sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

PROGRAMA DE ESTÁGIO PARA ARTISTAS BRASILEIROS EM PARIS




A Embaixada da França no Brasil recebe candidaturas para estágios de três meses na
Cidade Internacional das Artes em Paris.

Este programa é destinado aos artistas das áreas de arquitetura, paisagem, urbanismo, intervenção urbana, circo e marionetes, artes plásticas, dança, performance, teatro que desejarem desenvolver um programa de criação e pesquisa.

As candidaturas para o segundo semestre de 2014 estão abertas até o 
dia 9 de março de 2014.

O Govêrno Francês possui na cidade Internacional das Artes de ateliês de 40m2 para os artistas estrangeiros. A embaixada da França e seu Serviço de Cooperação e Acão Cultural se encarregará do envio das candidaturas para Paris.

O Govêrno Francês arca com os custos de aluguel do ateliê residência na Cidade Internacional das Artes, situada no bairro Marais, em Paris. A Embaixada da França oferece a passagem aérea e uma bolsa de 3.000 euros ao candidato escolhido pela comissão de Paris.

Os candidatos devem ter mais de 18 anos, devem estar atuando na vida profissional, devem falar francês ou inglês, devem ser autônomos na gestão da residência e devem estar livres das atividades profissionais durante todo o período de permanência.

As candidaturas devem ser entregues à Embaixada da França no Brasil, através do email scacbrasilia@gmail.com.


CURSO DE PROGRAMAÇÃO ON LINE PARA KIDS & TEENS - Com Aulas Ao Vivo



SUPERGEEKS


Ensina Programação e Robótica e, ao mesmo tempo, treina e desenvolve o Inglês.

Matrículas Abertas



Presencial - Unidade Vila Mariana (São Paulo)

Início das turmas KIDS & TEENS dia 7 de Abril na Rua Cunha, 51 - Vila Mariana - São Paulo, SP. 


Faça já a sua matrícula pois as vagas são limitadas. Matricule agora mesmo seu filho ou sua filha.

(11) 4063-0311 



Clique no botão abaixo para fazer a matrícula.



Curso Online KIDS & TEENS - Aulas Ao Vivo

Curso Online (Via internet) com uma aula Ao Vivo por semana e acesso a diversas videoaulas e ferramentas para o desenvolvimento do curso. Suporte via sistema durante todo o curso. Início do curso em Abril. Faixa etária dos 8 aos 18 anos.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

LIVROS DIGITAIS GRÁTIS DA COLEÇÃO "EDUCADORES DO MEC"



Paulo Freire, Anísio Teixeira, Vygotsky, Jean Piaget e Antônio Gramsci,  dentre outros
fazem parte da 
"Coleção Educadores". 

No portal do Domínio Público do MEC

(Ministério da Educação), estão disponíveis 62 títulos da
"Coleção Educadores".


As obras são dirigidas aos professores da educação básica e às instituições de educação superior que atuam na formação de docentes, mas o acesso é livre no portal.





>> Acesse o site aqui



Integram a coleção 
31 autores brasileiros,
 30 pensadores estrangeiros e
 um livro com os manifestos Pioneiros da Educação Nova,
 escrito em 1932, e dos Educadores, de 1959.


Publicado originalmente no Canal do Ensino


quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

CARACTERÍSTICAS DA CRIANÇA SUPERDOTADA CRIATIVO-PRODUTIVA



A superdotação criativo-produtiva 
implica o desenvolvimento de materiais
 e produtos originais; 
aqui, a ênfase é colocada no uso e aplicação da informação – conteúdo – e processos de pensamento de forma integrada, indutiva, e orientada para os problemas reais.


O aluno, nesta abordagem, é visto como um “aprendiz em primeira-mão”, no sentido de que ele trabalha nos problemas que têm relevância para ele e são considerados desafiadores.


As crianças que apresentam a superdotação do tipo criativo-produtiva tendem a apresentar as seguintes características (Renzulli e Reis, 1997a):

- Não necessariamente apresenta QI superior 
- Pensa por analogias
- É criativo e original 
- Usa o humor
- Demonstra diversidade de interesses 
- Gosta de fantasiar
- Gosta de brincar com as idéias
- Não liga para as convenções
- É inventivo, constrói novas estruturas 
- É sensível a detalhes 
- Procura novas formas de fazer as coisas
- É produtor de conhecimento
- Não gosta da rotina 
- Encontra ordem no caos


Renzulli e Reis (1997a) destacam neste grupo as seguintes características afetivas e emocionais:

- Investem uma quantidade significativa de energia emocional naquilo que fazem.
- Apresentam preocupação moral em idades precoces
- Necessitam de professores sensíveis aos seus intensos sentimentos de frustração, paixão, entusiasmo, raiva e desespero. 
- Precisam do apoio dos adultos para persistirem suas tarefas ou para canalizar suas energias de forma mais eficiente.
- Frequentemente questionam regras/autoridade
- Demonstram sensibilidade / empatia
- Demonstram autoconsciência 
- Demonstram perceptividade (insight)
- Demonstram capacidade de reflexão
- Apresentam senso agudo de justiça
- Apresentam imaginação vívida.


Fonte: Renzulli & Reis, 1997a

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

DICA DE 166 FILMES PARA EXPANDIR A NOSSA CONSCIÊNCIA


Aqui está uma lista de mais de 100 filmes e documentários que você pode assistir
 online e grátis.

São sobre Ciência, Consciência, Espiritualidade, Conspirações e claro, ETs…


É uma miscelânea de assuntos fascinantes para nossa evolução.

Basta selecionar o filme da lista abaixo 
e depois de instalado, baixar a legenda, devido serem todos em inglês.


Aproveitem e Divirtem-se!


5. Earthlings (2005)
56. 9/11: In Plane Site (2004)

57. 9/11: Press For Truth (2006)

58. The Revelation of the Pyramids (2010)

59. Ancient Knowledge (2012)

60. The Union: The Business Behind Getting High (2007)

61. Money As Debt (2006)

62. Money As Debt II (2009)

63. The Age of Stupid (2009)

64. Outfoxed: Rupert Murdoch’s War on Journalism (2004)

65. Crossroads: Labor Pains of a New Worldview (2013)

66. Human Resources: Social Engineering in the 20th Century (2010)

67. Renaissance 2.0 (2010)

68. Consuming Kids: The Commercialization of Childhood (2008)

69. The War on Kids (2009)

70. Palestine Is Still the Issue (2002)

71. Peace, Propaganda, and the Promised Land (2004)

72. Occupation 101: Voices of the Silenced Majority (2006)

73. Walmart: The High Cost of Low Prices (2005)

74. Big Sugar (2005)

75. The Fluoride Deception (2011)

76. Fluoridegate: An American Tragedy (2013)

77. An Inconvenient Tooth (2012)

78. The Great Culling: Our Water (2013)

79. Shots in the Dark: Silence on Vaccines (2009)

80. I Am Fishead: Are Corporate Leaders Psychopaths? (2011)

81. Capitalism Is the Crisis (2011)

82. Slavery By Consent (2012)

83. The Crisis of Civilization (2011)

84. No Logo: Brands, Globalization, and Resistance (2003)

85. 97% Owned (2012)

86. Culture in Decline – Episode 1: What Democracy? (2012)

87. Culture in Decline – Episode 2: Economics 101 (2012)

88. Culture in Decline – Episode 3: C.V.D. (2012)

89. Culture in Decline – Episode 4: War on Nature (2013)

90. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 1: Akasha (2012)

91. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 2: The Spiral (2012)

92. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 3: The Serpent and the Lotus (2012)

93. Inner Worlds, Outer Worlds – Part 4: Beyond Thinking (2012)

94. Ethos: A Time for Change (2010)

95. Rich Media, Poor Democracy (2003)

96. Weapons of Mass Deception (2004)

97. Entheogen: Awakening the Divine Within (2007)

98. American Blackout (2006)

99. Uncounted: The New Math of American Elections (2008)

100. Blue Gold: World Water Wars (2008)

101. Big Bucks, Big Pharma: Marketing Disease and Pushing Drugs (2006)

102. The End of Suburbia (2004)

103. Rethink Afghanistan (2009)

104. There’s No Tomorrow (2012)

105. Iraq for Sale: The War Profiteers (2006)

106. Priceless (2012)

107. What the Bleep Do We Know? (2004)

108. Fat, Sick, and Nearly Dead (2010)

109. The 11th Hour (2007)
- Os primeiros 119 são dicas do portal  OpenBoxThinking120. DMT: The Spirit Molecule
122. Samsara
125. The Cove
128. Coca Lives
140. SiCKO
146. Libertopia
147. Zeitgeist
149. Propaganda
152. Food Inc.


Fonte: http://portaldocurta.wordpress.com/2014/01/22/66-filmes-para-expandir-a-sua-consciencia/

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

SUGESTÃO DE "PROJETO DE ARTE" PARA EDUCAÇÃO INFANTIL

"PROJETO RELEITURAS"

 A VISÃO INFANTIL DAS TELAS DE ROMERO BRITTO

Elaborado pela Professora: Daniele Mendonça

"A arte é muito importante para não ser compartilhada"
Romero Britto

O desenvolvimento pleno do ser humano apresenta direta relação entre o conhecimento e a compreensão que este venha a ter do mundo das artes, uma vez que só o ser humano é capaz de produzir cultura, deixar legado histórico e cultural para outras gerações.

Entendemos o quão importante e necessária é a relação do homem com outras culturas uma vez que o conhecimento histórico do mundo das artes revela capacidade inata do ser humano em produzir sua própria história, transmitir aprendizado, costumes e principalmente compartilhar saberes

"De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais para a Educação Básica 1997" 

O ser humano que não conhece arte tem uma experiência de aprendizagem limitada, escapa-lhe a dimensão do sonho, da força comunicativa dos objetos à sua volta, da sonoridade instigante da poesia, das criações musicais, das cores e formas, dos gestos e luzes que buscam o sentido da vida

Evidenciamos ser fundamental ao desenvolvimento infantil o contato com diversas formas de arte e cultura. Segundo Vigotsky (2009) quanto mais veja, ouça e experimente, quanto mais aprenda e assimile, quanto mais elementos reais disponha em sua experiência, quanto mais será considerável e produtiva a imaginação infantil. A conclusão pedagógica segundo o autor é que dessa forma poderemos ampliar as experiências e a capacidade criadora suficientemente sólida das crianças.


Com esse entendimento é que sugerimos o 
"Projeto Releituras"
– a visão infantil das telas de Romero Britto.


Romero Britto, é um artista plástico brasileiro, nascido em Recife em 6 de outubro de 1963. Consagrado no mundo inteiro por seu estilo alegre e colorido. Por apresentar uma arte diferente da clássica e tradicional é considerado um artista pop. Começou a demonstrar já na infância o gosto, talento e interesse pelas artes. Pintava em jornais e papelão sempre usando muitas cores em suas pinturas. De acordo com o jornal The New York Times seu estilo icónico “emana calor, otimismo e amor”.


Objetivo Geral do Projeto:


Despertar nas crianças o gosto pela pintura e pelas artes a partir da releitura das obras do artista plástico Romero Brito.


Objetivos Específicos:

Conhecer a biografia de Romero Britto.
Fazer leitura de imagem.
Desenvolver oralidade, interação e socialização.
Aprofundar conhecimentos sobre cores, linhas e formas.
Identificar cores primárias e secundárias.
Trabalhar coordenação motora fina e ampla.
Perceber traços da natureza em suas obras.
Desenvolver raciocínio lógico matemático por meio de trabalho concreto.
Desenvolver a imaginação, criatividade, atenção, concentração, expressão artística, percepção visual, noção espacial.
Trabalhar conceito de releitura de uma obra artística de acordo com o entendimento infantil a partir de materiais diversos.
Utilizar materiais recicláveis como caixas de papelão, jornal, revistas, para reproduzir trabalhos do autor.


Desenvolvimento: 

Ver cronograma das atividades.

Recursos Materiais: 

TV, DVD
Máquina fotográfica/filmadora
Xerox coloridas de algumas telas do autor Romero Britto: borboleta, peixe, gato, cachorro, flor, bola.
Xerox preta e branca de algumas telas do autor (outras)
Fita gomada
Tinta guache, lápis de cor, giz de cera
Papel 40kg diversas cores
Cartolina colorida
Retalhos de EVA
Revistas para recorte
Cola branca
Pincel de maior espessura
Tesoura
Papel crepom diversas cores
Caixas de papelão médias


Culminância:

Exposição de ArteReleituras da Obra de Romero Britto na "visão das crianças da Educação Infantil"

Apresentação do vídeo mostrando as atividades realizadas pelas crianças durante o projeto.


Avaliação: 

A avaliação do Projeto deverá ser realizada durante todo o processo e transcorrer das atividades e com as construções de cada criança de acordo com suas percepções artísticas e seu desenvolvimento


Referências:
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997.
VIGOTSKY, Lev Semenovich. La imaginación y el arte en la infância. Madrid: Akal, 2009.



A seguir, algumas telas do autor em 
preto e branco para as crianças trabalharem, 
é só imprimir:























CRONOGRAMA DAS ATIVIDADES 


Projeto Releituras - A visão infantil da obra do autor Romero Britto. 


Sugestões das Etapas do Projeto 


- Roda de Conversa (todos juntos no grupo).

Quem é Romero Britto? Apresentar às crianças, imagens (telas) e vídeo no Data Show sobre a vida e algumas telas do autor.
Exemplos: “borboleta”, “peixe”, “cachorro”, “flor”, “bola”, outras.
Prática: Desenho livre; criar um desenho a partir da obra de Romero Britto.


- Roda de Conversa (em sala de aula). Exposição de telas do autor.

Fazer leitura de imagem de algumas telas do autor. Observar, trabalhar conceitos de formas e cores e o desenvolvimento da oralidade (na sala de aula). Prática: Pintar com lápis de cor as telas em preto e branco do autor em folha de papel A4.

Técnica: Mosaico.

Fazer releitura da obra “Peixe” (ou outra a escolha do professor).
Prática: usando a técnica Mosaico. Usar pedacinhos de EVA coloridos.



Estudo das cores primárias e secundárias.


Assistir ao vídeo: Doki Descobre as Cores (Discovery Kids). 
Formar outras cores usando tinta guache.
Prática: Pintar telas em preto e branco (xerox papel A4) do autor Romero Britto tendo as telas coloridas como referência.


Roda de Conversa: 

Memória da aula anterior.
Relembrando autor e Projeto
Colorir com giz de cera, uma tela em preto e branco do autor em Papel A4, colar no papelão e construir um quebra-cabeça.



Releitura da Obra do autor Romero Britto.

Realizar com as crianças trabalho de releitura de uma obra do autor. Sugestão: “Flor”. 
Professor: selecionar materiais com antecedência. 
Materiais: telas, pincel (individual) e tinta guache várias cores.



Organização e seleção de Materiais para a Exposição.

Junto com as crianças, selecionar e organizar os desenhos que serão apresentados no dia da Exposição de Arte na escola.
Também expor material nas salas para visitação de outros colegas.


Visitação às salas de aula

Mini exposição

Momento de visitação dos colegas de outras turminhas.
Cada sala visita a sala dos outros colegas. 
Apreciação e registro. (foto, filmagem)



Exposição de Arte: 

Finalizar Projeto com uma linda 
"Exposição de Arte" 
para toda a escola e pais dos alunos, e vídeo com fotos. 



Para mais informações sobre a vida e obra do autor Romero Britto veja o site: www.britto.com 

Fonte: http://danipsicopedagogia.blogspot.com.br/2013/02/projeto-de-artes-para-educacao-infantil.html?spref=fb

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...