sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ARTISTAS BRASILEIROS EM PARIS




A Embaixada da França no Brasil recebe candidaturas para estágios de três meses na
Cidade Internacional das Artes em Paris.

Este programa é destinado aos artistas das áreas de arquitetura, paisagem, urbanismo, intervenção urbana, circo e marionetes, artes plásticas, dança, performance, teatro que desejarem desenvolver um programa de criação e pesquisa.

As candidaturas para o segundo semestre de 2014 estão abertas até o 
dia 9 de março de 2014.

O Govêrno Francês possui na cidade Internacional das Artes de ateliês de 40m2 para os artistas estrangeiros. A embaixada da França e seu Serviço de Cooperação e Acão Cultural se encarregará do envio das candidaturas para Paris.

O Govêrno Francês arca com os custos de aluguel do ateliê residência na Cidade Internacional das Artes, situada no bairro Marais, em Paris. A Embaixada da França oferece a passagem aérea e uma bolsa de 3.000 euros ao candidato escolhido pela comissão de Paris.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, devem estar atuando na vida profissional, devem falar francês ou inglês, devem ser autônomos na gestão da residência e devem estar livres das atividades profissionais durante todo o período de permanência.

As candidaturas devem ser entregues à Embaixada da França no Brasil, através do email scacbrasilia@gmail.com.


CURSO DE PROGRAMAÇÃO ON LINE PARA KIDS & TEENS - Com Aulas Ao Vivo



SUPERGEEKS


Ensina Programação e Robótica e, ao mesmo tempo, treina e desenvolve o Inglês.

Matrículas Abertas



Presencial - Unidade Vila Mariana (São Paulo)

Início das turmas KIDS & TEENS dia 7 de Abril na Rua Cunha, 51 - Vila Mariana - São Paulo, SP. 


Faça já a sua matrícula pois as vagas são limitadas. Matricule agora mesmo seu filho ou sua filha.

(11) 4063-0311 



Clique no botão abaixo para fazer a matrícula.



Curso Online KIDS & TEENS - Aulas Ao Vivo

Curso Online (Via internet) com uma aula Ao Vivo por semana e acesso a diversas videoaulas e ferramentas para o desenvolvimento do curso. Suporte via sistema durante todo o curso. Início do curso em Abril. Faixa etária dos 8 aos 18 anos.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

LIVROS DIGITAIS GRÁTIS DA COLEÇÃO "EDUCADORES DO MEC"



Paulo Freire, Anísio Teixeira, Vygotsky, Jean Piaget e Antônio Gramsci,  dentre outros
fazem parte da 
"Coleção Educadores". 

No portal do Domínio Público do MEC

(Ministério da Educação), estão disponíveis 62 títulos da
"Coleção Educadores".


As obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes, mas o acesso é livre no portal.





>> Acesse o site aqui



Integram a coleção 
31 autores brasileiros,
 30 pensadores estrangeiros e
 um livro com os manifestos Pioneiros da Educação Nova,
 escrito em 1932, e dos Educadores, de 1959.


Publicado originalmente no Canal do Ensino


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA SUPERDOTADA CRIATIVO-PRODUTIVA




A superdotação criativo-produtiva 
implica o desenvolvimento de materiais
 e produtos originais; 
aqui, a ênfase é colocada no uso e aplicação da informação – conteúdo – e processos de pensamento de forma integrada, indutiva, e orientada para os problemas reais.


O aluno, nesta abordagem, é visto como um “aprendiz em primeira-mão”, no sentido de que ele trabalha nos problemas que têm relevância para ele e são considerados desafiadores.


As crianças que apresentam a superdotação do tipo criativo-produtiva tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli e Reis, 1997a):

- Não necessariamente apresenta QI superior 
- Pensa por analogias
- É criativo e original 
- Usa o humor
- Demonstra diversidade de interesses 
- Gosta de fantasiar
- Gosta de brincar com as idéias
- Não liga para as convenções
- É inventivo, constrói novas estruturas 
- É sensível a detalhes 
- Procura novas formas de fazer as coisas
- É produtor de conhecimento
- Não gosta da rotina 
- Encontra ordem no caos


Renzulli e Reis (1997a) destacam neste grupo as seguintes características afetivas e emocionais:

- Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem.
- Apresentam preocupação moral em idades precoces
- Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e desespero. 
- Precisam do apoio dos adultos para persistirem suas tarefas ou para canalizar suas energias de forma mais eficiente.
- Frequentemente questionam regras/autoridade
- Demonstram sensibilidade / empatia
- Demonstram autoconsciência 
- Demonstram perceptividade (insight)
- Demonstram capacidade de reflexão
- Apresentam senso agudo de justiça
- Apresentam imaginação vívida.


Fonte: Renzulli & Reis, 1997a

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DICA DE FILMES PARA EXPANDIR A NOSSA CONSCIÊNCIA




Aqui está uma lista de mais de 100 filmes e documentários que você pode assistir
 on-line e gratuito:

São sobre Ciência, Consciência, Espiritualidade, Conspirações e claro, ETs…

É uma miscelânea de assuntos fascinantes para nossa evolução.

Basta selecionar o filme da lista abaixo 
e depois de instalado, baixar a legenda, devido serem todos em inglês.

Aproveite e Divirta-se!

1. Home (2009)
2. Thrive (2011)
3. Paradise or Oblivion (2012)
4. Love, Reality and the Time of Transition (2011)
5. Earthlings (2005)
6. Everything You Know Is Wrong (2000)
7. Zeitgeist: Addendum (2008)
8. Zeitgeist: Moving Forward (2011)
9. The Money Fix (2009)
10. The Wikileaks Documentary (2010)
11. Owned & Operated (2012)
12. Overdose: The Next Financial Crisis (2010)
13. Apologies of an Economic Hitman (2010)
14. The Beautiful Truth (2008)
15. The Awakening (2011)
16. What Would It Look Like? (2009)
17. The World According to Monsanto (2008)
18. Esoteric Agenda (2008)
19. Making a Killing: The Untold Story of Psychotropic Drugging (2008)
20. College Conspiracy Scam in USA (2011)
21. The Indigo Evolution (2005)
22. Edible City: Grow the Revolution (2012)
23. Collapse (2009)
24. The Global Brain (1983)
25. The White Hole in Time (1993)
26. The Primacy of Consciousness (2011)
27. Fuel (2008)
28. Power of Community: How Cuba Survived Peak Oil Crisis (2006)
29. What a Way to Go: Life at the End of Empire (2007)
30. Resonance: Beings of Frequency (2012)
31. War by Other Means (1992)
32. Endgame (2007)
33. War Made Easy (2007)
34. The War on Democracy (2007)
35. Rise Like Lions: The Occupy Wall Street Documentary (2011)
36. Propaganda (2012)
37. The Secret of Oz (2009)
38. The One Percent (2006)
39. The Shock Doctrine (2009)
40. Iran Is Not the Problem (2008)
41. PsyWar: The Real Battlefield Is the Mind (2010)
42. Vaccine Nation (2008)
43. Psychiatry: An Industry of Death (2006)
44. Flow: For the Love of Water (2008)
45. Kymatica (2009)
46. Pots, Pans, and Other Solutions (2012)
47. Manna: The Psilocybin Mushroom Documentary (2011)
48. What in the World Are They Spraying (2010)
49. Why in the World Are They Spraying (2012)
50. Globalization: The New Rulers of the World (2001)
51. Terrorstorm (2006)
52. Fall of the Republic (2009)
53. Crop Circles: Crossover From Another Dimension (2006)
54. The Day Before Disclosure (2010)
55. 9/11: The Road to Tyranny (2002)
56. 9/11: In Plane Site (2004)
57. 9/11: Press For Truth (2006)
58. The Revelation of the Pyramids (2010)
59. Ancient Knowledge (2012)
60. The Union: The Business Behind Getting High (2007)
61. Money As Debt (2006)
62. Money As Debt II (2009)
63. The Age of Stupid (2009)
64. Outfoxed: Rupert Murdoch’s War on Journalism (2004)
65. Crossroads: Labor Pains of a New Worldview (2013)
66. Human Resources: Social Engineering in the 20th Century (2010)
67. Renaissance 2.0 (2010)
68. Consuming Kids: The Commercialization of Childhood (2008)
69. The War on Kids (2009)
70. Palestine Is Still the Issue (2002)
71. Peace, Propaganda, and the Promised Land (2004)
72. Occupation 101: Voices of the Silenced Majority (2006)
73. Walmart: The High Cost of Low Prices (2005)
74. Big Sugar (2005)
75. The Fluoride Deception (2011)
76. Fluoridegate: An American Tragedy (2013)
77. An Inconvenient Tooth (2012)
78. The Great Culling: Our Water (2013)
79. Shots in the Dark: Silence on Vaccines (2009)
80. I Am Fishead: Are Corporate Leaders Psychopaths? (2011)
81. Capitalism Is the Crisis (2011)
82. Slavery By Consent (2012)
83. The Crisis of Civilization (2011)
84. No Logo: Brands, Globalization, and Resistance (2003)
85. 97% Owned (2012)
86. Culture in Decline – Episode 1: What Democracy? (2012)
87. Culture in Decline – Episode 2: Economics 101 (2012)
88. Culture in Decline – Episode 3: C.V.D. (2012)
89. Culture in Decline – Episode 4: War on Nature (2013)
90. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 1: Akasha (2012)
91. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 2: The Spiral (2012)
92. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 3: The Serpent and the Lotus (2012)
93. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 4: Beyond Thinking (2012)
94. Ethos: A Time for Change (2010)
95. Rich Media, Poor Democracy (2003)
96. Weapons of Mass Deception (2004)
97. Entheogen: Awakening the Divine Within (2007)
98. American Blackout (2006)
99. Uncounted: The New Math of American Elections (2008)
100. Blue Gold: World Water Wars (2008)
101. Big Bucks, Big Pharma: Marketing Disease and Pushing Drugs (2006)
102. The End of Suburbia (2004)
103. Rethink Afghanistan (2009)
104. There’s No Tomorrow (2012)
105. Iraq for Sale: The War Profiteers (2006)
106. Priceless (2012)
107. What the Bleep Do We Know? (2004)
108. Fat, Sick, and Nearly Dead (2010)
109. The 11th Hour (2007)
110. Paradise With Side Effects (2004)
111. Starsuckers (2009)
112. Awakening the Dreamer: Changing the Dream (2011)
113. Religulous (2008)
114. Sir! No Sir! – The GI Movement to End the Vietnam War (2005)
115. Gasland (2010)
116. Hacking Democracy (2008)
117. Real Estate 4 Ransom: Why Does Land Cost the Earth? (2012)
118. Vanishing of the Bees (2009)
119. Tapped (2009)

➡️ Os primeiros 119 são dicas do portal



120. DMT: The Spirit Molecule
121. Baraka (1992)
122. Samsara
123. Cut Poison Burn
124. The Business of Being Born
125. The Cove
126. Ayahuasca: Ancient Plant Medicine
127. Hempster – Plant the Seed
128. Coca Lives
129. Forks Over Knives
130. Dirty Pictures (The God Father of Ecstasy)
131. All Watched Over by Machines of Loving Grace
132. The Money Masters
133. The Secret of Oz
134. Spirit Science 1-15
135. Garbage Warrior
136. Top 10 Eco Films of All Time
137. What Babies Want
138. Ring of Power
139. House of Numbers
140. SiCKO
141. True History of Marijuana
142. Run From The Cure
143. Eye of The Illuminati
144. Burzynski: Cancer Is Serious Business (2011)
145. Shaman Voyage
146. Libertopia
147. Zeitgeist
148. Stepping Into The Fire
149. Propaganda
150. Secret Ancient Knowledge
151. The Holy Mountain
152. Food Inc.
153. The Silent Revelation of Truth
154. The Obama Deception
155. The Great Culling: Our Water
156. Dreaming Awake At The End of Time
157. The New American Century
158. ZERO: An Investigation into 9/11
159. The House I Live In
160. Black Whole
161. We Are Legion – The Story of the Hacktivists (2012)
162. Sirius – 2013
163. The Shock Doctrine
164. Manifesting the Mind: Footprints of the Shaman
165. Genetic Roulette
166. The Disclosure Project

Extraído de: http://portaldocurta.wordpress.com/2014/01/22/66-filmes-para-expandir-a-sua-consciencia/

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SUGESTÃO DE "PROJETO DE ARTE" PARA EDUCAÇÃO INFANTIL



"PROJETO RELEITURAS"

 "A VISÃO INFANTIL DAS TELAS DE ROMERO BRITTO"

Elaborado pela Professora: Daniele Mendonça

"A arte é muito importante para não ser compartilhada"
Romero Britto

O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras gerações.

Entendemos o quão importante e necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado, costumes e principalmente compartilhar saberes

"De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997" 

O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida

Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.


Com esse entendimento é que sugerimos o 
"Projeto Releituras"

A visão infantil das telas de Romero Britto.

Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.

Objetivo Geral do Projeto

Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras do artista plástico.

Objetivos Específicos

✅Conhecer a biografia de Romero Britto.
✅Fazer leitura de imagem.
✅Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
✅Identificar cores primárias e secundárias.
✅Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
✅Perceber traços da natureza em suas obras.
✅Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
✅Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
✅Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
✅Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.

Desenvolvimento

Ver cronograma das atividades

Recursos Materiais
✅TV, DVD
✅Máquina fotográfica/filmadora
✅Xerox coloridas de algumas telas do autor Romero Britto: borboleta, peixe, gato, cachorro, flor, bola
✅Xerox preta e branca de algumas telas do autor (outras)
✅Fita gomada
✅Tinta guache, lápis de cor, giz de cera
✅Papel 40kg diversas cores
✅Cartolina colorida
✅Retalhos de EVA
✅Revistas para recorte
✅Cola branca
✅Pincel de maior espessura
✅Tesoura
✅Papel crepom diversas cores
✅Caixas de papelão médias

Culminância

Exposição de Arte
▶️Releituras da Obra de Romero Britto na "visão das crianças da Educação Infantil"

▶️Apresentação do vídeo mostrando as atividades realizadas pelas crianças durante o projeto.


Avaliação

▶️A avaliação do Projeto deverá ser realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu desenvolvimento

Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.


A seguir, algumas telas do autor em 
preto e branco para as crianças colorir

É só imprimir ⤵️






















CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 


Projeto Releituras
A visão infantil da obra do autor Romero Britto. 

Sugestões das Etapas do Projeto 

Roda de Conversa (todos juntos no grupo)

▶️Quem é Romero Britto? Apresentar às crianças, imagens (telas) e vídeo no Data Show sobre a vida e algumas telas do autor.
▶️Exemplos: “borboleta”, “peixe”, “cachorro”, “flor”, “bola”, outras.
▶️Prática: Desenho livre; criar um desenho a partir da obra de Romero Britto.


Roda de Conversa (em sala de aula)

Exposição de telas do autor

Fazer leitura de imagem de algumas telas do autor. Observar, trabalhar conceitos de formas e cores e o desenvolvimento da oralidade (na sala de aula). Prática: Pintar com lápis de cor as telas em preto e branco do autor em folha de papel A4.

▶️Técnica: Mosaico;
▶️Fazer releitura da obra “Peixe” (ou outra a escolha do professor);
▶️Prática: usando a técnica Mosaico;
▶️Usar pedacinhos de EVA coloridos.

Estudo das cores primárias e secundárias

▶️Assistir ao vídeo: Doki Descobre as Cores (Discovery Kids);
▶️Formar outras cores usando tinta guache;
Prática: Pintar telas em preto e branco (xerox papel A4) do autor Romero Britto tendo as telas coloridas como referência.

Roda de Conversa
▶️Memória da aula anterior;
▶️Relembrando autor e Projeto;
▶️Colorir com giz de cera, uma tela em preto e branco do autor em Papel A4, colar no papelão e construir um quebra-cabeça.


Releitura da Obra do autor Romero Britto

▶️Realizar com as crianças trabalho de releitura de uma obra do autor. 
Sugestão: “Flor”. 
Professor: selecionar materiais com antecedência. 
Materiais: telas, pincel (individual) e tinta guache várias cores.

Organização e seleção de Materiais para a Exposição

▶️Junto com as crianças, selecionar e organizar os desenhos que serão apresentados no dia da Exposição de Arte na escola.

▶️Também expor material nas salas para visitação de outros colegas.

Visitação às salas de aula

Mini exposição

▶️Momento de visitação dos colegas de outras turminhas.
▶️Cada sala visita a sala dos outros colegas. 
▶️Apreciação e registro (foto, filmagem).

Exposição de Arte: 

Finalizar Projeto com uma linda
"Exposição de Arte"
para toda a escola e pais dos alunos, e vídeo com fotos.


Para mais informações sobre a vida e obra do autor Romero Britto veja o site: www.britto.com 

Fonte: http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br/2013/02/projeto-de-artes-para-educacao-infantil.html?spref=fb

Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

ESCOLA DE ENSINO DE PROGRAMAÇÃO, ROBÓTICA E EMPREENDEDORISMO TERÁ MATRIZ EM SÃO PAULO


Brasil vai ganhar unidades de escola de programação e robótica para crianças e adolescentes


Criada no Vale do Silício, EUA, a escola SuperGeeks é voltada para o ensino de programação, robótica, além de estimular o treino de inglês e ter aulas de empreendedorismo; a matriz será em São Paulo.

Publicado em 17 de janeiro de 2014

Em um mundo, onde tudo é controlado por tecnologia, saber programar torna-se um grande diferencial para qualquer pessoa, especialmente para os jovens que ainda não chegaram na fase do primeiro emprego. 


O presidente Barack Obama foi categórico: "Se quisermos continuar no topo, os jovens precisam dominar a tecnologia." No Brasil, não será diferente. Se almejamos que nosso país seja de Primeiro Mundo, a educação tecnológica será muito importante para que isso aconteça.

No entanto, no Brasil, há pouquíssimos colégios particulares que estão se mobilizando para ensinar Programação e Robótica para seus estudantes

Devido a essa carência educacional brasileira, surgiu a SuperGeeks, que começou no Vale do Silício (Estados Unidos), e agora tem como objetivo tornar acessível o ensino da Programação e Robótica no Brasil.

Nos cursos ministrados pela escola, crianças e adolescentes não aprendem somente Programação e Robótica; mas também aprendem e treinam Inglês – uma vez que as aulas são bilíngues – além de Empreendedorismo, para que, no futuro, esses jovens possam criar seus próprios negócios digitais.

A metodologia da escola ensina os jovens a criar jogos de videogame, fazendo com que as aulas sejam extremamente divertidas. "Queremos que os jovens venham para aulas, porque estão gostando do que aprendem e não por obrigação ou pressão dos pais, como acontece com outros cursos extracurriculares", menciona Vanessa Ban, coordenadora pedagógica.

A SuperGeeks abriu pré-matrículas para pessoas de todo o país, de modo a verificar as regiões nas quais os cursos são mais solicitados, para posteriormente definir pontos físicos das filiais. "Qualquer cidade do Brasil que houver grande interesse pelas aulas da SuperGeeks, abriremos uma escola lá", informa Marco Giroto, fundador da escola. Além disso, ainda neste primeiro semestre, na cidade de São Paulo, haverá a inauguração da matriz.

Os pais interessados em matricular seus filhos ou, até mesmo, os jovens que tiverem interesse, poderão se cadastrar no site http://supergeeks.com.br/ .       
Fora as unidades próprias da SuperGeeks, a empresa também oferece seus cursos para serem ministrados dentro dos colégios

Aqueles que fizerem o cadastro da pré-matrícula, não precisarão pagar pelo material da primeira fase do curso.


Fonte: http://www.administradores.com.br/noticias/academico/brasil-vai-ganhar-unidades-de-escola-de-programacao-e-robotica-para-criancas-e-adolescentes/83833/




quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

PSICOPEDAGOGO TEM PROFISSÃO REGULAMENTADA





Senado aprova regulamentação da profissão de Psicopedagogo

Profissão poderá ser exercida por graduados e por formados em 
Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham especialização

A CAS (Comissão de Assuntos Sociais do Senado) aprovou nesta quarta-feira (5/2) projeto de lei da Câmara dos Deputados (PLC 31/2010) que regulamenta a atividade de Psicopedagogia.

De acordo com o texto, a profissão poderá ser exercida por graduados e também por portadores de diploma superior em Psicologia, Pedagogia ou Licenciatura que tenham concluído curso de especialização em Psicopedagogia, com duração mínima de 600 horas e 80% da carga horária dedicada a essa área.

Uma emenda assegurou ainda a inclusão dos fonoaudiólogos na lista de profissionais aptos a exercer a profissão, após a especialização exigida. Essa alteração foi feita durante o exame da proposta na CE (Comissão de Educação, Cultura e Esporte), em outubro passado. O relator na CAS, senador Cyro Miranda (PSDB-GO), sugeriu a manutenção do texto como veio da comissão anterior.

A proposta recebeu decisão terminativa, o que dispensa análise em Plenário, a menos que haja recurso com esse objetivo. Agora terá que retornar à Câmara, para exame das modificações feitas pelo Senado. Houve ainda ajustes no texto para evitar conflitos de competência da nova atividade com outras profissões já regulamentadas.

Apresentado à Câmara pela deputada Raquel Teixeira, o projeto também autoriza o exercício aos portadores de diploma de curso superior que já venham exercendo, ou tenham exercido, comprovadamente, suas atividades profissionais em entidade pública ou privada até a data de publicação da lei.

Cyro Miranda festejou a aprovação, lembrando que a matéria já tramita há 11 anos desde sua apresentação. Na análise, ele salientou que o projeto não pretende impor reserva de mercado, pois estende a atividade a graduações em áreas afins e aos profissionais de educação e de outras áreas, após formação complementar em Psicopedagogia.

Segundo a Associação Brasileira de Psicopedagogia, existem cerca de 100 mil psicopedagogos formados no Brasil.

Psicopedagogos são profissionais que não atuam somente nas escolas, mas em diferentes instituições.

Para o relator, com a regulamentação da atividade, cria-se uma identidade e exige-se dos profissionais a ética e a formação necessárias para que possam desempenhar com competência seu ofício.

Fonte: Agência Senado

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

DINÂMICAS DIVERTIDAS PARA "VOLTA ÀS AULAS"




 



"Com dinâmicas divertidas, 
você professor, apresenta a escola aos alunos, aproxima colegas de classe e contribui para que todos se sintam acolhidos dentro do novo grupo."

Primeiro dia de aula!

 A turma toda está na expectativa para saber quem serão os novos professores. 

Muitos alunos nunca se viram ou mal se conhecem.
 Para formar um grupo unido, bem relacionado e em sintonia com você, esqueça a velha tática de dar bom dia, fazer as apresentações e entrar no conteúdo. Confira a seguir dez atividades de integração para diversos níveis de estudo.


1) Como é meu colega:

Diga à classe que todos vão ganhar um "retrato". Pregue na parede uma folha de papel Kraft da altura da criança.
 Posicione o aluno de modo que fique encostado na folha e, com um lápis, desenhe o contorno do corpo dele. 
Estimule a turma a dizer como é o cabelo, o rosto, se usa óculos etc. Durante a atividade, repita muitas vezes o nome do aluno, para que os colegas memorizem.
Faça o desenho (retrato) de todos. 
Por fim, peça a um colega que desenhe o seu contorno, repetindo o processo de observação, para que as crianças também se familiarizem com você.
 Pendure os desenhos na parede e elogie o grupo. 
Nos dias seguintes, logo na entrada, pergunte à classe quem é cada um dos colegas desenhados e se ele está presente. Se estiver, ganha uma salva de palmas. Deixe os papéis expostos por algum tempo.
É importante para os pequeninos que suas produções permaneçam ali até eles se sentirem pertencentes ao grupo e ao ambiente.

Recomendado para: Educação Infantil



2) Os materiais que vamos usar:

Esconda na sala sacos ou embrulhos contendo materiais diversos que farão parte do cotidiano da meninada. 
Pode ser, por exemplo, livros, jogos, pincel, tesoura ou um pouco de argila. Peça às crianças que procurem, em duplas, pelos objetos. Isso já estimula a cooperação entre elas. Oriente a busca dizendo "quente", se o que procuram está perto, "morno", se está a uma distância média, ou "frio", quando estiver longe. 
Depois que todos os pacotes forem encontrados, pergunte que atividades podem ser feitas com os materiais e aproveite para explicar melhor a função de cada um. 
Mostre como e onde eles ficarão guardados, chamando a atenção para a importância de manter o ambiente de trabalho sempre bem organizado.

Recomendado para: Educação Infantil


3) Meu nome é...

Faça crachás com o nome das crianças e coloque no chão da sala, no meio de uma roda. Peça que cada uma identifique seu nome. Incentive o reconhecimento das letras iniciais, conte quantas letras compõem cada nome e faça com que elas percebam letras iguais em nomes diferentes. 
Quando todas já estiverem com crachá, comece um gostoso bate-papo sobre as preferências de cada um quanto a um tema predeterminado (como alimentos, brincadeiras, objetos ou lugares). Agrupe as crianças de acordo com as afinidades. Na etapa seguinte, peça aos alunos que desenhem aquilo de que gostam em uma folha e coloquem o nome.
 Quem não souber escrever sozinho pode copiar do crachá. Depois de prontos, os desenhos são mostrados aos colegas e, em seguida, expostos no mural. 
Com os alfabetizados, a dinâmica é a mesma, mas, além de desenhar, eles podem fazer uma lista de suas preferências.

Recomendado para: Educação Infantil


4) Eu sou assim:

Peça aos alunos para trazerem uma caixa de sapatos, que será transformada em caixa postal. O primeiro passo é fazer um corte horizontal em uma das laterais menores da caixa, por onde vai passar um envelope. Em seguida, numere-as e determine quem será o dono de cada uma. Diga a todos que memorizem o próprio número. Depois de prontas, coloque as caixas sobre a sua mesa. Numa segunda etapa, organize um sorteio. Cada estudante vai retirar de um saquinho um número, que será o da caixa de um de seus colegas, para quem ele escreverá uma carta. A mensagem deve ser anônima. No texto, o aluno se descreve fisicamente e escreve um pouco sobre seu dia-a-dia e seus gostos. 
O importante é dar informações suficientes para o destinatário adivinhar quem ele é e, de quebra, conhecer um pouco mais sobre sua vida. Ninguém pode ver o colega depositar a carta na caixa. 
Caso contrário, acaba o mistério sobre o remetente.


5) Quem é meu professor?

Organize uma entrevista para que os alunos conheçam você melhor. Divida-os em grupos e solicite que elaborem questões como se fossem repórteres. 
Diga que as perguntas podem ser sobre sua idade, se tem filhos, quanto tempo tem de profissão ou onde mora, por exemplo. Prontas as questões, sente-se num local da sala onde todos possam vê-lo bem para respondê-las. 
Avise que todos deverão trazer, no dia seguinte, um breve texto sobre tudo o que lembrarem. Assim, eles prestam atenção.
Na próxima aula, sorteie algumas crianças para ler a produção escrita e peça que as demais avaliem e complementem se necessário. Proponha essa atividade depois de promover a apresentação e o reconhecimento do espaço físico da escola (a seguir).


6) Turismo na escola:

Se a sua turma for de 1ª a 4ª série, divida os alunos em grupos. Esse é um bom momento para integrar os novatos. 
Deixe-os junto aos veteranos, que devem se comportar como verdadeiros guias e anfitriões. 
Em cada folha de papel, descreva um local da escola, coloque os textos em uma caixa e organize um sorteio. 
Cada grupo retira um papel e tenta adivinhar qual é o local descrito.
Em seguida, desafie os grupos a encontrar os locais sorteados. Chegando ao destino, os alunos desenham o ambiente com o máximo de detalhes, escrevem o nome dos funcionários que trabalham lá e a sua função.
De volta à classe, os grupos trocam observações e registros e expõem suas produções. 
Num segundo momento, peça a eles que produzam um mapa da escola (com a sua ajuda, é claro) numa folha de cartolina. 
Em cada local específico do mapa, os desenhos são fixados. Estimule os grupos, nos dias seguintes, a visitar as dependências que ainda não foram percorridas.
Em turmas de 5ª a 8ª séries, a garotada pode fotografar esses lugares e fazer entrevistas mais longas com os funcionários.
Nesse caso, você não precisa fazer o mapa e pode pedir textos detalhados sobre os diversos "pontos turísticos" da escola.


7) Direitos e deveres:

Já nos primeiros dias, estabelecer os famosos combinados pode evitar problemas e garantir um bom relacionamento ao longo do ano. Comece discutindo com a garotada o que espera do ano que se inicia e qual a melhor maneira de trabalhar em grupo para alcançar esses objetivos.
Formule com todos (e escreva no quadro) a continuação das seguintes frases: "Temos direito a..." e "Somos todos responsáveis por..."
Lembre-se de que a declaração de direitos e deveres deve ser inspirada nas normas gerais da escola - que os alunos precisam conhecer - e ser focada no que deve ser feito, e não no que é proibido. 
A etapa seguinte é descobrir o que as outras turmas da escola combinaram. 
A troca de informação, além de enriquecer os tratados feitos por eles, promove a integração com colegas de outras classes.
Ao terminar, peça a cada um que copie os tratados e cole na agenda. Assim, o texto estará sempre à mão. 
Além disso, os estudantes podem produzir dois grandes cartazes em cartolina para pendurar na parede da classe.


8) O que vamos aprender:

Todo ano é a mesma coisa: o que esperar da série que se inicia? Uma situação desconhecida sempre dá um friozinho na barriga. 
Para baixar a ansiedade da meninada, registre no quadro algumas dúvidas e expectativas do grupo sobre o trabalho na nova classe e convide alguns estudantes da série seguinte para respondê-las. 
Deixe que falem livremente sobre as suas impressões e vivências como ex-aluno da série. 
Esse intercâmbio, logo no início, deixa a turma mais tranquila e segura e valoriza a cooperação e a interação entre diferentes classes.


9) O que penso ou sinto sobre...

Inspirado em conteúdos transversais a ser trabalhados ao longo do ano, escolha imagens extraídas de revistas ou jornais: animais em extinção, diferentes profissionais em ação, crianças numa fila de vacinação, mesa com alimentos saudáveis, indivíduos em situações precárias de vida, produtos tecnológicos modernos, mulher grávida, entre outras. 
Entregue uma para cada aluno e peça que escrevam o que sentem ou pensam sobre a imagem. Isso possibilitará conhecer o nível do texto com relação a coesão, coerência, adequação gramatical e ortográfica e vocabulário. 
Além disso, você vai conhecer gostos, sentimentos, histórias de vida e percepção de mundo dos adolescentes.


10) O que vou aplaudir?

Organize os alunos em duplas e selecione temas para ser discutidos. Por exemplo: Brasil, reciclagem de lixo, internet, desemprego, Sol, música. 
Escreva a lista no quadro-negro e em pedaços de papel, que são colocados num saquinho. 
Cada dupla sorteia um, vai até a lousa e diz se aplaude ou não o tema sorteado. Peça que cada um justifique sua opinião. 
Um deve complementar a fala do outro expressando tudo o que sabem sobre o assunto. 
Com essa atividade, você poderá avaliar o conhecimento do grupo, seu nível de expressão e argumentação e descobrir quais são seus interesses. 
Essas informações serão valiosas para o seu planejamento.

Variação: Também poderá ser feita com sentimentos e atitudes.
Ex: bagunça, briga, carinho, etc.
Após esta dinâmica (variação) você poderá mostrar aos alunos as regras da classe.


Outras Dinâmicas 


Bem-vindo!


Objetivo: fazer a apresentação das pessoas e promover a integração do grupo.

- Entregar a cada pessoa um círculo de papel para que escreva nele seu nome (crachá).

- Passar um saco com pares de balas doces para que cada pessoa retire uma.

- Pedir que cada um procure seu par (de bala igual) e sente-se ao seu lado.


Trabalho em duplas: conversar com o par sobre a origem/escolha do seu nome, idade, signo, música e filme de que gosta, desejos etc, por 5 minutos.


Trabalho em grupo: pedir que formem um círculo e que cada um apresente o seu par dizendo que descobriu sobre a outra pessoa. A medida que se apresentam, colocam um no outro o crachá com o nome, desejando boas vindas.


Pedir para estarem atentos às apresentações, pois todos merecem ser bem recebidos.


Ao final, compartilhar: O que gostaríamos de encontrar neste grupo?

Encerrar com um aperto de mão e uma salva de palmas a todos.



Bola dos sentimentos:


Objetivo: promover a integração do grupo.

Listar virtudes e sentimentos e escrever em papéis ou etiquetas para colar em uma bola.

Ex: amor, perdão, tolerância, raiva, alegria, tristeza, paz, rancor, solidariedade etc.


Em círculo, jogar a bola para o colega que retira uma etiqueta colada e fala sobre aquele sentimento ou virtude e por que o escolheu.



Balão dos sonhos:


Objetivos: integrar o grupo e falar dos sonhos.

Descrição: entregar um balão colorido e um pedaço de papel para cada pessoa. Pedir para que anotem seu maior desejo para este ano e como pretendem realizá-lo.
Colocar o papel dentro do balão, encher e amarrar. 
Fazer um círculo e, dois a dois, conversar sobre este sonho. Depois, ao som de uma música, soltar os balões para o alto, de modo que todos se envolvam na brincadeira.
O animador vai motivando o grupo para não deixar cair ou perder nenhum dos sonhos; que o ar leve estas intenções para cima, para o mundo, e que sejam para melhorá-lo.

Finalizar: finalizar com um abraço, desejando boas vindas ao colega de turma.



Fonte: http://mundomagicoprofjuliana.blogspot.com.br/2012/01/volta-as-aulas-dinamicas.html