sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

COMO IDENTIFICAR UMA CRIANÇA COM ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO

Estima-se que no Brasil 
existam 2,5 milhões de alunos com altas habilidades/superdotação nos ensinos fundamental e médio.

No entanto, o Censo Escolar de 2010 identifica apenas 11 mil estudantes.


05/12/2014 18h00

TV CÂMARA


Não é simples chegar ao diagnóstico porque os sinais podem ser confundidos com problemas como dislexia, déficit de atenção ou outros transtornos de aprendizagem.

Os superdotados têm raciocínio e aprendizagem rápidos, são curiosos, pesquisadores natos. Na infância, tendem a querer conviver mais com os adultos e podem ter problemas de interação social. Muitos apresentam baixo desempenho escolar por acharem as aulas desestimulantes e sem nenhum desafio.

Mas como identificar uma criança com altas habilidades? 

E quais são as escolas mais indicadas para esses casos?

Participação Popular conta com a presença das entrevistadas: a deputada Profª. Dorinha Seabra Rezende (DEM-TO); Macaé Evaristo dos Santos, secretária da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (Secadi), do Ministério da Educação, e Vera Lúcia Palmeira Pereira, presidente do Conselho Brasileiro de Superdotação (Conbrasd).

E nossa equipe externa vai estar no Centro de Ensino Médio Elefante Branco (CEMEB), em Brasília, entrevistando estudantes, pais de alunos, e também Valquíria Theodoro, presidente da Associação de Pais, professores e Amigos dos Alunos com Altas Habilidades / Superdotação do DF; e Maria Zuleide Vieira de Sousa, professora-tutora do Atendimento Especializado ao Estudante com Altas Habilidades /Superdotação DF.


Dicas rápidas aos professores de como identificar alunos superdotados

Texto de Selma Carvalho

A Revista "Nova Escola", da Editora Abril, em uma reportagem sobre alunos Portadores de Altas Habilidades e Superdotação, apresenta 24 "Dicas de como identificar alunos Superdotados".

Reserve alguns minutos para listar os nomes dos alunos que logo vêm à sua mente quando você lê as descrições abaixo. Utilize essa lista (preparada pelo MEC) como uma "associação livre" e de forma rápida. É provável que você encontre mais do que um estudante em cada item.


Quem exibir consistentemente vários dos comportamentos tem fortes chances de apresentar altas habilidades.

Aprende fácil e rapidamente.
É original, imaginativo, criativo, não convencional.
Está sempre bem informado, inclusive em áreas não comuns.
Pensa de forma incomum para resolver problemas.
É persistente, independente, autodirecionado (faz coisa sem que seja mandado).
Persuasivo, é capaz de influenciar os outros.
Mostra senso comum e pode não tolerar tolices.
Inquisitivo e cético, está sempre curioso sobre o como e o porquê das coisas.
Adapta-se com bastante rapidez a novas situações e a novos ambientes.
É esperto ao fazer coisas com materiais comuns.
Tem muitas habilidades nas artes (música, dança, desenho etc.).
Entende a importância da natureza (tempo, Lua, Sol, estrelas, solo etc.).
Tem vocabulário excepcional, é verbalmente fluente.
Aprende facilmente novas línguas.
Trabalhador independente.
Tem bom julgamento, é lógico.
É flexível e aberto.
Versátil, tem múltiplos interesses, alguns deles acima da idade cronológica.
Mostra sacadas e percepções incomuns.
Demonstra alto nível de sensibilidade e empatia com os outros.
Apresenta excelente senso de humor.
Resiste à rotina e à repetição.
Expressa ideias e reações, frequentemente de forma argumentativa.
É sensível à verdade e à honra.


Apresentação — Fabricio Rocha

TV Câmara

http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/tv/materias/PARTICIPACAO-POPULAR/478562-COMO-IDENTIFICAR-E-ESTIMULAR-UMA-CRIANCA-COM-ALTAS-HABILIDADES.html

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