sábado, 16 de fevereiro de 2013

RETORNO ÀS AULAS DEPOIS DO FERIADÃO



A maioria das escolas iniciaram suas atividades, mas, houve uma quebra devido ao feriadão do carnaval. Nem bem as crianças entraram no ritmo dos estudos, o que leva certo tempo, tiveram que parar por alguns dias. A semana foi curta ou emendada por muitos. Como sempre, tudo começa de fato depois do carnaval.
Muitos demonstram entusiasmo com o retorno às aulas. Prometem ser aplicados e responsáveis. No entanto, são engolidos pela carga de atividades que as escolas têm imposto e caem na velha política do deixa para depois. Para alguns, esse entusiasmo nem chega a aparecer. De antemão expressam toda a sua raiva pelas tarefas escolares (a grande vilã, para muitos alunos) e iniciam mais um período com aquele desânimo.
Estudar não é tarefa fácil – o prazer puro e simples precisa ser deixado de lado para que a realidade, com suas obrigações e responsabilidades, ocupe um espaço cada vez maior na vida das pessoas. Mas isso não significa que aprender tenha que ser enfadonho. Pelo contrário, há satisfação na descoberta.  Tanto é assim que muitos dedicam sua vida a conhecer e pesquisar, inclusive como forma de trabalho. Esse prazer parece não ser muito cultivado pelas escolas.
A passagem de um tempo de prazer para o das obrigações, rumo ao amadurecimento, pode trazer problemas em casa. Os pais têm uma expectativa de que os filhos assumirão suas responsabilidades como condição natural. Não é bem assim. Como tudo na vida, assumir e cumprir obrigações também é um aprendizado. E exige certa disciplina.

Porém, todos os anos as questões se repetem: preguiça para levantar, não prestar atenção à aula, fugir da lição de casa, estudar em cima da hora…

Não dá para largar as crianças por conta própria. Muito menos carregá-las nas costas. Elas precisam dos pais para orientá-las e cobrá-las. Combinar previamente algumas regras simples e fáceis de serem seguidas, sem grandes expectativas, pode ser um bom começo.
A hora de acordar pode ser antecipada em 15 minutos. Evita-se o atraso e a afobação, o que ajuda o corpo e a mente a despertarem. A correria matinal contamina todo o dia. Também é útil deixar uniforme e materiais previamente arrumados.
A necessidade de se prestar atenção à aula pode ser sempre sugerida aos pequenos – grande parte da aprendizagem se dá ali. Aquilo que os pais falam tem importância e influencia os filhos. Mostrar interesse pelo conteúdo visto (não o que aprendeu) funciona como um estímulo para que ele próprio o valorize (afinal, é importante). Claro que, numa conversa descontraída. Nada de tomar o ponto do pequeno.
Estabelecer com a criança hora e tempo dedicado à lição de casa o ajuda a se organizar na rotina. Sobrará tempo para as outras coisas que queira fazer. Mas, como cada criança é única, os combinados variam de uma para outra. Enquanto umas chegam e fazem a lição, outras preferem fazê-la à noite. De todo modo, o horário combinado deve ser cumprido e cobrado pelos pais. E jamais a lição deve ser feita por eles. No máximo, tirar uma ou outra dúvida. Mesmo assim, essa função é da escola.
As regras não bastam em si. "Os pais precisam ficar junto dos pequenos, sempre". Elas funcionam apenas como organizadores e serão incorporadas aos poucos. Vale lembrar, porém, que estudar é obrigação, e não opção.


Fonte: /http://g1.globo.com/platb/dicas-para-pais-e-filhos/2013/02/07/na-volta-as-aulas-adaptacao-a-rotina-deve-ter-ajuda-dos-pais

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