terça-feira, 23 de junho de 2015

DICA DE 30 ATIVIDADES PARA COORDENAÇÃO MOTORA NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Ideia Criativa - Gi Barbosa Educação Infantil

Idéia Criativa oferece 30 Sugestões de Atividades para aplicar com os alunos da Educação Infantil.


Atividades com Materiais Concretos



Atividade Coordenação Motora com Material Manipulável Educação Infantil


Como fazer um quadro de 10 com Material reciclável

Atividade Coordenação Motora Fina Colagem Projeto Fundo do Mar

Atividade Coordenação motora cores e quantidade com Rolo Papel Alumínio

Atividade Psicomotricidade com Elástico

Aprenda a fazer diversas tintas caseiras para suas aulas de Artes

Aprenda a Fazer Instrumentos Musicais para Contação de História

Mural Festas Juninas com Fogueira de Carimbo de Mãos e Estratégias de Ensino

Benefícios do Uso da Massinha de Modelar no Desenvolvimento de Habilidades na Educação Infantil

Alfabeto Libras com Animação e Jogo Aprenda Libras Brincando

Fazendo Arte Abóbora Lindinha Espaço do Educador

Feira de Conhecimento / Resignificando a Cultura

Sapinho Reciclagem com Garrafa Pet

Brinquedos de Reciclados de Papelão

Abelhinha de Garrafa Pet Espaço do Educador

Brinquedo de Garrafa Pet Semana Meio Ambiente

Quadrinhos coloridos com técnica de pintura e fita adesiva

Técnica de Pintura Plástico Bolha Meio Ambiente Dia da Árvore

Técnica de Pintura com Papelão e Tinta Guache

Atividade Halloween Abóbora de Papelão Educação Infantil

Atividades Educação Infantil com Técnica de Pintura Tampas de Garrafa Pet

Atividade Dia da Árvore Pintura com Esponja

Técnica de Pintura com carrinhos em miniatura

Técnica de Pintura com Garfo

Técnica de Pintura -Cotonetes

Técnica Pintura com Bolhas de Sabão

Técnica Pintura com Canudos Atividade Artes Educação Infantil

Técnicas Pintura em relevo com Creme Dental Espaço do Educador

Receitas de Tintas Caseiras Comestíveis

Atividade com Rolo de Papel Higiênico Xícara Projeto Alice no País das Maravilhas


Fonte: http://www.ideiacriativa.org/

quarta-feira, 17 de junho de 2015

INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 24/07 PARA O FESTIVAL DE CURTA CINEMA 2015



Estão abertas, até o dia 24 de julho, as inscrições para o Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro – 
que realiza a sua 25ª edição entre os dias 04 e 11 de novembro de 2015 no Rio de Janeiro (RJ).


O evento, de caráter competitivo e informativo, promove curtas-metragens de até 30 minutos, estimulando o intercâmbio entre a produção brasileira e a internacional.

Este ano, a edição será dividida entre as sessões Competição Internacional, Competição Nacional, Panoramas Latino-Americano e Carioca, Programas Especiais, Retrospectivas e Foco sobre a produção de um país convidado

Além disso, também serão realizados debates, palestras e workshops. Só serão aceitos filmes finalizados em 35mm e suportes digitais, com duração máxima de 30 minutos, realizados entre 2014 e 2015. 

Não serão aceitas inscrições de obras que já participaram de edições anteriores. 

O processo de inscrição é gratuito e deve ser realizado pela plataforma Festhome, onde também pode ser consultado o regulamento.

Seleção e premiação
 
Os filmes selecionados serão divulgados oficialmente até o dia 30 de setembro. O vencedor do Grande Prêmio Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro é qualificado para concorrer a uma indicação ao Oscar 2016 da categoria. 

Além deste prêmio, também serão distribuídos os seguintes: Prêmio Especial do Júri, Melhor Filme pelo Júri Jovem 2015, Melhor Direção, Grande Prêmio de Público 2015, Prêmio de Público Panorama Carioca e Prêmio de Público Panorama Latino Americano.


Para mais informações, acesse ao site do festival ou entre em contato pelo e-mail 


Extraído de: http://www.ancine.gov.br/sala-imprensa/noticias/inscri-es-abertas-para-o-festival-curta-cinema-2015-no-rio-de-janeiro

FESTA DA MÚSICA FRANCESA NO PAÇO DA LIBERDADE EM MANAUS





Programação Cultural neste final de semana no 
Paço da Liberdade, no Centro Histórico de Manaus.

O evento será com muita música e gastronomia com a edição da
 "Festa da Música Francesa".


A festa é realizada pela Aliança Francesa de Manaus e tem apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult. 


Além das apresentações dos alunos, professores e convidados da instituição (todas em francês) também terá a presença de foods trucks e food bikes da cidade.

Fonte: Manauscult

terça-feira, 9 de junho de 2015

PROUNI 2º/2015 - INSCRIÇÕES A PARTIR DO DIA 16/06/2015




Inscrições para o ProUni 2º/2015 começam em 16 de junho
Primeira chamada será divulgada em 22 de junho


O Programa Universidade para Todos (ProUni) é uma iniciativa do governo federal para facilitar o acesso de alunos carentes ao ensino superior. Criado em 2004, o ProUni oferece bolsas de estudos de 50% ou 100% da mensalidade em faculdades particulares.

O ProUni acontece duas vezes por ano:



uma no primeiro e outra no segundo semestre.


Começam no dia 16 de junho as inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni), referente ao segundo semestre deste ano. Os estudantes interessados em obter bolsa de estudos em instituições privadas de ensino superior podem se inscrever até o dia 18 de junho na página do programa na internet.


Estão habilitados para o Prouni estudantes brasileiros que ainda não tenham diploma de curso superior e que tenham participado do Exame Nacional do Ensino Médio de 2014, desde que não tenham tirado zero na redação e obtido, no mínimo, 450 pontos na média das notas. Professores do quadro permanente da rede pública de ensino podem participar, desde que concorrendo a cursos de licenciatura.

Concorrem às bolsas integrais estudantes com alguma deficiência ou que tenham cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou em escola particular como bolsista integral.

Os candidatos devem comprovar renda familiar bruta mensal, por pessoa, de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais de 50%, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa. No caso de professores, não é necessário comprovar renda.

O Prouni será feito em duas chamadas. 

Os candidatos deverão informar, em ordem de preferência, até duas opções de instituição, local de oferta, curso, turno e tipo de bolsa entre as disponíveis. 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 22 de junho e os estudantes terão até o dia 29 para comprovar as informações. A segunda chamada será no dia 6 julho e os estudantes deverão comparecer às instituições de ensino até o dia 10 de julho.

Os candidatos não selecionados ainda poderão participar da lista de espera do Prouni, manifestando o interesse no site do programa entre os dias 17 a 20 de julho.


Extraído de http://guiadoestudante.abril.com.br/

segunda-feira, 8 de junho de 2015

II CIRCUITO DAS ARTES DE NITERÓI COM INSCRIÇÕES ABERTAS ATÉ 08/06





Data: 13 e 14 de junho (sábado e domingo), das 9hs às 21hs

Local: Praça Getúlio Vargas (Av. Jornalista Alberto Francisco Torres

Entrada: Franca

As inscrições para o II Circuito das Artes de Niterói, que será realizado nos dias 13 e 14 de junho, serão encerradas no dia 8 de junho. Até lá, os expositores interessados devem enviar e-mail para circuitodasartesniteroi@gmail.com

O evento será na Praça Getúlio Vargas, em Icaraí. Os organizadores do II Circuito das Artes de Niterói garantem que em 2015 o evento terá mais atrações, superando o do ano passado, que reuniu moda, gastronomia e muita arte local, além de teatro infantil, shows musicais, desfile de moda, sarau e muito mais.

Nos dias 13 e 14 de junho haverá novidades, como uma mini-festa junina e variedade de pontos gastronômicos.

O Circuito de Artes de Niterói é uma iniciativa da Câmara Setorial de Artes Visuais de Niterói (CSAV). 

Foi criado no ano passado através dos debates que a Câmara organiza com artistas da cidade. Devido a grande demanda de novos canais de exposição a CSAV, em conjunto com secretarias e autarquias da Prefeitura, além de universidades e segmentos de artes, criou este evento como forma de explorar o novo momento que a cultura da cidade vive.


Fonte: http://www.guiadeniteroi.com

sexta-feira, 5 de junho de 2015

EXPOSIÇÃO DE PABLO PICASSO NO CCBB DO RIO DE JANEIRO




Pablo Ruiz Picasso - Cabeza de caballo. Boceto para “Guernica” (Cabeça de cavalo. Esboço para “Guernica”) - 1937 (2 de maio, Paris).
 Óleo sobre tela 65 x 92 cm - Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid. Le­gado Picasso, 1981. © Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2015.


A exposição "Picasso e a Modernidade Espanhola", que reúne obras de Pablo Picasso e obras de artistas espanhóis, chega ao Rio de Janeiro no meio do ano. A mostra ficará em cartaz no CCBB- Rio, entre os dias 24 de junho e 7 de setembro e terá entrada Catraca Livre.


A exposição, com obras de 37 autores, aborda a contribuição de Pablo Picasso ao cenário espanhol e internacional da arte e a influência do fundador do cubismo e de seus contemporâneos. A maioria das obras de outros artistas são do pintor malaguenho, pertencentes ao Museu Rainha Sofía de Madri.

Entre as obras de Picasso presentes na mostra destacam-se Cabeza de Mujer (1910), Busto y Paleta (1932), Retrato de Dora Maar (1939), El Pintor e la Modelo (1963) e Mujer Sentada Apoyada Sobre los Codos (1939). Entre as pinturas, esculturas, desenhos e gravuras da mostra também destacam-se as obras Siurana, el Camino, de Miró; El Violín, de Juan Gris e Composición Cósmica, de Óscar Domínguez.

                   

Pablo Ruiz Picasso - Cabeza de caballo. Boceto para “Guernica” (Cabeça de cavalo. Esboço para “Guernica”) - 1937 (2 de maio, Paris).
 Óleo sobre tela 65 x 92 cm - Coleção do Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, Madrid. Le­gado Picasso, 1981. © Succession Pablo Picasso / AUTVIS, Brasil, 2015.


A mostra estará dividida em oito salas, entre as quais Picasso: O Trabalho do Artista e Picasso, Variações, que mostram a relação do artista com a modernidade e sua diversidade criativa. Uma terceira sala entra no imaginário do artista para tentar descrever como ele concebeu Guernica e inclui estudos da obra sobre o bombardeio nazista sofrido por essa cidade. Os outros espaços mostram de forma transversal a relação do pintor malaguenho e dos demais modernistas espanhóis.


Fonte: https://catracalivre.com.br

terça-feira, 2 de junho de 2015

SUGESTÃO DE PROJETOS COM TEMA DE FESTA JUNINA PARA EDUCAÇÃO INFANTIL





Estas são 5 das inúmeras possibilidades de trabalho com Projeto Festas Juninas sugerido por Ideia Criativa.


Importante salientar que o tema festas juninas deve ser trabalhado de forma pedagógica considerando as manifestações culturais com as quais as crianças já estão envolvidas.


O professor deve procurar tornar seu projeto atrativo observando o que é mais relevante em sua comunidade com foco maior em sala de aula e não no evento de fechamento , afinal estamos pensando em desenvolver habilidades e competência importantes com nossos alunos e não apenas em criar um grande dia de diversão para a comunidade escolar.


Estratégia 1: Verificação de Conhecimentos Prévios

Realização de sondagem em roda de conversa para descoberta dos conhecimentos prévios dos alunos sobre o tema Festas Juninas.
Organização das linhas que aparecem nas falas dos alunos e preparação de metodologias relacionadas aos pontos mais apontados.
A sondagem pode ser feita em roda com o professor apresentando figuras (fogueira,pamonha,bandeirolas,etc...) e pedindo que as crianças falem sobre cada um deles.

Coloque as figuras numa caixa e peça que as crianças passem ao som de uma música. Quando a música parara a criança com a caixa no colo retira a figura e fala sobre ela.
Eixos explorados: Linguagem oral, Sociedade e Natureza


Estratégia 2: Jogos e Brincadeiras

Utilização de jogos e brincadeiras próprias do período junino. Ex: Dança da laranja ,pegar maçã com boca, Pular fogueira (de material reciclável), corrida do saco, corrida do ovo na colher, etc...

Peça que as crianças perguntem aos pais quais brincadeiras juninas eram mais divertidas quando eram crianças.
As brincadeiras e jogos devem ser desenvolvidos no dia a dia e não apenas no dia do evento.

Eixo explorado: Movimento


Estratégia 3: Comidas Típicas


Junto com os alunos colocar em prática a produção de receitas simples como: Bolo de milho de liquidificador, amendoim doce, pipoca, etc...

Montar na sala ou no pátio uma bancada e deixar que as crianças participem ativamente observando cor, textura dos ingredientes, cheiro, etc...

Eixos explorados: Matemática, Sociedade e Natureza


Estratégia 4: Dança como manifestação cultural

Escolher as musicas com letras que não tenham conotação religiosa e sim cultural.O baile da Gabriela Elba ramalho, Balaio de Patati Patatá ou mesmo O Sanfoneiro só tocava isso com Xuxa.

Os passos podem ser criados junto com os alunos em sala ou você pode ver um dos inúmeros vídeos e ensaiar com a turmaIMPORTANTE: Não torne esta estratégia uma tortura para as crianças com ensaios exaustivos para fazer bonito no dia da apresentação. O foco é o trabalho com arte, música e movimento... Precisamos despertar o gosto e não criar aversão.

Eixos explorados: Artes , Música e Movimento


Estratégia 5: Símbolos Juninos
(Fogueira,balão,caipira,etc...)

Realização de trabalhos manuais com reciclagem ou carimbo de mãos podem favorecer o desenvolvimento da motricidade fina e o fazer artístico.

Fazer dobradura

Partindo dos nomes dos símbolos trabalhamos letras do alfabeto junções etc...

Trechos de musica sobre os símbolos juninos servem de inspiração para criação de texto coletivo

Trabalhos manuais são sempre bem aceitos e divertidos, logo as crianças vão amar!

Fonte: http://www.ideiacriativa.org/