quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

SINAIS DE DISTÚRBIOS DO PROCESSAMENTO AUDITIVO DAS CRIANÇAS EM CASA E NA ESCOLA




Pais e Professores fiquem atentos! 

As crianças que apresentam histórico de 
alterações na 
comunicação oral, na comunicação escrita, no comportamento social e no desempenho escolar, podem apresentar
Distúrbio do Processamento Auditivo (DPA). 




Sendo assim, é importante observar aos seguintes sinais:

Dicas das Fonoaudiólogas Daniela Bottino Bononi e Vanessa Tuma Muller


- Alterações na fala (substituições fonêmicas);

- Problemas na linguagem expressiva (estrutura gramatical);

- Dificuldade de compreender em ambiente ruidoso;

- Dificuldade de compreender metáforas, piadas, ironia;

- Fala ou linguagem inadequadas à idade;

- Irregularidade ou ausência de vocabulário novo;

- Dificuldade em seguir ordens ou rotina;

- Dificuldade em seguir instruções;

- Inversões e substituições de letras;

- Dificuldade na orientação espacial (direita e esquerda);

- Disgrafias (letra feia);

- Dificuldade de compreensão na leitura;

- Maior propensão a distratores;

- Desatenção; Agitação, Hiperatividade;

- Dificuldade acompanhar conversa em ambiente ruidoso;

- Dificuldade em entender ao telefone;

- Dificuldade em entender letras de músicas;

- Isolamento;

- Desempenho inferior em leitura, gramática, ortografia e matemática;

- Desempenho alterado conforme a posição do aluno na sala de aula, tamanho da classe e nível de ruído ambiental.


Caso a criança ou aluno apresente alguns desses sinais, 
procure avaliação com um especialista.


Fonte: http://www.animacorpore.com.br/artigos/90-sinais-de-alerta-para-deficit-do-processamento-auditivo

Nenhum comentário:

Postar um comentário