quinta-feira, 31 de julho de 2014

VAMOS APROVEITAR! SÓ HOJE E AMANHÃ APLICATIVOS GRATUÍTOS


Uma das ofertas é o Oxford Advanced Learner’s Dictionary, que custa R$ 70,00.

 Para baixar, 
você deve seguir as instruções do 
site.






De hoje, dia 31 de julho, até amanhã, a Amazon Appstore para oferece aplicativos gratuitamente para baixar em tablets e celulares com Android


Para conhecer a lista dos apps em promoção, clique aqui.

 Veja também, a seleção que o Hypeness fez dos melhores sites em promoção.


Destaques:


1) Docs to go Premium Key

Com o Docs to Go Premium Key, você consegue editar arquivos de MS Office em seu celular ou tablete, além de acessar arquivos do Google Drive, Dropbox, Box e SkyDrive, sincronizar arquivos entre o dispositivo e seu computador Windows, acessar arquivos protegidos por senha e remover anúncios.

Na appstore: R$23,44 Hoje: GRATUITO



2) Little Piano (pro)

O Little Piano converte seu aparelho Android em um piano para crianças com 13 teclas, 1 oitava e sons de boa qualidade. Quer você esteja apenas começando a tocar piano ou você já toque há anos, o Little Piano é um grande aplicativo. Há mais de 20 melodias que você pode aprender e 8 instrumentos para escolher.

Na appstore: R$13,44 Hoje: GRATUITO


3) MathsApp Graphing Calculator

Uma calculadora gráfica para android. Com ela você consegue fazer gráficos de funções, mostrar pontos linha de intersecção, comparar extremidades (mínimos / máximos), mostrar cruzamentos do eixo x, mostrar cruzamentos do eixo y, visualizar dy / dx, ter suporte de Matrix e suporte de binário, octal, decimal e hexadecimal.

Na appstore: R$12,95 Hoje: GRATUITO


4) Oxford Advanced Learner’s Dictionary, 8th edition

Dicionário Oxford Advanced Learner do (OALD) agora está disponível como um aplicativo, com o dicionário AZ completo, voz real (não em texto para fala) de áudio e My View para personalizar sua tela. Ele foi desenvolvido pelos mesmos editores da Oxford University Press, que criou o dicionário impresso, trabalhando em conjunto com a Paragon Software, desenvolvedora líder de software para dispositivos móveis.

Na appstore: R$77,79 Hoje: GRATUITO


5) PDF Max – The PDF Expert for Android

PDF Max é um leitor de PDF 5 estrelas usado por milhões de usuários de iPad/iPhones ao redor do mundo e agora disponível também para usuários Android e Kindle. Ele foi desenvolvido para aquelas pessoas que buscam um leitor de PDF completo com text-to-speech, espaço para anotações e muito mais – você nunca mais terá que gastar dinheiro em outra aplicação para leitura de PDFs.

Na appstore: R$17,47 Hoje: GRATUITO


6) Sonic & SEGA All - Stars Racing

Mais do que um game de corrida, o Sonic & SEGA All-Stars Racing é um Racing Transformed! Enquanto você acelera por terra, mar e ar, o seu veículo muda de carro para barco ou para avião no meio da corrida. E você ainda encontra desafios diários e semanais para testar a sua destreza em corridas. O porco-espinho mais veloz do mundo vai te surpreender!

Na appstore: R$4,40 Hoje: GRATUITO



Fonte: https://catracalivre.com.br/geral/aplicativo/indicacao/amazon-oferece-pacotes-de-aplicativos-de-graca/

quarta-feira, 30 de julho de 2014

SANTA CASA DO RJ APLICARÁ O QUE HÁ DE MAIS MODERNO NO TRATAMENTO DO AUTISMO




Atendimento especializado, gratuito e com profissionais de ponta para crianças com autismo. 

A Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro está com inscrições abertas até dia 31/07/2014,
para receber pessoas de 3 a 12 anos de idade com o transtorno.

O tratamento já começa em agosto. 


O tratamento irá durar até o fim do ano. 

Serão 35 vagas para crianças de até 6 anos e 40 vagas para pequenos de 6 a 12 anos. 


Inscrição pelos telefones: 2533-0118 e 2221-4896 (das 14h às 17h).


Psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos e médicos farão o cuidado. 

Pequenos de 3 a 6 anos terão atendimento individual.

A novidade é que os responsáveis também participarão. A ideia é que eles aprendam técnicas de estímulo para fazer com as crianças, fora do ambiente hospitalar. Haverá ainda oportunidade de os pais conversarem com outros responsáveis que passam pela situação. 

Segundo Dr. Fábio Barbirato, chefe da Psiquiatria Infantil da Santa Casa, para as crianças entre 7 e 12 anos o atendimento será em grupo, a fim de desenvolver as habilidades sociais neles.


“Teremos algo de referência na Santa Casa. 
Os profissionais aplicarão o que há de mais moderno no tratamento do autismo”
explica.


Após a inscrição, no final de julho, os profissionais avaliarão as crianças e vão selecionar aquelas que se encaixam no perfil do serviço.

Este ano, o atendimento não inclui pequenos com retardo mental, mas, segundo o psiquiatra, esse grupo será tratado no futuro. 



Fonte: TEXTO DE BEATRIZ SALOMÃO
http://odia.ig.com.br/noticia/mundoeciencia/2014-06-16/crianca-autista-tera-tratamento-especializado.html

CURSO DE HISTÓRIA DA ARTE NA PINACOTECA


Estão abertas as inscrições para o curso de 
"História da Arte"  
da Pinacoteca de São Paulo.

As aulas acontecem entre 16 de Agosto a 22 de Novembro de 2014
 e serão ministradas por pesquisadores e historiadores convidados.


O curso propõe uma análise da historiografia e da crítica de arte no Brasil, desde meados do século XIX até o começo do século XXI.

A cada encontro, um palestrante convidado pelo museu trata do ideário de um ou mais historiadores, críticos, escritores e artistas atuantes em instituições de ensino e museológicas, organizadores de periódicos, livros, manuais e exposições, ligados ou não a movimentos culturais, como o modernista, os grupos construtivos, a tropicália, entre outros.


As inscrições podem ser feitas pelo site da Pinacoteca até o dia 10 de agosto de 2014.


http://www.pinacoteca.org.br/pinacoteca-pt/Upload/file/Cursos/folder-curso-historia01(1).pdf


O curso será apresentado em sete aulas que acontecem no auditório dos dois edifícios da Pinacoteca, sempre aos sábados, das 15h às 17h.

Endereços:

Pinacoteca do Estado de São Paulo -

Praça da Luz, 2 - São Paulo, SP
Estação Luz do Metrô -
Tel. 55 11 3324-1000

Estação Pinacoteca - 
Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP - 
Tel. 55 11 3335-4990

Memorial da Resistência de São Paulo -
 Largo General Osório, 66 - São Paulo, SP
Tel. 55 11 3335-4990 -

 Fale com a ouvidoria ouvidoria@cultura.sp.gov.br



terça-feira, 29 de julho de 2014

UNIVERSIDADE ABERTA OFERECE 2.000 VAGAS DE CURSOS E OFICINAS GRATUITAS EM MANAUS


Interessados devem se inscrever no site da UEA.

http://www2.uea.edu.br/

Estão abertas as inscrições para mais de 30 tipos de cursos e oficinas oferecidas para o segundo semestre de 2014, na Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI).


Ao todo, são aproximadamente 2 mil vagas, em atividades destinadas a pessoas que possuem mais de 55 anos de idade, sendo que todos os cursos são gratuitos.


Teatro, Musicoterapia, Coral, Violão, Psicologia Básica, Inglês, Espanhol, Informática, Alfabetização, Pilates, Artesanato, Dança de Salão, Condicionamento Físico, Fotografia Digital, Mãos Fazendo Arte e Hidroginástica 

estão entre os cursos oferecidos.

Além das atividades realizadas na Escola Superior da Saúde (ESA) e na Escola Superior de Ciências Sociais (ESO), os cursos e oficinas também são ofertados no Centro de Estadual de Convivência da Família Magdalena Arce Daou, localizado no bairro Santo Antônio, Zona Oeste; no Centro Estadual de Convivência do Idoso, situado no bairro Aparecida, Zona Sul, e também no Centro Estadual de Convivência da Família Pe. Pedro Vignola, localizado bairro Nova Cidade, Zona Norte de Manaus.
As matrículas deverão ser realizadas de 29 de julho a 1º de agosto, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 16h30 em locais e horários designados no portal da UEA.

No ato da matrícula é necessário apresentar a cópia do RG, CPF e do comprovante de Residência, além do comprovante de escolaridade do Ensino Médio para os interessados em participar do curso de Informática.


A inscrição é gratuita, mas a UnATI está arrecadando um quilo de alimento não perecível (exceto sal), que será doado ao abrigo de idosos Lar São Vicente de Paulo, situado no bairro São Raimundo, Zona Oeste.
As aulas terão início a partir do dia 11 de agosto. 

Confira 
aqui 
os cursos e vagas disponíveis

Fonte:http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/07/unati-oferece-2-mil-vagas-em-30-cursos-gratuitos-em-manaus.html

segunda-feira, 28 de julho de 2014

HISTÓRIA DE UM GÊNIO CHAMADO "ALBERT QUE NÃO ERA EINSTEIN"



"Albert não era nenhum Einstein."

Os professores não iam com a cara dele. Nunca suportou a sala de aula. E só conseguiu se formar porque um amigo emprestava cadernos para ele estudar antes das provas. O diploma até veio, mas não adiantou grande coisa: o rapaz ficou dois anos sem arranjar um emprego decente. “Não sabia de onde viria minha próxima refeição”, lamentava. Albert tinha 21 anos.

Formado em física e matemática pela Escola Politécnica de Zurique, na Suíça, o alemão não conseguia uma vaga de professor de jeito nenhum – a fama de aluno relapso não ajudava. Suas tentativas de fazer doutorado também só davam na água. Desencantado da vida, passou a viver dos trocados que levantava dando aulas particulares. “Abandonei completamente a ambição de algum dia trabalhar numa universidade”.

Uma pena. Só que ele não era mais moleque: precisava arranjar alguma coisa estável logo. Do jeito que as coisas iam qualquer trabalho com salário fixo já estava ótimo. E foi aí que o mesmo amigo que emprestava cadernos para ele, Marcel Grossmann, o indicou para um emprego numa repartição pública suíça, o Escritório de Patentes, em Berna. O trabalho teria pouco a ver com ciência. Mas e daí? O fato é que “esse negócio chato de passar fome”, como ele mesmo disse numa carta emocionada para Grossman, iria acabar: “Estou realmente tocado por você não ter esquecido seu amigo azarado. Vou fazer tudo o que puder para não desonrar sua indicação”.

Não desonrou. Assumiu a vaga de “Expert de Terceira Classe” em 1902, aos 22 anos e, se a moda já existisse, teria ganho vários títulos de Funcionário do Mês. O trabalho dele era analisar calhamaços de especificações técnicas, comparando os projetos de quem requeria patentes com invenções que já estavam patenteadas. Chato.

E Albert passaria sete anos na repartição. Oito horas por dia, seis dias por semana. Mas foi de lá, da mesinha dele, que ele produziu boa parte de sua obra. Albert provou a existência dos átomos (com a Teoria do Movimento Browniano), fundou um pilar da física quântica (com a Teoria do Efeito Fotoelétrico, que lhe renderia um Nobel aos 42 anos). E ainda viria o Sgt. Pepper’s dele: a Teoria Especial da Relatividade, que apresentava o tempo e o espaço como uma coisa só e a matéria e a energia como duas faces da mesma moeda. Era a maior revolução da história do pensamento.

Agora sim: Albert virava um Einstein. Tudo nos intervalos de um trabalho massacrante. Escondido do chefe. "Quando for reclamar da sua vida, vale lembrar do que Einstein fez com a dele."

Este texto é parte de uma reportagem de Alexandre Versignassi, publicada em homenagem aos 100 anos da Teoria da Relatividade, em 2005. Lá, você pode conhecer melhor a vida de Einstein, e entender um pouco mais sobre as teorias que tornaram este alemão o maior gênio da história.

Baixe o e-book "Ele não era nenhum Einstein"
na Amazon:




Fonte: Revista Superinteressante





domingo, 27 de julho de 2014

MUSEU DO FUTEBOL EM SÃO PAULO PROMOVE " FÉRIAS NO MUSEU" GRÁTIS



Férias Museu Futebol gratis


O Museu do Futebol – instituição da Secretaria de Estado da Cultura, localizada no estádio do Pacaembu – promoverá uma série de atividades que divertirão a todos. O tradicional espaço “Férias no Museu”, oferece na sua décima edição, oficinas de origami, desenho e criação de brinquedos.

Há um espaço para o futebol de botão e contação de histórias.

As atividades gratuitas
 acontecem de quinta a domingo, 
das 10h às 17h, do dia 17 de julho até 3 de agosto de 2014.

Oficina de origami: o visitante aprende a criar peças lúdicas e decorativas, por meio da técnica de dobradura japonesa que utiliza papéis de diferentes tamanhos, cores e texturas.

Oficina de desenho: pais e filhos ficam à vontade para produzirem as suas imagens. O oficineiro estará a disposição para orientar na criação de desenhos e escudos dos times e seleções.

Futebol de botão: Sob um tabuleiro em forma de campo de futebol, os “jogadores” de discos de plástico disputam uma animada partida de futebol de botão. O público atua como "técnico", impulsionando seus jogadores a atacarem o gol adversário com uma bolinha.

Espaço de leitura: O público tem acesso às obras que abordam o universo do futebol de várias maneiras. Nesse espaço, a contadora de histórias também anima a roda de livros disponibilizando fantasias, onde as crianças são as personagens, como Saci, Sereia entre outras.

Oficina de criação de brinquedos: a proposta é a criação de rádios e bolas, brinquedos que compõem o universo do futebol. Estes brinquedos são elaborados usando materiais do cotidiano, como por exemplo, caixas de fósforos. Duração 60m, até 30 crianças. Somente nos dias 19 e 26 de julho, às 11h, no espaço “Lounge 100 Anos de Seleção Brasileira”.


SERVIÇO:

- Férias no Museu


Local: Museu do Futebol (Lounge “100 anos de Seleção Brasileira”)

Endereço: Praça Charles Miller, s/n

Data: 17 de julho até 3 de agosto (quinta a domingo)

Horário: 10h às 17h

Quanto: Entrada gratuita (acesso separado da entrada do Museu do Futebol)


Ingressos para visitar o Museu do Futebol: R$ 6 (inteira) /R$ 3 (meia-entrada para estudantes, idosos e professores). Deficientes não pagam

*Entrada gratuita aos sábados

Horário: 9h às 18h (bilheteria até às 17h)


Twitter: @_museudofutebol


*Excepcionalmente dia 20 de Julho, o museu funcionará até as 14hrs (bilheterias até as 13hrs) por causa do jogo no Pacaembú.

MÃE DE SUPERDOTADO RELATA EM LIVRO VIDA ESCOLAR DE SEU FILHO



Claudia Tozzine Barreto
lança o livro 
"ELE É SUPERDOTADO, E DAÍ"
 no dia 07/08/2014 na Livraria Cultura, do Shopping Market Place, em São Paulo. 


Mais que uma biografia, este livro traz não somente fragmentos da vida pessoal e escolar de Felipe Barretto, mas também de muitos outros "Felipes" e de tantos outros pais que buscam o melhor para seus filhos... 

"E que nós, profissionais, professores e pais, estejamos atentos e preparados para formar pessoas para um mundo que contemple as diferenças." 

"Ele é Superdotado, e daí?" é um livro com relatos de uma mãe sobre a experiência vivida com seu filho e sua superdotação/altas habilidades. 

Trata-se da história de Felipe, um menino que só teve sua superdotação diagnosticada aos 14 anos de idade, e as dificuldades enfrentadas durante sua vida escolar devido a grande fragilidade do nosso sistema educacional de ensino.

Relata também o despreparo de muitos educadores das escolas brasileiras, onde  evidencia a resistência que esses profissionais apresentam ao lidar com a criança com Altas Habilidades/ Superdotação.

Esse livro é um convite a uma reflexão acerca do nosso atual sistema educacional, o qual desperdiça talentos ao não considerar a forma diferenciada de aprendizagem das crianças superdotadas.


É uma publicação da All Print Editora

quinta-feira, 24 de julho de 2014

PROFESSOR USA EXEMPLOS PRÁTICOS PARA ALUNOS APRENDEREM MATEMÁTICA


Em Salvador, o trabalho com os estudantes enfatiza a relação entre o conteúdo desenvolvido em sala de aula e formas geométricas planas e espaciais (foto: arquivo do professor Vanildo Silva)
Os alunos estão mais motivados nas aulas de matemática


Professor de matemática em duas escolas de Salvador, Vanildo dos Santos Silva desenvolve, desde 2004, o projeto Uso de Materiais Manipuláveis nas Aulas de Geometria.

O trabalho, que teve início na Escola Municipal da Fazenda Coutos, em um dos bairros mais pobres e violentos da região, surgiu de uma necessidade real, o desafio de ensinar matemática a estudantes com histórico de abandono, evasão e repetência.

“Desde meu primeiro contato com os alunos, percebi que, antes de iniciar qualquer intervenção pedagógica, minha prática docente precisaria ir além da lousa e do giz”, revela Vanildo. “As dificuldades apresentadas estavam evidentes e se constituíam em um desafio pessoal”.

O professor passou a pensar, então, em uma estratégia que apresentasse a linguagem matemática com aspectos concretos do cotidiano dos estudantes, sem perder de vista a parte formal e suas conexões. Sua intenção era propor “um modelo diferenciado” para trabalhar com matemática e assim induzir os estudantes a participar das aulas.

“Qualquer trabalho por meio da valorização de fórmulas, conceitos e propriedades, sem demonstrações, não representaria um modelo eficaz para a melhoria da qualidade de aprendizagem dos estudantes em situação de defasagem escolar”, diz o professor. Assim, em sua proposta de ensino de geometria, ele buscou o que é sugerido pelos parâmetros curriculares nacionais: “Um trabalho que enfatiza a relação entre os conteúdos estudados em sala de aula com as formas geométricas presentes no mundo físico, possibilitando a exploração de formas geométricas planas e espaciais”.

O projeto tenta estabelecer um diálogo entre os quatro blocos de conteúdos da matemática: números e operações; espaço e forma; grandezas e medidas e tratamento da informação. Os estudantes podem assim comparar e discernir aspectos como largura, comprimento, volume, número de faces e vértices, entre outros.

“Quando os estudantes foram levados a explorar situações por meio de materiais manipuláveis, sentiram-se mais motivados e, por conseguinte, engajaram-se de maneira mais efetiva nas aulas e alcançaram melhores resultados na aprendizagem”, avalia.

Permanência — A finalidade do projeto está centrada em dois pontos cruciais: a permanência do estudante em sala de aula e a ruptura do autoconceito de “aluno fracassado”. Assim, de acordo com Vanildo, por mais que existam conteúdos que precedam outros, a hierarquização entre eles não deve ser tão rígida como tradicionalmente é apresentada. Os conteúdos devem ser organizados em função de uma conexão, na qual não precisam ser esgotados necessariamente de uma única vez.

“Para que o projeto tenha êxito, principalmente na questão da permanência do aluno, é preciso estar atento à ênfase maior ou menor que deve ser dada a cada item, que pontos merecem mais atenção e quais não são tão essenciais”, ressalta o professor.

Segundo Vanildo, o projeto é desenvolvido também com alunos do Colégio Estadual Monteiro Lobato, no mesmo bairro. Ao longo dos anos, o trabalho tem passado por várias adequações.

Com o projeto, Vanildo foi premiado em duas edições do Prêmio Professores do Brasil (2004 e 2013). 

“Isso representa a confirmação de que esforços como esse podem ser úteis na busca por respostas de como lidar com a situação de defasagem escolar e questões relacionadas às dificuldades de aprendizagem”, ressalta o professor. 

Há 19 anos no magistério, Vanildo tem licenciatura em matemática e em ciências contábeis e especialização em planejamento e prática de ensino superior.

Fátima Schenini


Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20606

quarta-feira, 16 de julho de 2014

DICAS DE COMO CONSTRUIR A AUTOESTIMA DAS CRIANÇAS


"Dar liberdade à criança para contar o que sente, respeitar sua opinião e valorizar suas realizações são atitudes que ajudarão a formar um adulto confiante."
Psicóloga Adriana Tavares

Publicado na Revista educarparacrescer
em 30/09/2013 14:47
Texto Adriana Tavares

Cabe aos pais estimular e transmitir segurança ao filho


Autoestima é o sentimento de importância e valor que uma pessoa tem em relação a ela própria.

Quem a possui em alto grau confia em suas percepções e em seus julgamentos, acredita que suas iniciativas vão dar certo e lida com os outros com facilidade. 

Um adulto com baixa autoestima sofre por se considerar inadequado e desprestigiado. Também tende a se ver como desamparado e inferior, além de não confiar em si. 

Os pais desempenham um papel fundamental na construção da autoestima dos filhos. Esse processo começa na infância. 

Mas, mesmo que a criança receba cuidados de boa qualidade e passe por experiências sociais positivas, na pré-adolescência e no início da adolescência um certo desconforto em relação a si mesma é muito comum.









Entenda o que são habilidades não-cognitivas e como estimular competências como sociabilidade, trabalho em equipe e a dedicação do seu filho.


Para que tudo corra da melhor maneira, os pais devem estabelecer uma comunicação efetiva com os filhos. Isso se consegue reservando um tempo para conversar com eles.

Também é importante deixar que participem das decisões familiares e respeitar suas opiniões. A criança adquire confiança a partir da afirmação de seus pontos de vista. Não menosprezar suas preocupações é essencial - aquilo que parece simples para os adultos pode ser fundamental para ela. 

Nas conversas, porém, os pais devem ficar atentos ao modo de falar, principalmente se estiverem nervosos, para não magoar nem depreciar os filhos. 

Suas palavras são muito importantes. Comentários do tipo "Você nunca faz as coisas certas!" ou "Como você pode ser tão burrinho?" levam-nos a duvidar de suas capacidades. As críticas devem estar dirigidas ao fato ou ao comportamento impróprio, não a ela. Por isso o adequado é dizer "Seu quarto está uma bagunça, precisa ser arrumado", e não "Você é mesmo um bagunceiro e joga tudo por todo lado"

Em vez de criar o hábito de repreender a criança o tempo todo, os pais precisam interagir de forma positiva valorizando suas realizações no cotidiano

O elogio funciona como uma força poderosa na mudança do comportamento e no aumento da segurança. Se numa fase da infância descer a escada sozinho ou amarrar o sapato requer concentração, deve ficar claro o quanto esse esforço é apreciado. 

Quem recebe incentivos explora situações novas com mais confiança. Esses elogios devem ser específicos.

Por exemplo: "Você está de parabéns; fez a lição e agora brinca como combinamos". Beijos, abraços e brincadeiras que envolvem toque também fazem a criança sentir-se amada e bem-aceita pelo que ela é e pelo que é capaz de realizar. 

O resultado será um adulto confiante, produtivo e feliz.



Fonte: http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/construcao-auto-estima-410038.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar