segunda-feira, 30 de setembro de 2013

SÁBADO ACONTECEU A 7ª EDIÇÃO DO "CIRCUÍTO DA CIÊNCIA" NO INPA



Na manhã deste sábado, dia 27 de setembro de 2013, no "Bosque da Ciência", do INPA/MCTI - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, foi realizada a   edição  do "Circuíto da Ciência", com uma intensa programação e muitas atividades educativas e científicas com diversão.




O projeto além de apresentar as oficinas educativas e científicas,  de forma lúdica, também se utiliza de várias outras exposições científicas como as de malária e dengue, leishmaniose, invertebrados terrestres vivos, abelhas das orquídeas, insetos aquáticos, com demonstração de jogos educativos  do Laboratório de Psicologia e Educação Ambiental (Lapsea), Herbário e Carpoteca (local onde se guardam frutos), também com objetivo de divulgação e informação científica para se comunicar e socializar com a comunidade, mostrando o que é  produzido nos laboratórios do  INPA, além de oferecer tudo isso num espaço com biblioteca, auditório, exposições permanentes na "Casa da Ciência", um Planetário e lanchonetes, tudo num ambiente muito agradável, no meio da Floresta.





O Projeto "Circuíto da Ciência", do INPA conta com Parceiros, que também desenvolverem outras atividades demonstrativas, como o dos Recursos Hídricos e Saúde Bucal – da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), o Clube de Ciências da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), a Sala de Ciências do Sesc Amazonas, o Projeto Gestão de Resíduos da Moto Honda, o "Posição Certa" da Universidade UniniltonLins, com Postura e workshop sobre "Turismo no Amazonas" da Faculdade Fametro, e também conta com Exposição de Produtos Reaproveitáveis e Jogos Ambientais da Semmas, Coleta Seletiva da Semulsp e da Manaus Ambiental (Secretarias da Prefeitura de Manaus).




Conta também com a Parceria dos projetos Despertando a Consciência da Universidade Uninorte, Pirogravuras em Papel Reciclado, do Grupo de Escoteiro "Amazonas", e do Projeto “As Funções dos Parques Urbanos da Cidade de Manaus”  do PCE da escola E.M. Carolina Perolina Raimunda Almeida - São José Operário.



O 'Bosque da Ciência" do INPA - Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, funciona no estado do Amazonas, na cidade de Manaus, bairro de Petrópolis/Aleixo, na rua Otávio Cabral, proximidades da avenida André Araújo.

domingo, 29 de setembro de 2013

7 LIÇÕES DO GÊNIO DA COMPUTAÇÃO BILL GATTES QUE SERVER PARA QUALQUER UM

Bill Gates em seu escritório, no outono de 1980


"Todo gênio teve ou tem características próprias que os fazem ser diferentes das demais pessoas". 


O gênio que fundou a indústria de software e transformou para sempre a forma com que interagimos com computadores, BILL GATES, quando jovem e ainda um universitário, nos meados dos anos 80, e antes de se tornar o empresário multibilionário, jogava pôquer, estudava 36 horas seguidas e ia ao cinema.

O escritor e biógrafo Walter Isaacson, mergulhou na juventude de Bill Gates em seu novo livro, sobre "os pioneiros da indústria digital", narrando algumas lições aprendidas com o jovem Gates, mas que, podem valem para qualquer um.




Transcrevemos a seguir, 7 dessas lições que a 


INFO destacou, vejam: 


1- Seja flexível


Quando se candidatou à universidade, Gates escolheu três instituiçõesHarvard, Yale e Princeton –, e para cada uma delas escolheu uma abordagem diferente. Em Yale, ele vendeu seu interesse em política. Em Princeton, falou sobre seu desejo de se tornar engenheiro da computação. Para Harvard, destacou sua paixão por matemática. Foi aceito em todas, mas decidiu pela última.



2 – Abrace a diversidade

Do texto de Walter Isaacson: "Quando pediram para ele descrever quais tipos de colegas de quarto ele preferia, Gates listou um afro-americano e um estudante de fora do país".


3 – Pratique a intensidade


Sam Znaimer, um dos colegas que dividiram quarto com Gates nos anos de Harvard, descrevem o fundador da Microsoft como "amigável, mas estranhamente fascinante". "Ele tinha o hábito de estudar 36 horas ou mais, dormir por dez horas, sair para comer uma pizza e voltar", diz Znaimer. Para escrever o interpretador BASIC para Altair, Gates se internou numa maratona de oito semanas programando.



4 – Divirta-se no processo

Apesar de toda a intensidade, Gates sabia se divertir. Ele abandonou uma entrevista no MIT para jogar Pinball, ia ao cinema com Steve Ballmer depois de longas sessões de estudo e tinha uma forte queda por pôquer.



5 – Mude de ideia

Inicialmente, o fundador da Microsoft pretendia estudar matemática pura. Diz ter mudado de ideia depois de ter encontrado várias pessoas no departamento de matemática que eram melhores do que ele. No fim, decidiu pela matemática aplicada.



6 – Foco

Como muitos outros empreendedores de sucesso, a capacidade de manter o foco num assunto ou tarefa se destacava em Gates. "Bill tinha uma qualidade monomaníaca", diz um colega da época. "Ele focava numa coisa e realmente não se desgrudava dela".



7 – Comemore

Depois das oito semanas de programação, o parceiro de Gates, Paul Allen, foi até Albuquerque e fechou um contrato com a MITS, fabricante do Altair, para que ela distribuísse o interpretador BASIC. Na volta, o time saiu para comemorar. Gates pediu seu drinque favorito, um Shirley Temple, feito com ginger ale e suco de cereja marrasquino.



Fonte: http://exame.abril.com.br/tecnologia/noticias/7-licoes-aprendidas-com-o-jovem-bill-gates?page=3
Marcus Vinícius Brasil

sexta-feira, 27 de setembro de 2013

DICAS PARA ENSINAR EMOÇÕES AS CRIANÇAS. É SÓ IMPRIMIR




ME DEPAREI COM UM LINK COM MODELO DE ROSTOS EM BRANCO (DE MULHERES, HOMENS, CRIANÇAS), ONDE OS FAMILIARES, CUIDADORES, TERAPEUTAS E EDUCADORES PODEM TRABALHAR COM AS CRIANÇAS, ENSINANDO E ESTIMULANDO O RECONHECIMENTO DAS EMOÇÕES, ASPECTOS COGNITIVOS E MOTORES. 


ESPERO SER MUITO ÚTIL!

É SÓ IMPRIMIR E ENTREGAR AS CRIANÇAS PARA COMPLETAR OS ROSTOS:







Fonte:  http://www.reab.me/2013/09/rostos-para-imprimir-e-trabalhar-na-terapia/

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

ESTADO DE SÃO PAULO SELECIONA EDUCADORES ATÉ 4 DE OUTUBRO PARA INTEGRAREM O NOVO MODELO DE EDUCACÃO

No estado de São Paulo, estão abertas inscrições para 2 mil vagas para educadores interessados em atuar nas 178 escolas que terão tempo integral em 2014

Escolas que adotarão novo modelo de tempo integral recebem aporte de R$ 38,8 milhões



Publicado em 20/09/13, o setor de Educação da TV Cultura, através da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, divulga a notícia, senão vejamos a seguir:




A Educação, por meio da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão que administra as obras escolares, acaba de assinar contratos para investir R$ 38,8 milhões nas reformas das escolas que oferecem os anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, que integrarão o novo modelo de Escola de Tempo Integral.



As unidades fazem parte da primeira fase do plano de expansão do modelo em que os alunos ficam mais de 8 horas por dia nas unidades de ensino. Nesta primeira etapa das obras, serão contempladas 95 escolas. Entre as intervenções previstas estão a implantação de laboratórios e salas de uso múltiplo, de acordo com nível escolar atendido pela unidade, além de adaptação de refeitório, cozinha e despensa, banheiros e vestiários.


Atualmente, o Estado de São Paulo possui 69 escolas com o novo modelo de ensino integral atendendo a 20 mil estudantes. No ano que vem, serão 178 unidades, nas quais serão atendidos 53 mil alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio.



Credenciamento de professores


Estão abertas as inscrições para educadores da rede estadual interessados em atuar no regime integral de ensino.


São 2 mil vagas no total. Os professores e gestores precisam ser efetivos e estáveis, com licenciatura plena e atuação de pelo menos 3 anos. Os convocados recebem gratificação de 75% sobre o salário-base. As inscrições podem ser feitas até 4 de outubro


Os inscritos que não forem chamados nesta primeira fase poderão ser acionados ao longo do próximo ano.


Veja aqui como será o processo de credenciamento.




Fonte: http://cmais.com.br/educacaoemdia/noticias/escolas-que-adotarao-novo-modelo-de-tempo-integral-recebem-aporte-de-r-38-8-milhoes

FAIXAS COM DICAS DE GRAMÁTICA SÃO ESPALHAS NAS RUAS DE MARINGÁ-PR

25/09/2013 07h00 

Advogado espalha faixas com dicas de gramática pelas ruas de Maringá


Lutero de Paiva diz querer extinguir os 'vícios de linguagem' na cidade.

Dicas são exibidas em semáforos, pontos turísticos e em canteiros de obra.



Palavras usadas de forma errada constantemente são corrigidas nas faixas espalhas pela cidade (Foto: Sinal do Saber/Divulgação)
Palavras usadas de forma errada constantemente são corrigidas nas faixas espalhas pela cidade (Foto: Sinal do Saber/Divulgação)


O advogado Lutero de Paiva Pereira decidiu espalhar faixas com dicas de gramática pelas ruas de Maringá, no norte do Paraná, para combater os "vícios de linguagem" praticados comumente pela população, segundo ele. A ideia, batizada como "Sinal do Saber", começou nos sinaleiros, em julho de 2013, e agora já chegou a parques e pontos turísticos do município.
Os banners são amarelos, chamativos. Enquanto os motoristas paravam no sinaleiro, o recado era dado: "Não existe a palavra “menas”, somente menos"; "O plural é troféus e não “troféis”; "Não é “perca” de tempo, mas perda de tempo."
"A palavra tem o poder de construir e destruir. Quando as pessoas percebem que elas podem ser usadas corretamente, elas se apaixonam, se sentem bem. Existe prazer em aprender. Queria colocar nossa língua mais perto das pessoas. E estou conseguindo", comemora.
Com o sucesso do projeto, o advogado resolveu pedir apoio a alguns amigos para expandir a iniciativa. Vários deles compraram a ideia e financiaram mais faixas, que logo foram fixadas em pontos conhecidos de Maringá, como o Parque do Ingá.
O "Sinal do Saber" alcançou, também, os canteiros de obra. Pereira levou a ideia para um amigo, dono de uma construtora. Os dois decidiram sanar as dúvidas de mestres de obras, pedreiros e engenheiros com faixas parecidas com as que eram mostradas nos sinaleiros.
Lutero de Paiva quer combater o uso dos 'vícios de linguagem'. (Foto: RPC TV Maringá/Reprodução)

Lutero de Paiva quer combater o uso dos 'vícios de
linguagem'. (Foto: RPC TV Maringá/Reprodução)


Em meio a lajotas e sacas de cimento, o advogado pendurou placas que ensinam a pronúncia correta de palavras que cotidianamente estão na boca de quem trabalha nas construções: "betoneira" em vez de "bitoneira", "mulher" em vez de "muié", "vassoura" em vez de "bassoura", por exemplo.
"Fiquei surpreso com a repercussão nos canteiros de obra. É incrível ver a alegria daqueles homens, que tiveram poucas oportunidades na vida, ao aprender uma palavra corretamente. Eles repassam o conhecimentos para os filhos, para os netos. É muito satisfatório", confessa.
Atualmente, são 18 faixas espalhadas por Maringá. A ideia, segundo Pereira, é criar ainda mais banners na cidade. "Estou negociando com shoppings e outras mídias para expandirmos a ideia. Agora, quero trabalhar com etimologia [o significado das palavras] e com informações gerais sobre o mundo, geografia, história", anuncia o advogado. "Maringá é linda. Precisa ser tão bonita culturalmente, também. É o que estou tentando fazer", afirma.
Vicíos de linguagem podem ser importantes, diz professora

A coordenadora do curso de Letras do Centro Universitário de Maringá (Unicesumar), Fabiane Carniel, afirma que as faixas são formas interessantes de discutir a língua portuguesa. No entanto, ela garante os vícios de linguagem cumprem função importante quando vistos pela linguística, a ciência que analisa a língua em seu uso no dia a dia.

"Os vícios não são erros, são inadequações, como dizemos no curso de Letras. Embora não estejam de acordo com as regras normativas, esse tipo de equívoco serve para aperfeiçoar a comunicação falada. Logo, tem sua importância. Não podemos desprezá-los. Temos que refletir, sim, e mostrar os dois lados da moeda, criando opções para que o locutor use da forma que ele entender ser mais adequada", explica a professora.

A coordenadora lembra, porém, que existem situações que os vícios de linguagem não são admitidos. "A importância de se saber bem a gramática normativa é que existem situações em que ela é necessária. Nas universidades, por exemplo, não dá para usar a linguagem informal em trabalhos acadêmicos. É preciso que as pessoas dominem as regras, desde a escola", sugere.

Fabiane conta que observou uma das faixas em um parque de Maringá e presenciou uma situação inusitada. "A faixa me chamou a atenção, até porque sou da área. Envolvia a palavra cadarço. Lembro que havia uma pichação muito curiosa. Escreveram: 'Você sabi o que é linguística? (sic)', com a letra "i". Olha que curioso. A pessoa sabe o que é a linguística e qual é a importância dela, mas tropeça em um erro de gramática".


Fonte: http://g1.globo.com/pr/parana/educacao/vestiba/2013/noticia/2013/09/advogado-espalha-faixas-com-dicas-de-gramatica-pelas-ruas-de-maringa.html

terça-feira, 24 de setembro de 2013

BOLSAS DE ESTUDOS INTEGRAIS PARA 2014 EM ESCOLAS PARTICULARES DE TODO O BRASIL

Uma grande oportunidade para quem deseja concorrer a 250 Bolsas de Estudos Integrais oferecidas pela Abril Educação para 2014,
 em várias cidades brasileiras. 

Veja como é fácil participar e concorrer!


Não precisa realizar provas, basta se cadastrar, para no 

período 
de 

10/09/2013 a 30/11/2013 .


ACESSE OS LINK ABAIXO:






  • Selecione a Escola na qual você gostaria
    de receber a bolsa e a série que seu
    filho vai cursar em 2014.

VEJA O REGULAMENTO NA ÍNTEGRA:


REGULAMENTO

ABRIL EDUCAÇÃO S/A.
Sede na Rua Otaviano Alves de Lima, 4400
Ala C – Freguesia do Ó – CEP: 02909-000
Cidade de São Paulo, Estado de São Paulo,
Inscrita no CNPJ/MF sob nº 02.541.982/0001-54

SISTEMA DE ENSINO ABRIL EDUCAÇÃO S.A
CNPJ: 49.323.314/0001-14
RUA: Gibraltar, 368 – Santo Amaro
São Paulo – SP – CEP 04755-070

PROMOÇÃO "1 ANO DE ESCOLA GRÁTIS" 

A promoção objeto deste regulamento será desenvolvida no período de 10/09/2013 a 30/11/2013 e se destina a todas as pessoas que se cadastrarem no site da promoção www.abrilbolsas.com.br (Site). Os menores de 18 anos somente poderão participar mediante anuência dos pais ou responsáveis no ato de sua inscrição. 

Para concorrer nesta promoção, o participante deverá acessar o Site www.abrilbolsas.com.br e efetuar o cadastro da promoção, com os seus dados do responsável e do menor que vai usufruir do prêmio objeto da promoção, incluindo nome do aluno, CPF, RG, data de nascimento e o nome da escola participante. O participante que for menor de 18 (dezoito anos) ou juridicamente incapaz deverá estar devidamente representado ou assistido, dependendo do caso, por seus pais ou responsáveis legais devendo, no ato de sua inscrição, preencher o formulário com nome, CPF, RG e telefone do seu responsável. Ao realizar o cadastro na promoção, o participante estará concordando expressamente com os presentes termos e condições. 

Para cada cadastro efetuado, o participante receberá 1 número de participação para concorrer ao sorteio pela Loteria Federal. Além do cadastramento, o participante poderá ganhar 1 número de participação para cada indicação de um amigo que também efetue o cadastramento no site. O indicado deverá efetuar o cadastramento com o mesmo e-mail informado pelo amigo no momento da indicação. Se o e-mail for diferente, o ponto não será computado. 

Se o aluno se matricular em alguma escola participante para o ano letivo de 2014, ganhará mais 10 (dez) números de participação. As escolas informarão a lista de matriculados em até 10 dias antes da data do sorteio para que o bônus seja creditado para o aluno. 

Cada participante só poderá efetuar 1 cadastro por CPF, podendo informar os nomes de todos os filhos neste cadastro. No caso de mais de uma matrícula, o CPF participante receberá os 10 números de bônus para cada filho matriculado. 

O participante cadastrado deverá ser o representante legal do aluno que irá usufruir da bolsa, em caso de contemplação.
Caso o participante efetue a matrícula na escola escolhida, ele receberá de bônus mais 10 (dez) números de participação. 

Os 10 (dez) números de participação mencionados no item 3.4 serão creditados ao participante após 15 (quinze) dias da data da matrícula, período em que a escola escolhida enviará os dados do aluno matriculado para a empresa promotora efetuar a geração e o crédito do número de participação. 

No caso da indicação mencionada no item 3.3, o número de participação somente será enviado caso o indicado efetive o cadastramento no site da promoção, informando o mesmo e-mail utilizado na indicação do seu nome. 

Em caso de matricula do indicado, não será concedido o bônus de 10 (dez) números de participação ao indicante. 

Em caso de contemplação o participante ganhador terá direito a receber apenas 1 (uma) bolsa de estudos. 

Para consultar os números de participação creditados, o participante deverá acessar o site da promoção, no endereço eletrônico www.abrilbolsas.com.br, com o e-mail e senha informados no momento do cadastramento. 

Prêmio: serão distribuídos 250 (duzentas e cinquenta) Bolsas de Estudos, com duração de 1 ano, da série correspondente ao que o ganhador vai cursar no ano letivo de 2014, a ser cursado em uma das escolas participantes. Estão inclusos 1 (uma) anuidade e material (apostilas), no valor de R$ 7.000,00 (sete mil reais). Cada contemplado só poderá ganhar 1 (uma) bolsa de estudos. 

Os contemplados nesta promoção serão identificados com base na extração da Loteria Federal do dia 18/12/2013. Caso não haja extração da Loteria Federal neste dia, será considerada para efeito de apuração a extração imediatamente posterior à data fixada. 

Os números de participação serão compostos por 06 (seis) dígitos, sendo o primeiro dígito correspondente ao número da série e os 05 últimos ao número de participação. Desta forma serão 10 séries, numeradas de 0 a 9, cada uma com 100 mil números, de 00.000 a 99.999. 

Aferição do Contemplado: O Participante ganhador será conhecido através da combinação, conforme abaixo: 

1º Prêmio 
A1 B1 C1 D1 E1 

2º Prêmio 
A2 B2 C2 D2 E2 

3º Prêmio 
A3 B3 C3 D3 E3 

4º Prêmio 
A4 B4 C4 D4 E4 

5º Prêmio 
A5 B5 C5 D5 E5 


O número ganhador será composto pela seguinte combinação:

NÚMERO DA SÉRIE 

NÚMERO DE PARTICIPAÇÃO:  D1 E1 E2 E3 E4 E5 

Exemplo: 
Em uma extração hipotética da Loteria Federal, com os resultados abaixo:

RESULTADO DA LOTERIA 

1o. Prêmio: 
2o. Prêmio: 
3o. Prêmio: 4 1 
4o. Prêmio: 0 1 
5o. Prêmio: 


Os 1ºs. 10 ganhadores da promoção seriam os detentores do número abaixo, nas 10 séries participantes:

NÚMERO DE ORDEM: 3 

Na hipótese de o número obtido, conforme regra estabelecida neste Regulamento, não ter sido distribuído, por qualquer razão, será considerado contemplado o primeiro número atribuído imediatamente superior, e na falta deste, o imediatamente inferior ao número sorteado na Extração da Loteria Federal. 

Para se conhecer os 240 ganhadores restantes, serão identificados os 24 números seguintes ao 1º número ganhador, em cada uma das séries (no exemplo acima, a partir do número 34792) até se encontrar os 24 ganhadores restantes de cada série. Caso a série termine sem a obtenção dos 24 números restantes, será apurado os números imediatamente inferiores (no exemplo acima, abaixo do número 34791), até serem completados os 25 números ganhadores em cada uma das séries. 

Exemplo:

INTERVALO DE NÚMEROS GANHADORES 

TOTAL DE NÚMEROS 

SÉRIE 

NÚMERO INICIAL 

NÚMERO FINAL 

Ganhadores a partir do número do 1º. Ganhador que no exemplo acima foi o número 34791 

Todas 
34792  34815 

O ganhador terá seu nome divulgado no site da promoção no www.abrilbolsas.com.br e será comunicado via telegrama, enviado para o endereço informado no cadastro. 

O prêmio será entregue ao ganhador, sem ônus, no prazo de até 30 (trinta) dias contados da data de apuração, através de Carta Compromisso, no domicílio do contemplado, não podendo ser convertido em dinheiro. Para tanto o mesmo deverá enviar à empresa promotora, no prazo de 10 (dez) dias da comunicação da contemplação, cópias autenticadas do RG, CPF e comprovante de endereço, para que seja elaborada a Carta-Compromisso em nome do ganhador. 

Se o ganhador não reclamar seu prêmio no prazo de 180 (cento e oitenta) dias contados a partir da data da apuração, ocorrerá a caducidade do direito ao prêmio. Neste caso, o valor correspondente ao prêmio será recolhido ao Tesouro Nacional, como renda da União, no prazo de 10 (dez) dias, conforme estatuído no art. 6º do decreto n.º 70.951, de 09/08/1972. 

Pela natureza do prêmio, o mesmo não será exposto. 

Comprovação de Propriedade: Será comprovada em até 8 (oito) dias antes da apuração, a aquisição do prêmio oferecido pela presente promoção, de acordo com os §§ 1º e 2º do Art. 15º do Dec. 70.951/72. 

Após a contemplação, o ganhador receberá uma carta compromisso, assinada pela empresa promotora, em que ela se compromete a entregar o prêmio para ser usufruído pelo ganhador no ano letivo de 2014. O prazo para o contemplado usufruir do prêmio é de 180 (cento e oitenta) dias, contados da assinatura da Carta Compromisso. 

No ato da entrega do prêmio (carta Compromisso), sob pena de não recebê-lo, o ganhador deverá assinar o recibo de entrega do mesmo, entregando à empresa promotora 1 (uma) cópia autenticada do seu RG e CPF, bem como assinando o Termo de Cessão de Imagens e Direitos Conexos. 

O ganhador compromete-se a permitir à promotora fazer uso de seu nome, som de voz e imagem, sem qualquer ônus, pelo prazo de 1 (um) ano, contados da data de apuração, para divulgação da campanha e de seus resultados, fazendo uso em mídia impressa, eletrônica, televisiva e marketing direto. 

Serão excluídos automaticamente da promoção os participantes que cometerem fraude comprovada ou qualquer irregularidade, podendo ainda ficar sujeitos às penalidades previstas em Lei. 

Os casos omissos e dúvidas suscitadas no decorrer do certame serão decididos por uma comissão nomeada pelos organizadores, especialmente constituída para esse fim e suas decisões serão submetidas à CAIXA ECONÔMICA FEDERAL – Centralizadora de Promoções Comerciais. 

Eventuais reclamações poderão ser endereçadas aos Órgãos de Defesa do Consumidor da localidade do domicílio do participante, podendo também ser encaminhadas à própria empresa promotora. 

A participação na presente promoção implica na aceitação das disposições contidas em regulamento expresso, disponível no site www.abrilbolsas.com.br até o dia 30/01/2014.

A presente promoção será divulgada por meio do site www.abrilbolsas.com.br bem como em folhetos, cartazetes e demais materiais impressos a critério da empresa promotora. 

O número do Certificado de Autorização da Caixa constará obrigatoriamente, de forma clara e precisa, em todo material utilizado na divulgação da promoção. 

Certificado de Autorização Caixa No. 1-1476/2013 Distribuição Gratuita


COMO PARTICIPAR

Selecione a Escola na qual você gostaria e pronto é só aguardar o sorteio.


Fonte: https://www.abrilbolsas.com.br/


segunda-feira, 23 de setembro de 2013

EXPOSIÇÃO APRESENTA OBRAS DE ARTES DE CRIANÇAS SUPERDOTADAS

Publicado em 23/09/2013
TV Brasil

A mostra em Brasília reúne obras de um grupo de crianças que se destaca nas artes plásticas desde muito cedo.



CARACTERÍSTICAS MAIS COMUNS OBSERVADAS NAS CRIANÇAS COM AUTISMO



SEGUNDO A "ASA" (autism society of american) APRESENTAMOS UM RESUMO DE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS CAPAZES DE IDENTIFICAR UMA CRIANÇA PORTADORA DA
 SÍNDROME DO ESPECTRO AUTISTA




Fonte: ASA (autism society of american)

sábado, 21 de setembro de 2013

A IMPORTÂNCIA DAS ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES PARA O DESENVOLVIMENTO DE SEU FILHO




ESPORTES, DANÇA, IDIOMAS, MÚSICA, CAPOEIRA, DESENHO, PINTURA, ROBÓTICA,TEATRO, XADREZ, ASTRONOMIA E CULINÁRIA 

são, por exemplo,

 atividades que podem ajudar no desenvolvimento do seu filho para além do aprendizado escolar.


Os cursos ainda contribuem para o desenvolvimento de diferentes capacidades. Autoestima e timidez podem ser trabalhadas em um curso de teatro, enquanto raciocínio lógico e coordenação motora são desenvolvidos nas aulas de robótica, por exemplo. Diversas pesquisas indicam também que a responsabilidade e autonomia estimuladas nos cursos extracurriculares colaboram para um melhor rendimento escolar.


Confira a importância dessas atividades!




Também veja algumas dicas e descobra qual aquela que mais combina com seu filho.

Acessando o link abaixo você saberá escolher melhor:

http://educarparacrescer.abril.com.br/listas/materias-extracurriculares-735030.shtml?utm_source=redesabril_educar&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_educar&:




sexta-feira, 20 de setembro de 2013

OLIMPÍADAS ESCOLARES CIENTÍFICAS NACIONAIS


Mesmo que o ano letivo esteja praticamente chegando ao final, é sempre bom saber o que pode estimular os estudantes. 


As Olimpíadas sempre é uma opção quando se fala em desafios e também, uma boa oportunidade para os candidatos mostrarem os conhecimentos adquiridos em sua vida acadêmica e cotidiana.

Então, reconhecendo essa importância, apresento uma matéria divulgada em 25 de fevereiro de 2013 no portal EBC, que mostra algumas das "Olimpíadas Escolares" realizadas no Brasil, com seus respectivos links que podem ser consultados para maiores detalhes.

Veja:


Portal EBC
25/02/2013

O ano letivo já começou, e junto com ele algumas olimpíadas científicas e de conhecimento abriram as suas inscrições. 

As competições ganharam muita popularidade nas escolas nos últimos anos e podem ser utilizadas pelos professores como ferramenta para estimular o interesse dos alunos e a busca por diferentes abordagens em todas as disciplinas. Além disso, a participação pode proporcionar aos estudantes o aprofundamento nos estudos, novas amizades e até mesmo a classificação em etapas internacionais das competições.

Algumas olimpíadas, inclusive, exploram a interdisciplinaridade e valorizam a habilidade dos participantes em relacionar os conhecimentos adquiridos em sala de aula com as atividades e acontecimentos cotidianos.

A seguir, algumas das olimpíadas que atualmente são promovidas no Brasil por diferentes instituições e entidades. 


Confira a lista dos principais eventos:

- Olimpíadas Brasileira de Química (OBQ)

É voltada para alunos do ensino médio. Podem participar estudantes de escolas públicas ou particulares que tenham disputado as olimpíadas estaduais de química.

Como se inscrever: o estudante deve ter participado das etapas estaduais da OBQ para poder disputar a competição nacional. Por isso deve ficar atento ao calendário das competições que são realizadas nos estados. Serão inscritos até 25 alunos por estado pelo coordenador da OBQ em cada unidade da federação.

Período de inscrições: 1 a 15 de agosto de 2013

Informaçõeswww.obquimica.org


- Olimpíadas Brasileira de Química Júnior (OBQJúnior)

É destinada a estudantes do 8º e 9º ano do ensino fundamental. Podem participar alunos de escolas públicas ou privadas.

Como se inscrever: cada escola deverá escolher um representante que será responsável por inscrever os alunos interessados via internet. O representante precisa fazer um cadastro para depois poder inscrever os alunos.

Período de inscrições: 6 de maio a 8 de junho de 2013

Informaçõeswww.obquimica.org


- Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM)

Organizada pela Sociedade Brasileira de Matemática, é aberta a todos os estudantes dos ensinos fundamental (a partir do 6º ano) e médio das escolas públicas e privadas.

Como se inscrever: é a escola quem faz a inscrição dos seus alunos. As regras para a edição de 2013 ainda não foram divulgadas.

Informaçõeswww.obm.org.br ou pelo telefone (21) 2529-5077.


- Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP)

É promovida pelos ministérios da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e Educação (MEC), com realização do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Podem participar alunos dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e do ensino médio, somente de escolas públicas.

Como se inscrever: as escolas deverão fazer a  inscrição dos alunos pela internet, no site da competição . Para a primeira fase não é necessário fazer inscrição nominal dos estudantes, apenas informar o total de alunos interessados em participar da competição.

Inscrições: ainda não foi definido o calendário da OBMEP para 2013.

Informaçõeswww.obmep.org.br, pelo telefone (21) 2529-5084 ou  pelo e-mail contato@obmep.org.br


- Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA)

A OBA é organizada todos os anos pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e a Agência Espacial Brasileira (AEB). Podem participar alunos de todas as séries do ensino fundamental e médio, tanto de escolas públicas como privadas.

Como se inscrever: A inscrição será feita por um professor representante de cada escola. A instituição interessada em participar deverá se cadastrar no site da competição e poderá inscrever quantos alunos quiser.

Período de inscrições: cadastro de novas escolas até 13 de março

Informaçõeswww.oba.org.br


- Olimpíada de Geografia - Viagem do Conhecimento

A competição é uma realização da revista National Geographic. Podem participar alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e do primeiro ano do ensino médio – tanto de escolas públicas quanto particulares.

Período de inscrições: o calendário da edição de 2013 ainda não foi definido.

Como se inscrever: as inscrições do aluno devem ser feitas por um professor, coordenador ou diretor da escola. Cada instituição de ensino deve ter um único cadastro, no qual irá inscrever todos os interessados.



- Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB)

É organizada pela Associação Nacional de Biossegurança (ANBio). A competição é destinada a alunos do ensino médio de escolas públicas e particulares.

Como se inscrever: a inscrição deverá ser feita por um professor que ficará responsável pelas atividades da olimpíada na sua escola. As instituições de ensino podem fazer o cadastro no site da competição.

Período de inscrição: as escolas interessadas em participar devem fazer o cadastro até 9 de abril

Informaçõeswww.anbiojovem.org.br


- Olimpíada da Língua Portuguesa -  Escrevendo o Futuro

A competição é bienal. A última foi realizada em 2012, portanto não haverá uma edição em 2013. É promovida pela Fundação Itaú Social, Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária) e Ministério da Educação (MEC). Podem participar tanto professores como alunos da rede pública.

Como se inscrever: o primeiro passo é a a secretaria de educação do município ou do estado aderir à competição. Só então os professores poderão fazer a inscrição dos seus alunos, via internet.

Período de inscrições: não haverá competição em 2013. O calendário para 2014 ainda não foi divulgado. 



- Olimpíada de Informática

Organizada pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é voltada para alunos dos ensinos fundamental e médio de escolas públicas e particulares. É dividida em dois níveis: iniciação e programação.

Como se inscrever: a inscrição pode ser feita somente por um professor. Ele deve se cadastrar no site e depois encaminhar a inscrição dos alunos da sua escola.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário para a edição de 2013



- Olimpíada Brasileira de Física

É uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Física (SBF) e destinada a estudantes do ensino médio e do 8° e 9º ano do ensino fundamental.

Como se inscrever: a inscrição é de responsabilidade do professor que deverá preencher o cadastro online no site da competição.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013



- Olimpíada Brasileira de Saúde e Meio Ambiente

Organizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), a competição é voltada aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas do Brasil, e visa fortalecer nos jovens estudantes o desejo de aprender, conhecer, pesquisar e investigar temas em educação, da saúde e do meio ambiente.

Como se inscrever: a inscrição é de responsabilidade do professor que deverá preencher o cadastro online no site da competição.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013

Informaçõeswww.olimpiada.fiocruz.br


- Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

A Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas busca a melhoria do ensino e estudo das ciências e oferece aos estudantes uma forma de avaliar sua aptidão e seu interesse pela Ciência, em geral, e pela física em particular. Ela é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) por meio do CNPq, do Ministério da Educação (MEC) e é parte de um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Como se inscrever: a inscrição é de responsabilidade de cada escola, que indicará professores responsáveis. O cadastro pode ser feito no site da olimpíada.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013



- Olimpíada Nacional de Oceanografia

A ONO é um evento realizado pela Associação Brasileira de Oceanografia (AOCEANO), o Fórum de Coordenadores de Cursos de Graduação em Oceanografia do Brasil e a Secretaria da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (SECIRM). Tem como objetivo despertar o interesse dos jovens pela Oceanografia.

Como se inscrever: os estudantes interessados em participar devem solicitar que sua escola realize o cadastro na página oficial do evento. A instituição de ensino também deve possuir um professor que representará a ONO na escola.

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013



- Olimpíada Brasileira de Linguística (OBL)

A Olimpíada de lógica, línguas e linguística é uma competição destinada a estudantes brasileiros do ensino médio, de todos os tipos de escola. Nela, um problema típico é baseado em informações de uma linguagem não familiar e requer que os competidores descubram alguma parte do sistema baseado nos dados.

Como se inscrever: o estudante interessado em participar deve solicitar que a escola se cadastre. Para isso, basta mandar dados básicos (nome e endereço da escola, nome e contato do professor representante) para obl.comissao@gmail.com

Período de inscrições: ainda não foi divulgado o calendário de 2013 da olimpíada.



- IJSO BR

A IJSO BR é uma competição de física, química e biologia que nasceu da nasceu da seletiva para a competição internacional IJSO, e desde 2009 passou a premiar aqueles com as melhores pontuações com medalhas e certificados. Podem participar estudantes que tenham até 15 anos até o dia 31 de dezembro do ano da competição.

Como se inscrever: As inscrições são realizadas no início do ano, no site da competição. Cada inscrição individual custa R$50, e escolas podem se cadastrar por R$350,00, sem limite para a quantidade de alunos inscritos. A rede pública é isenta da taxa de participação.

Período de inscrições: As inscrições estão abertas até o dia 20 de maio