desempenhadas pelo setor museal na realização dessa ação comprova que o concerto nacional de programações culturais é um verdadeiro instrumento de ampliação do acesso à cultura e de visibilidade dos museus. Ademais, ela é responsável por um significativo aumento de público: durante a semana em que ocorre, a média de visitantes dos museus participantes sobe mais de 90%*.

Museus e outras entidades culturais interessadas em participar da 14ª edição da Semana devem inscrever eventos e promover sua realização entre os dias 16 e 22 de maio de 2016, chamando, assim, a comunidade a refletir, discutir e trocar experiências sobre o tema sugerido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus): Museus e paisagens culturais. 

A realização das atividades fica sob a responsabilidade da própria instituição que as inscrever, bem como a viabilização para seu desenvolvimento.

Ao Ibram cabe divulgar a programação nacional da Semana de Museus e produzir e distribuir o Guia da Programação. 

Tema

Para saber mais sobre o tema, clique aqui.

Como se inscrever 

A inscrição deve ser feita exclusivamente por meio de preenchimento do formulário eletrônico ao lado: 

• 1º Passo: realização da inscrição do museu ou instituição cultural. Mesmo que o museu tenha participado de outras edições da Semana ou Primavera de Museus, é necessário realizar uma nova inscrição.

• 2º Passo: realização da inscrição dos eventos a serem desenvolvidos pelo museu ou instituição cultural. Exemplos: seminários, exposições, oficinas, espetáculos, mesas-redondas, visitas guiadas, exibições de filmes, entre outras. A efetiva participação do museu dá-se apenas com a inscrição de um ou mais eventos.


Chamada de parcerias com empresas para divulgação da 14ª Semana

O Ibram celebrará parcerias com serviços e produtos de empresas públicas e privadas para auxiliar na promoção e divulgação da 14ª Semana Nacional de Museus. 

Como contrapartida, será feita a inclusão da logomarca das empresas parceiras no material de divulgação produzido para a promoção e divulgação da 14ª Semana.

As empresas interessadas deverão entrar em contato pelo telefone (61) 3521-4112 ou pelo e-mail semana@museus.gov.br, no período de 23 de novembro de 2015 a 15 de fevereiro de 2016.




Cronograma

Inscrição de museus: 16 de novembro de 2015 a 26 de fevereiro de 2016
Envio de proposta de parcerias com empresas: 23 de novembro de 2015 a 15 de fevereiro de 2016
Realização da 14ª Semana Nacional de Museus: 16 a 22 de maio de 2016


Contato

(61) 3521 4135 / 3521 4214 


* dados obtidos por pesquisa realizada sobre a 13ª Semana Nacional de Museus/IBRAM.


Extraído de Instituto Brasileiro de Museus (http://eventos.museus.gov.br/)

sábado, 12 de dezembro de 2015

MANAUS TEM PROGRAMAÇÃO CULTURAL NESTE FIM DE SEMANA


IMG-20151210-WA0004
Músicas regionais e natalinas animam a programação cultural em Manaus neste fim de semana

Programação de dezembro exalta o clima natalino sem esquecer dos ritmos regionais:

"Um Amor de Natal" conta com a participação de vários artistas locais que, além da música, se destacam no teatro, dança e artes plásticas.


Veja a Programação para esse sábado e domingo, 12 e 13/12/2015:

- Praça Heliodoro Balbi (antiga Praça da Polícia)

A praça recebeu, desde terça-feira, dia 08, a Galeria Itinerante Manoel Borges, com a exposição “Estação Natividade”, com obras inspiradas na história do menino Jesus. O container da exposição fica no local, até sábado, dia 12, das 8h às 17h, com entrada gratuita.


- Parque Rio Negro

O bairro de São Raimundo recebe, na sexta-feira, dia 11, às 19h, um show com músicas para os casais apaixonados, com Angelo Speranza interpretando canções que falam de amor como “Fascinação”, conhecida pela interpretação de Elis Regina, e “Luzes”, do cantor amazonense Cileno.

No sábado (12), às 18h, o Trio em Si se apresenta no local, com um repertório variado que vai do xote ao samba de raiz, para descontrair os visitantes do parque.

O humorista Tom Claro se apresenta no parque, no domingo, dia 13, a partir das 18h, com uma apresentação hilária, com esquetes que retratam a temática regional e promete arrancar várias gargalhadas do público presente.

- Parque Senador Jefferson Péres

Neste sábado, dia 12 e domingo, dia 13, o parque é o point da criançada, pois, o Grupo Beija Fulô se apresenta no local no sábado,a partir das 18h, realizando várias atividades lúdicas. Enquanto no domingo, às 18h, é a vez do palhaço Furreka animar a turminha, com muitas brincadeiras e alegria.

- Teatro da Instalação

No sábado, dia 12, às 19h, acontece no Instalação, o recital de percussão da Universidade do Estado do Amazonas, com uma apresentação especial para o público presente.

- Centro Cultural Palácio da Justiça

Opção para toda família é prestigiar a apresentação do “Concerto oratório de Noel”, apresentado pelo Grupo Vocal dos Corpos Artísticos da Secretaria de Estado da Cultura às 11h. Logo em seguida, às 12h, o Grupo Ventos do Norte, realiza um show para todas as idades, em especial para os apreciadores da boa música.

- Manauara Shopping

A Orquestra de Violões do Amazonas apresenta um repertório com lindas canções inspiradas no clima natalino, neste domingo, dia 13, às 16h, ao lado da árvore de natal do shopping; e às 19h, no local da exposição “Teatro Amazonas, a Glorificação das Artes”, acontece a apresentação do cantor Kokó Rodrigues, com muita MPB.

- Centro Cultural Largo de São Sebastião

A visitação ao tradicional presépio centenário esta aberta ao público, das 8h às 22h, na Igreja de São Sebastião, enquanto a Casa do Papai Noel recebe seus visitantes, das 18h às 21h, na Casa das Artes, até o dia 23 de dezembro.

Muitas brincadeiras com o Grupo de Teatro Tempo animam a garotada que for ao Largo, neste sábado, dia 12, a partir das 17h30.

E para animar o início da noite, às 18h, o cantor Nicolas Júnior apresenta um show repleto de canções que retratam o cotidiano do povo amazonense de forma bem humorada.

A criançada também tem diversão garantida, no domingo, dia 13, a partir das 17h30, com o palhaço Creme de Leite e sua alegria contagiante.

Ainda no Largo de São Sebastião, às 17h30, acontece um recital de poesia com o artista Walquimar Vilaça, seguido pelo grupo Puxuri que sobe ao palco, em frente ao Teatro Amazonas, às 18h. Além da apresentação especial da Banda Tucumanu’s, a partir das 18h25 no local.


Fonte: http://www.cultura.am.gov.br/

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

MUDANÇAS NO ENSINO DAS ESCOLAS DA FINLÂNDIA JÁ EM 2016


Por que a Finlândia está acabando com as matérias nas escolas?


Matéria vinculada no site "Da BBC Mundo", em 06 dezembro 2015


Getty

Finlândia quer que alunos vejam que um mesmo problema pode gerar perguntas
 de física, história, matemática, biologia ou estatística

A Finlândia, país conhecido pelo sistema educacional considerado um dos melhores do mundo, prepara uma mudança radical que visa melhorar a qualidade de suas escolas.

A partir de 2016 todos os centros de ensino do país nórdico começarão a aplicar um novo método conhecido como "phenomenon learning".

Segundo este sistema as aulas tradicionais são substituídas por projetos temáticos nos quais os alunos se apropriam do processo de aprendizagem.

"Na educação tradicional os alunos vão à sala de aula e têm aulas de matemática, depois de literatura e depois de ciências. Agora, ao invés de adquirir conhecimentos isolados sobre matérias diferentes, o papel do estudante é ativo. Eles participam do processo de planejamento, são pesquisadores e também avaliam o processo", disse à BBC Marjo Kyllonen, gerente de educação de Helsinque.

Kyllonen afirma que a forma tradicional de educação, dividida entre matérias diferentes, não está preparando as crianças para o futuro, "quando precisarão de uma capacidade de pensamento transdisciplinar, olhar os mesmos problemas a partir de perspectivas diferentes e usando ferramentas de diferentes".


Experiência colaborativa

A capital finlandesa está na vanguarda do desenvolvimento desta nova metodologia na qual os alunos podem escolher um tema de seu interesse e planejar o desenvolvimento deste assunto com os professores.

Kyllonen relatou à BBC um exemplo: alunos da quarta série que decidiram com o professor fazer um trabalho sobre o fenômeno dos smartphones.

Getty

Um grupo de alunos quis pesquisar, por exemplo, os smartphones e acabou aprendendo sobre história, literatura e física


"Disseram que gostariam de saber sobre a história do desenvolvimento da telefonia", disse.

"Um tema que servia para estudar matemática, estatísticas, para saber quais as razões que levam as pessoas a usarem os telefones, literatura, a indagar como as mensagens de texto mudaram a forma de escrever... (...). Era a ideia deles e, por isso, podiam se conectar imediatamente com o tema", afirmou.

O "phenomenon learning" está sendo introduzido gradativamente nas escolas do país nos últimos dois anos. Todas as escolas são obrigadas a introduzir um período durante o ano escolar - geralmente de várias semanas - para desenvolver esta nova forma de aprendizagem por experiência.

No caso de Helsinque, as escolas foram estimuladas para estabelecer dois períodos como este por ano.


Mudança para os professores

As mudanças no sistema educacional da Finlândia também trazem mudanças importantes para os professores, que não terão mais o controle sobre seus cursos com o qual estavam acostumados.

Eles deverão aprender a trabalhar de forma colaborativa com seus alunos e outros docentes.

O trabalho deles não vai mais ter como base as aulas expositivas e será mais parecido com o trabalho de um mentor.


Até março de 2015, 70% dos professores de Helsinque já tinham sido treinados para aplicar este novo método.

"Não acho que os professores possam simplesmente se sentar e observar o que está acontecendo. Creio que seu papel é ainda mais importante do que no sistema tradicional, precisam ter muito cuidado na forma como aplicam este método", disse Kyllonen.

BBC


Para ensinar os 'alunos pesquisadores' os professores deverão se transformar em mentores


Lições erradas?

O novo método já foi alvo de críticas.

A reportagem da BBC conversou com Leo, um estudante de uma escola de Helsinque, sobre a experiência do "phenomenon learning".

"Tem suas vantagens e desvantagens. É diferente e os professores podem ficar criativos e trazer novas fórmulas de ensinar e de aprender e isto é divertido", afirmou.

"Mas eu não gostaria que durasse o ano inteiro, porque é muito bom ter certa liberdade criativa para aprender de vez em quando, mas também existe a educação tradicional, que também cumpre uma função", disse o jovem.

A BBC entrevistou o professor da Universidade de Cambridge Tim Oates que também afirmou temer que outros países tenham as lições erradas a partir da experiência educacional positiva da Finlândia.

Getty

A China superou a Finlândia nas provas PISA mas as autoridades de educação de todo o mundo continuam buscando o país nórdico como referência



Oates afirmou que o sistema educativo finlandês teve seu melhor momento no ano 2000, quando o país obteve os melhores resultados no Programa Internacional para a Avaliação de Estudantes da OCDE, conhecidas como provas PISA.

Mas, desde então, o país está caindo.

E, de acordo com o especialista, os funcionários do setor de educação de várias partes do mundo começaram a analisar como eram as escolas da Finlândia neste momento, caracterizadas pela ampla liberdade e pelo fato de que os alunos não necessitavam fazer provas a cada ano para mudar de série.

Oates adverte que as reformas que permitiram os bons resultados do ano 2000 foram colocadas em marcha ainda na década de 1970, com elementos muito diferentes como as decisões centralizadas, a presença de supervisores em cada sala de aula, grandes investimentos na formação dos professores e a aplicação de exames obrigatórios.

Mas a Finlândia parece disposta a continuar mudando e aprendendo.

E provavelmente outros países vão querer aprender também com este processo.


Extraído: http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/12/151206_finlandia_educacao_muda_fn

CIRCUITO CULTURAL RIO ÔNIBUS NESTE DOMINGO - 13/12/2015




No domingo, dia 13/12/2015, o MAR - Museu de Arte do Rio vai participar do Circuito Cultural Rio Ônibus.

O Programa Circulando Cultura do Rio Ônibus levará cariocas e turistas a diversos pontos turísticos e culturais da cidade.

➡️O Circuito levará a população a nove pontos culturais do Centro da cidade, com transporte e entrada gratuitos em todos os lugares.

➡️Para participar, o usuário não precisa de inscrição.

➡️Basta chegar a um dos oito pontos de embarque e entrar em um dos ônibus que estarão identificados com a placa do Circuito Cultural. Cada passageiro pode escolher o seu roteiro e visitar os pontos na ordem em que preferir.


Pontos de embarque e desembarque do ônibus:

✅Espaço Meu Porto Maravilha;
✅Museu Nacional de Belas Artes e Centro Cultural Justiça Federal (Rua Araújo Porto Alegre esquina com a Rua México);
✅Museu Histórico Nacional (Largo da Misericórdia);
✅Museu Naval e Alerj – Palácio Tiradentes (Av. Presidente Antônio Carlos – Ponto do Forum);
✅CCBB –(Praça Pio X – Rua Primeiro de Março);
✅MAR (Rua Sacadura Cabral, 10);
✅Instituto Pretos Novos (Praça da Harmonia).


Além da programação nos museus, receberemos dois eventos musicais: 

✅A Orquestra Jovem de Paquetá com o show "Roda de Amigos", às 11:00 hs, e 
✅A Orquestra da Providência encena o "Sons de Natal - The Beatles", às 15:00 hs.

O transporte funciona das 10:00 hs às 17:00 hs.


Saiba mais em:

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

VISITAS EDUCATIVAS GRATUITAS NO MAR NESTE MÊS DE DEZEMBRO




Durante esse mês de dezembro de 2015 os ingressos para entrada no MAR - Museu de Arte Do Rio são gratuitos para grupos de estudantes estudantes em visitas agendadas. 

Esta é uma oportunidade de marcar uma visita para grupos da sua escola ou universidade. 

Novembro foi o último mês para visitar Tarsila e Mulheres Modernas no Rio, que termina no dia 22. 

O museu também apresenta uma série de exposições que ressaltam a importância do fotojornalismo nas mostras Kurt Klagsbrunn, um fotógrafo humanista no Rio, Evandro Teixeira: a constituição do mundo e Ângulos da Notícia – 90 anos de jornalismo do Globo.

Os educadores do MAR estão prontos para recebê-los. 

MAR

Museu de Arte do Rio 
Praça Mauá, 5, Centro 
CEP 20081-240 
Rio de Janeiro/RJ
(21) 3031 2741


Horários das visitas: Terça a sábado 9h30, 10h, 10h30, 13h30, 14h, 14h30

Para agendar uma visita entre em contato com o setor de agendamento, de terça a sexta, das 9h30 às 17h30, pelo telefone (21) 3031-2742 ou envie e-mail para: agendamento@museudeartedorio.org.br.


Fonte: http://www.museudeartedorio.org.br/

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

MOSTRA "TEATRO AMAZONAS - A GLORIFICAÇÃO DAS ARTES" NO MANAUARA SHOPPING



“Teatro Amazonas – A Glorificação das Artes” 
propõe um passeio pela história de um dos símbolos mais marcantes da cidade de Manaus

Entre os dias 2 e 31 de dezembro de 2015, o Manauara Shopping recebe a mostra “Teatro Amazonas – A Glorificação das Artes”, em comemoração aos 346 anos da capital amazonense.

 A exposição tem entrada gratuita e pode ser visitada de
segunda a sábado, das 10h às 23h; 
e de domingo, das 12h às 22h.


Surpreendendo o visitante desde a entrada, com um painel que reproduz a visão que se tem do palco do Teatro Amazonas, a mostra propõe um passeio pela história de um dos símbolos mais marcantes da cidade por meio de imagens, maquete, livros, sons e a reprodução das plantas de construção do monumento.

O Teatro Amazonas, inaugurado em 1896 e até hoje cartão postal de Manaus, tem visitação gratuita para todos os amazonenses. 

Um destaque é a maquete do teatro, produzida na Bélgica, com peças de lego especialmente confeccionadas para a réplica. Outro detalhe interessante é o afresco do salão nobre, de autoria do italiano Domenico de Angelis. A pintura é uma alegoria que retrata as belezas regionais, a glória, as divas e musas. A pintura sugere diversos pontos de perspectiva, como a musa, que abre o braço, seduzindo quem a olha, conforme a observamos enquanto caminhamos pelo salão.

Visita obrigatória para quem é da cidade ou está apenas de visita, o local é considerado o 1º lugar do Brasil em questão de acústica e o 4º do mundo, perdendo apenas para os teatros na França, na Itália e no Chile.




Teatro Amazonas - Endereço
Avenida Eduardo Ribeiro, Centro
 Manaus-AM
CEP.69.025-040

Para visitantes o valor de entrada é de R$ 20, inteira, e R$ 10, meia.

É possível agendar visita e pedir a isenção da taxa. Para tanto é necessário ligar para a Secretaria de Cultura e fazer a solicitação.


Fonte: https://catracalivre.com.br